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Campeã Mundial de customização, Nurbs tem motor e eletrônica da BMW K 1600

29/01/2015 - 19:44 - Carlos Bazela/ Agência INFOMOTO - FOTOS: Thierry Dricot e AMD Championship / American Motorcycle Dealer
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A palavra Nurb parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica. Mas, na verdade, trata-se de um termo matemático em inglês (Non-Uniform Rational B-Spline) usado por engenheiros, geralmente para se referir às formas de carros e barcos. Esse também foi o nome escolhido pelo belga Freddy Bertrand, que adotou de bom grado o apelido “Freddy Krugger”, para batizar sua criação. Feita com base em uma BMW K 1600, a moto chamou a atenção pelo design futurista e levemente assustador que lhe garantiram o primeiro lugar do AMD Championship of Custom Bike, o campeonato mundial de customização que aconteceu em outubro passado na Alemanha. 

Em uma primeira olhada, a Nurbs causa estranheza. O corpo baixo e alongado feito em aço e alumínio lembra muito os drones em forma de moto que aparecem no filme “Exterminador do Futuro: A Salvação”. Principalmente pelo único farol embutido na carenagem. Fã de Art Déco, Krugger colocou diversas formas ovais no projeto, que lhe garantiram ar moderno, endossado pela pintura cinza e os detalhes metalizados. 

Já o assento e os semiguidões são característicos das café-racers. Entretanto, parecem ter sido colocados ali por último, como se o criador tivesse percebido no último segundo que a moto não ia andar por conta própria. As suspensões também são inovadoras, uma vez que o garfo dianteiro foi substituído por um único ponto de fixação e o monobraço traseiro foi recriado. As rodas de aro 20’’ na traseira e 21’’ na dianteira, portanto, parecem soltas quando a moto é vista do lado direito.

Seis cilindros com ABS

Ao conceber a Nurbs, Freddie “Krugger” manteve boa parte da mecânica original da BMW. Isso significa nenhuma alteração interna no motor de seis cilindros em linha de 1649 cm³. Ele continua capaz de gerar os mesmos 165 cv de potência máxima e também os 17,8 kgf.m de torque originais. A eletrônica, que compreende mapas do propulsor e controle de wheeling também foi mantida, bem como a possibilidade de ajuste da suspensão. 

Segundo o customizador, o sistema de arrefecimento líquido foi movido para as laterais para deixar em evidência os seis canos de escape, que desembocam em uma única saída do lado direito da moto. Esta com uma grande boca oval. O tanque, por sua vez, foi montado abaixo do assento e é alimentado por um bocal escondido abaixo da tampa da rabeta. 

Outro detalhe do projeto – e que valeu pontos no concurso – foi a presença dos freios ABS. O sistema, de série nos modelos BMW, foi mantido na Nurbs. “Construir uma moto é fácil, mas construir uma moto e manter toda a tecnologia da K 1600 é mais difícil”, conta Krugger, que trocou os discos originais por peças da Beringer. Segundo ele, o maior problema foi incluir toda a eletrônica, dos computadores e sensores até o ABS. 

O resultado, todavia, valeu o esforço. Afinal, a categoria Freestyle do concurso não premia apenas o projeto mais ousado, mas também o que foi feito para deixar a moto utilizável. Uma das exigências do concurso é que o modelo ande e seja capaz de fazer curvas. “Avaliamos a criatividade das soluções de engenharia dos customizadores e valorizamos o ineditismo”, conta o inglês Neil Blaber, organizador do AMD Championship of Custom Bike.  

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