• Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Com cara de perua e alma de esportivo, nova Audi RS 4 Avant, e seus 450 cv, chega ao Brasil

08/05/2013 - 14:43 - Redação - Fotos: Divulgação Audi
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Chega neste mês de maio ao mercado brasileiro um dos principais lançamentos da Audi: a nova Audi RS 4 Avant, uma perua superesportiva que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Embaixo do capô, o grande destaque do veículo: o propulsor V8, 4.2 litros, que produz 450 cv de potência (a versão anterior tinha 420 cv) a 8.250 rpm  e ultrapassa  (e muito) a barreira dos 100 cv por litro - no novo motor, a potência específica é de 108,1 cv por litro. A RS 4 Avant vem ainda equipada com câmbio S tronic de 7 velocidades e tração permanente integral quattro. O modelo será oferecido somente na versão Avant e o seu preço é de R$ 438,7 mil.
 
Cheio de estilo, com a cabeça dos cilindros pintada em vermelho, o motor V8 (o mesmo que equipa o RS 5 Coupé) tem torque máximo de 430 Nm, disponível de 4.000 a 6.000 rpm. As respostas são extremamente rápidas: a RS 4 Avant acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos, número ainda menor do que o da versão anterior, que chegava a 100 km/hora em 4,9 segundos com um motor de 420 cv – 30 a menos que a versão atual. A velocidade máxima é limitada de 250 km/hora.
 
Feito artesanalmente na planta da Audi em Gyor, na Hungria, o motor 4.2 FSI integra a força extrema a uma eficiência exemplar, com consumo combinado (cidade/estrada) de 9,3 km/litro.

O carro vem equipado também com o elogiado câmbio S Tronic de 7 velocidades, com dupla embreagem, que equipa o novo modelo e que pode ser automático ou trocado manualmente por meio da alavanca seletora ou dos shift-paddles no volante.
 
Para acelerações mais rápidas, o motorista pode também ativar o Launch Control (controle de largada), sistema que gerencia a melhor tração das rodas na hora da saída controlando a faixa de rotação e o torque do motor.

Detalhes da mecânica

Como todos os modelos RS da marca Audi, a nova Audi RS 4 Avant vem equipada com tração integral permanente quattro. O coração deste sistema é o novo sistema quattro com diferencial central com engrenagem de coroa: este componente, compacto e leve, pode variar a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro suavemente e imediatamente, com até 70 % para a dianteira ou 85 % para a retaguarda. A configuração padrão 40:60, com predominância para traseira, assegura uma direção mais esportiva.

O diferencial central autoblocante com engrenagem de coroa trabalha em conjunto com o sistema de vetorização do torque, que atua nas quatro rodas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.
 
A Audi oferece de série também no Brasil o diferencial esportivo no eixo traseiro, que distribui ativamente o torque entre as rodas traseiras para garantir ainda mais estabilidade e aderência do veículo em situações extremas.
 
Detalhes em alumínio

Com um projeto extremamente complexo, o chassis da Audi RS 4 Avant traz  muitos componentes da suspensão dianteira five-link e da suspensão traseira self-tracking trapezoidal-link feitos em alumínio. A nova direção assistida trabalha com um sistema eletromecânico altamente eficiente, com uma relação precisa de acordo com a velocidade na estrada. Isto ajuda o motorista a fazer pequenas correções de direção quando freia em superfícies com aderências diferentes.
 
A configuração RS é 20 milímetros mais baixa que a Audi A4 Avant e o modelo recebeu, de série, novas rodas em alumínio de 20 polegadas, com pneus 265/30, disponíveis com acabamento em titânio polido e novo desenho.
 
Os freios a discos ventilados são montados atrás das rodas e medem 365 milímetros de diâmetro na dianteira. O sistema possui anéis de fricção com contorno externo ondulado, perfurados e conectados aos freios de alumínio por meio de pinos. O conceito reduz as tensões e rapidamente dissipa o calor, evitando a transmissão de picos de temperatura. As pastilhas são pintadas de preto e na dianteira levam o logo esportivo RS.
 
