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Avaliação Mercedes-Benz C 180 2015 na versão Avantgarde pelas ruas de Campo Grande

06/09/2015 - 10:12 - Mário Salgado - Fotos: Mário Salgado e Mercedes-Benz
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Frequentemente, as montadoras nos enviam veículos para avaliação de imprensa. Infelizmente, as marcas premium, como Mercedes-Benz, BMW e Audi, não possuem uma grande frota de imprensa e os carros ficam mais no eixo Rio-SP. Mas a concessionária A.R Motors, de Campo Grande-MS, está fazendo um trabalho com os jornalistas especializados da região e oferece exemplares de seus modelos de test drive para que possamos avalia-los por um final de semana. O que é muito mais do que o teste que fazemos em muitos lançamentos de alguns carros, onde às vezes nem andamos neles. No final do texto, é possível conferir nossa opinião sobre o Mercedes-Benz C 180 2015, na versão Avantgarde, em um vídeo exclusivo.

Clique aqui e confira a ficha técnica do carro.

No final de 2014, a Mercedes-Benz apresentou oficialmente no Brasil a quinta geração do sedã C 180, o carro mais vendido da marca em todos os tempos. O novo Classe C vem em quatro versões: C 180 Avantgarde, C 180  Exclusive, C 200 Avantgarde e C 250 Sport. Mas neste mês de setembro de 2015, chega uma versão mais “pelada” do carro, o C 180 (sem nenhuma nomenclatura). Ele vem com menos equipamentos e chega com um preço muito competitivo, na casa dos R$ 129 mil. A versão testada por nós, Avantgarde, custa R$ 142.900 aqui em Mato Grosso do Sul.

Detalhes do carro

A nova geração do C 180 teve uma redução total de até 60 quilos. Com isso, a relação peso-potência foi melhorada. O sedã ganhou dimensões maiores, com um aumento de 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm) em relação ao modelo anterior, 95 milímetros mais longo (4.686 mm) e 40 milímetros mais largo (1.810 mm). A consequência é um interior ainda mais espaçoso, principalmente para os passageiros da parte de trás do veículo, e um porta-malas com 480 litros de capacidade. 

Visual mais jovem

A Mercedes-Benz sempre teve um ar mais aristocrata, muito formal. Mas, com a evolução de novos mercados consumidores, a marca rejuvenesceu o design de seus modelos. No C 180 é evidente isso, com uma pegada mais coupê ao sedã.  Seu design, com elementos que remetem à Classe S da Mercedes-Benz, buscam agradar os consumidores mais jovens. 

A vista lateral, com o longo capô, revela as clássicas e equilibradas proporções dos sedãs da Mercedes-Benz. As versões definidas para o Brasil trazem a dianteira mais esportiva, com a estrela no centro da grade, e a inovação dos faróis totalmente em LED. Na C 250 Sport, ainda mais completa, também está disponível o Intelligent Light System. O design noturno característico dá ao novo Classe C um visual muito próprio e exclusivo quando escurece. Na traseira, as lanternas e luzes de freios utilizam tecnologia LED em todas as versões.

Interior de alta classe 

Os designers da Mercedes-Benz criaram para o novo Classe C um interior com cuidadosa seleção de materiais de alta classe e toque agradável, assim como a precisão dos detalhes finamente manufaturados. O interior se integra à nova linguagem de design, que combina com perfeição sensualidade e esportividade, contribuindo para a excepcional sensação de qualidade do habitáculo. 

O motorista e o passageiro da frente desfrutam de um ambiente com amplo espaço e alto luxo, com estilo moderno. Acomodar-se no assento do novo Classe C provoca um sentimento de elevação semelhante a um upgrade da classe econômica para a executiva em um avião.  

O design interior demonstra uma nova e audaciosa atitude por parte da Mercedes-Benz. Os designers combinaram a arquitetura dos modelos esportivos da marca com um console central totalmente novo, apresentando linhas fluídas e esportivas. Um grande painel em uma única peça do console central se estende elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços, criando uma maior sensação de espaço.  

Um display central destacado é o principal item que chama atenção no console, com uma tela de 7 polegadas ou 8,4 polegadas, quando combinado ao COMAND Online (no C 250 Sport). 

Cinco aberturas de ar redondas dão um toque esportivo ao painel.  Com acabamento metálico frio ao toque, elas criam um contraste fascinante e tangível com o visual mais quente dos outros materiais, como a madeira presente no console central ou o couro sintético ARTICO no painel de instrumentos. A sensação de "upgrade" continua nos controles. Todas as teclas têm design tridimensional de alta qualidade e são dispostas de maneira clara.  

O inovador touchpad no descanso para a mão no túnel central é mais um passo evolucionário desenvolvido pela Mercedes-Benz.  Como em um smartphone, ele permite a operação simples e intuitiva de todas as funções da unidade central pelo movimento dos dedos. O touchpad também permite a entrada de letras, números e outros caracteres manuscritos, que torna a operação verdadeiramente intuitiva. 

Carroceria rígida

A estrutura da carroceria do novo Classe C foi fundamental para reunir a redução de peso a uma notável rigidez, proporcionando excelente dirigibilidade e ótimas características de ruído e vibração, além de um alto nível de segurança em colisões. 

Graças à inovadora e inteligente construção com peso reduzido, com a nova carroceria híbrida de alumínio, dependendo da versão, o peso total do veículo chegou a ser reduzido em até 60 quilos. Desta forma, o novo Classe C lidera o ranking dos "pesos leves" em seu segmento. Isto resulta em muitos dividendos: a diminuição do consumo de combustível em até 20% sem nenhuma perda de desempenho e, ao mesmo tempo, isso permitiu rebaixar o centro de gravidade, o que aumenta sua agilidade e esportividade.  

A Mercedes-Benz conseguiu dar este salto tecnológico na redução do peso por meio de várias medidas, entre elas um design estrutural completamente novo e o uso de uma proporção de alumínio alta para um veículo produzido em larga escala. Comparado com o modelo antecessor, o conteúdo de alumínio aumentou de menos de 10 para quase 50%.  

Aerodinâmica

Um baixo arrasto aerodinâmico é crucial para chegar a uma eficiência acima dos padrões normais.  O arrasto é um parâmetro extremamente importante no esforço para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. O ruído causado pelo vento, que já era muito baixo na geração anterior do Classe C, foi reduzido ainda mais. 

Motores a gasolina BlueDIRECT com injeção direta de terceira geração

O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão, que foi introduzido em motores produzidos em série pela Mercedes-Benz, utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade. 

A terceira geração da tecnologia de injeção direta é complementada pela "ignição múltipla rápida". Após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional. O resultado é maior desempenho com menor consumo e menos emissões.

Função ECO start/stop de série

A função ECO start/stop, de série em todas as versões do Classe C, desliga o motor quando o veículo é imobilizado, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente. Ela conta com um recurso especial que agiliza a partida: quando o motor é desligado, um sensor registra a posição do virabrequim e seleciona o pistão melhor posicionado para receber a primeira ignição.  O uso desse sistema otimiza ainda mais o consumo de combustível do veículo.

Transmissão otimizada

Trocas de marchas com suavidade são garantidas pela transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, que foi aprimorada ainda mais pela Mercedes-Benz, visando maior compatibilidade ambiental e o prazer ao conduzir. 

Entre os recursos introduzidos no desenvolvimento do câmbio estão um novo conversor de torque com menor deslizamento, o modo ECO com melhor distribuição das marchas e uma bomba de óleo auxiliar que mantém a pressão operacional quando o motor é desligado automaticamente pelo sistema start/stop. 

Outro item é o modo M (manual) temporário: caso o condutor faça uma troca de marchas manual, a transmissão retorna sozinha ao modo automático após um tempo determinado, que pode variar de acordo com algumas condições (não utilização do pedal do acelerador, descidas, alta aceleração lateral - curvas fechadas – ou se a velocidade cair abaixo de um mínimo, indicando parada do automóvel).

No modo M, seja automático ou fixo, o motorista recebe sugestões de mudanças de marchas no display funcional do painel de instrumentos, para maior eficiência na condução.

Suspensão

A suspensão do novo Classe C é resultado de um desenvolvimento totalmente novo. Ela oferece reações ágeis e diretas, que tornam a condução em estradas sinuosas um grande prazer, oferecendo ao mesmo tempo o mais alto padrão de conforto de rodagem do segmento. 

O novo eixo dianteiro com quatro braços desempenha papel importante nas ágeis características de dirigibilidade. Graças ao princípio da suspensão com quatro braços, a suspensão da roda é totalmente desvinculada da torre da suspensão. A cinemática resultante oferece maior aderência e permite lidar com forças maiores nas curvas. Consequentemente, a suspensão reage de forma mais sensível ao comando do volante e permite uma condução mais ágil e esportiva. A suspensão independente traseira com cinco braços garante qualidades de controle insuperáveis e suprema estabilidade em linha reta.
  
Menores distâncias de frenagem

Os freios do novo Classe C têm alto desempenho relativamente à distância de imobilização, rapidez de respostas, resistência à fadiga, estabilidade direcional e durabilidade das pastilhas. As versões C 180 e C 200 contam com pinças flutuantes com pistão único, enquanto a C 250 utiliza pinças com quatro pistões. 

O Classe C possui o sistema ADAPTATIVE BRAKE (freios adaptativos) que, entre outros recursos, oferece:

•    Hill-Start Assist (assistência de partida em subidas), que evita que o veículo recue ao arrancar em aclives;
•    função HOLD, que mantém o veículo parado sem necessidade de manter o pedal do freio pressionado;
•    função de secagem dos discos, que em caso de chuva remove a umidade para agilizar a frenagem quando necessário;
•    função de pré-carga, que coloca as pastilhas em contato com o disco automaticamente sempre que o  condutor tira rapidamente o pé do acelerador, reduzindo a distância necessária para parar o automóvel em emergências.

O novo Classe C também conta com freio de estacionamento elétrico de série. O freio é liberado automaticamente quando o motorista sai do modo parking para colocar o veículo em movimento e pode ser usado, também, para frenagens de emergência.

Direção com personalidade esportiva 

Todos os modelos da família Classe C passam a contar com a direção eletromecânica Direct Steer de série. Ela combina a assistência variável de acordo com a velocidade com desmultiplicação também variável, de acordo com o ângulo de esterçamento. A assistência dada pelo conjunto pinhão e cremalheira é dosada de acordo com a necessidade, contribuindo assim para a eficiência geral do veículo.  

Sete airbags para segurança

Além dos cintos de segurança de três pontos com tensionador pirotécnico e limitador de força para o condutor, passageiro da frente e das laterais na traseira, vários outros airbags protegem os ocupantes do veículo em caso de acidente. Eles incluem: 
•    airbags laterais para proteção pélvica e do tórax do motorista e do passageiro da frente;
•    airbags de janelas em nova versão;  
•    airbag de joelho para o condutor.

Versões e equipamentos

C 180 Avantgarde 
Couro sintético ÁRTICO 
Tela de sete polegadas
Rodas de liga leve R17"
Pneus runflat
Acabamento do teto cinza
Sensor de chuva
Audio 20 + GPS 
Motor 1,6 litro 156 cv
Câmbio automático 7 Marchas
Aviso de perda de pressão dos pneus
Proteção do cárter
Suspensão Comfort
Touchpad
Alarme
Ar condicionado
Faróis full LED
Moldura do painel em alumínio
Interior Avantgarde
Leitor de CD
Eco Start Stop
Agility Select

C 180 Exclusive
Couro sintético ÁRTICO 
Tela de sete polegadas
Rodas de liga leve R17"
Pneus runflat
Acabamento do teto cinza
Sensor de chuva
Audio 20 + GPS
Motor 1,6 litro 156 cv
Câmbio automático 7 Marchas
Aviso de perda de pressão dos pneus
Proteção do cárter
Suspensão Comfort
Touchpad
Alarme
Ar condicionado
Faróis full LED
Moldura do painel em madeira
Relógio analógico
Interior Exclusive
Leitor de CD
Eco Start Stop
Agility Select

C 200 Avantgarde 
Couro sintético ÁRTICO 
Tela de sete polegadas
Adaptive brake lights
Airbag de joelhos
Pneus run flat
Sensor de chuva 
Acabamento do teto cinza
Audio 20 + GPS
Interior Avantgarde
Exterior Avantgarde
Teto solar
Câmbio automático 7 Marchas
Motor 2.0 184 cv
Banco elétrico para o condutor
Ajustes elétricos para lombar
Aviso de perda de pressão dos pneus
Proteção do cárter
Touchpad
Moldura em alumínio
Leitor de CD
Eco Start Stop
Sistema de estacionamento ativo

C 250 Sport
Agility Select
Comand Online com tela de 8,4 polegadas
Adaptive Brake Lights
Sistema de Estacionamento Active Parking Assist
Pneus run flat
Acabamento do teto preto
Bancos dianteiros com ajustes elétricos 
Interior AMG Sport
Exterior AMG Sport 
Airbag de joelhos
Sensor de chuva 
Ajustes elétricos para lombar
Teto solar elétrico 
Tapetes AMG
Câmbio automático 7 Marchas
Aviso de perda de pressão dos pneus
Proteção do cárter
Suspensão Sport
Espelhos com rebatimento elétrico
Eco Start Stop
Sistema de estacionamento ativo

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