Além do programa eletrônico de estabilização ESP, que possui o modo Sport e pode ser totalmente desativado, o modelo vem equipado de série com o Audi Drive Select, que oferece ao motorista três modos de condução - Conforto, Automático e Dinâmico – que determinam características de direção, do câmbio de sete velocidades S Tronic e do acelerador. O sistema pode ainda variar o som do escapamento e do sistema de dupla embreagem, quando no modo Dinâmico.
 
Além do diferencial esportivo, outro componente disponível no Audi Drive Select é a direção dinâmica, que varia a relação de direção em até 100%, dependendo da velocidade, o que torna a dirigibilidade mais precisa e estável, principalmente em curvas mais fechadas.
 
Outra tecnologia de amortecimento disponível na nova RS 4 Avant é a suspensão esportiva com DRC ( Dynamic Ride Control). Os amortecedores de um lado do carro são interligados diagonalmente com os do outro lado, por meio de uma válvula central. Assim, numa curva mais rápida, quando a suspensão dianteira do lado de fora da curva é comprimida, um fluxo de óleo é enviado ao amortecedor, por meio da válvula, para praticamente anular a rolagem da carroceria. O resultado é aumentar a estabilização de toda a carroceria, melhorando a estabilidade em curvas e dando respostas mais precisas do volante. As características de amortecimento com este tipo de suspensão é variável, com a possibilidade de escolher três configurações disponíveis por meio do Audi Drive Select.
 
Design
 
O design da nova RS 4 Avant traz o caráter esportivo do modelo, com detalhes como a grade hexagonal na dianteira, com contorno em alumínio fosco e com os recortes da grade (os “favos” de mel) com acabamento em antracite de alto brilho. Os faróis de xenon plus com luzes diurnas em LED, as entradas de ar e o pára-choque encorpado e recortado, como em um carro de corrida, arrematam o visual.
 
Saias laterais, difusor traseiro e grandes saídas de escape ovais completam o estilo agressivo. A traseira com bordas horizontais são uma referência ao modelo pioneiro da tração integral, o Audi quattro, de 1980. Os espelhos retrovisores têm acabameno em alumínio fosco e um discreto spoiler na traseira reforça a esportividade. A Audi oferece ainda um sistema de escape esportivo com maior volume de som e acabamento em preto. Faixas de LED também adornam as lanternas traseiras.
 
A nova RS 4 Avant é 20 milímetros mais longa e 24 milímetros mais larga que a A4 Avant, e também 20 milímetros mais baixa. A marca oferece oito opções de cores: uma sólida, uma metálica, quatro peroladas e duas especialmente pigmentadas com efeito cristal, nas cores Prism Silver e Panther Black.
 
Interior esportivo e elegante
 
Com o interior totalmente revestido em preto, os detalhes cromados ganham destaque no painel de controle. De série, os assentos dianteiros são esportivos da linha S, de couro, com acionamento elétrico. Opcionalmente, a Audi oferece bancos em forma de concha. O volante multifuncional em couro com a base achatada inclui shift-paddles com acabamento em alumínio. O sistema de informação ao motorista com display colorido inclui um menu RS com cronômetro, contador de voltas e termômetro do óleo. O design da alavanca de câmbio é exclusivo para o modelo RS.
 
Pedais, apoio para os pés, aberturas de ar, paddles no volante, teclas e controles do MMI têm revestimento em alumínio. Entre equipamentos de assistência ao condutor e sistemas de comunicação, a nova RS4 Avant traz de série ar condicionado automático, tampa traseira com abertura e fechamento elétrico, teto solar panorama “Open Sky” elétrico, Keyless-go, indicador de pressão dos pneus, sensor de luz e chuva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico, rádio com MMI, Audi Music Interface, Bluetooth, DVD Player, sistema de navegação e o exclusivo som Bang & Olufsen. O compartimento de bagagem, que oferece até 1.430 litros de espaço, incorpora sistema de trilho para fixação de carga.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados