• Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Fiat Punto 2013 fica com cara de Grand Palio e agrada na versão Sporting

06/12/2012 - 11:26 - Texto e fotos Mário Salgado
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

De olho na concorrência acirrada no segmento de hatchs médios, a Fiat alinhou o modelo nacional do Punto com o modelo europeu. Novo design, motores e mimos tecnológicos o deixaram mais atrativo.

Galeria de foto Punto Sporting 2013

Para saber mesmo como ficou um carro, nada melhor do que uma avaliação completa. Isso é possível quando a montadora nos envia carros de sua frota de imprensa. Dessa vez, a Fiat nos enviou um Punto 2013, na versão Sporting. O carro veio completo, só faltando câmbio Dualogic e Teto Solar, de opcionais.

Ficha técnica Punto Sporting 2013

Por fora

O Novo Fiat Punto 2013 ganhou linhas mais esportivas com novos para-choques dianteiros e traseiros com moldura central, novos faróis, lanternas traseiras de LED, sistema de abertura do porta-malas Logo-Push, nova sigla Punto, além de novas rodas.
Na dianteira, o para-choque incorpora as luzes indicadoras de direção, e em sua parte inferior, acomoda os faróis auxiliares de neblina. Acima, também recebe o friso cromado, que ostenta o emblema da marca, caracterizando assim a nova identidade visual da Fiat. A moldura dos para-choques também indicam as versões. No caso da Sporting são na cor Metal Dark (grafite escuro).

Os faróis também são novos, com o farol baixo posicionado nas suas extremidades. Nas versões Attractive e Essence são pintados nas cores Preto Brilhante e Metalizados; na Sporting, que testamos, em preto brilhante e cinza, enquanto na T-Jet o acabamento é em preto fosco e cinza.

Na parte traseira as novidades são as lanternas com as chamadas “guias de luz” compostas por LEDs. De acordo com a Fiat, este sistema conta com “tubos” com pequenas ranhuras óticas na parede interna da guia que recebem a iluminação dos LEDs em suas extremidades. Na tampa do porta-malas o Punto também recebe o novo sistema de abertura no logo, o chamado Logo Push. As rodas da versão Sporting são de 16 polegadas e calçadas em pneus de perfil esportivo.

Por dentro

A Fiat também reformulou o interior do Novo Punto. O modelo 2013 tem painéis com novo desenho e revestimento, texturas, tecidos e cores que caracterizam cada versão. Na versão Sporting o acabamento recebe o nome de Nero Carbon.

O quadro de instrumentos também tem nova grafia que variam de acordo com as versões. Outra novidade é o check de ponteiros dos marcadores (velocidade e conta-giros), que ao dar a ignição, se movimentam em todo o percurso. O Novo Punto também adota a nova iluminação branca no quadro de instrumentos, comandos elétricos de acionamento dos vidros, rádio, etc.

Ainda na parte interna, o Novo Punto estreia uma guia de luz no painel e nas maçanetas das portas com o chamado efeito Night Design (exceto para versão Attractive).

Como opção, a Fiat também oferece o teto solar panorâmico Skydome, que formado por duas lâminas de vidro, ocupa cerca de 70% da área do teto. Infelizmente, o carro avaliado não dispunha desse opcional.

O Novo Punto também recebe o inédito Seletor DNA. De acordo com a Fiat, este seletor permite que o motorista opte por até três diferentes formas de condução do seu carro. A primeira delas é o modo “Dinâmico”, que privilegia o desempenho ao aumentar a abertura da borboleta com um pressão menor do acelerador.

No modo “Normal” ficam mantidas as características usuais de respostas do motor, sem nenhuma alteração no seu mapeamento.

Quando a opção de condução for “Autonomia” aparecem indicações no display do quadro de instrumentos para os momentos exatos de troca de marchas, tanto para subir quanto para reduzir marchas. Essa alternativa também permite a visualização da uma escala progressiva do Econômetro no display, que indica o quanto se está consumindo de combustível naquele exato momento.

O Novo Punto também recebe o ESS (Emergency Stop Signaling), ou sinalização de frenagem de emergência, que aciona de modo intermitente aas luzes indicadoras de direção ao frear o veículo bruscamente.

O sensor de estacionamento oferecido no modelo também evolui e, além de emitir sinais sonoros de alerta com a proximidade do obstáculo, traz um gráfico visual indicativo de distância no quadro de instrumentos. A versão Sporting testada ainda dispunha de sensores de chuva e crepuscular, além de espelho interno eletrocrômico. Tudo isso facilita e muito o dia a dia do motorista.

Segurança

Todas as versões do Novo Punto contam de série com o pacote HSD – High Safety Drive, composto por air bags frontais e freios com ABS e EBD. Na versão Sporting, assim como na T-Jet, pode contar ainda com sidebags e window bags, totalizando assim seis air bags.

Nova mecânica

O Novo Punto oferece quatro opções de motores: o Fire Evo 1.4 Flex, E.torQ 1.6 16V Flex, E.torQ 1.8 16V Flex e 1.4 16V Turbo a gasolina.

A versão Sporting vem equipada com o E.torQ 1.8 16V Flex que desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) também é atingido a 4.500 rpm.

O Novo Punto Sporting 1.8, traz também rádio CD/MP3 com USB, roda de liga 16”, volante em couro com comando de rádio 6 teclas, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira e minissaia lateral, friso lateral na cor do veículo, recobrimento esportivo dos pedais e apóia-pé, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, kit parafuso antifurto e tapete em carpete. Mais câmbio Dualogic e piloto automático para a Sporting Dualogic.

Preços do Novo Fiat Punto 2013

Punto Attractive 1.4 EVO: R$ 38.570
Punto Essence 1.6 16V: R$ 41.750
Punto Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 44.140
Punto Sporting 1.8 16V: R$ 46.400
Punto Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 48.770
Punto T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 55.740

Ao volante

Recentemente andamos na picape Strada Adventure, com cabine estendida. Utilizando o mesmo motor, era esperando as mesmas reações da mecânica no Punto Sporting. Mas esse é um erro comum para quem não conhece os dois carros.

Com um escalonamento diferenciado nas marchas, o Punto Sporting responde muito melhor e mais rapidamente. Com as 3 primeiras marchas muito curtas, ele passa um ar de esportividade, mesmo tendo somente 130 cavalos, já que andamos sempre na gasolina.

Consumo, inclusive, foi algo que nos chamou a atenção. Andando sempre com o ar-condicionado digital ligado, o carro fez uma média de 8,5 km/l, em trecho urbano, sem exigir do motor muita força. Esse é um ótimo número, já que na versão antiga ele não fez mais que 8 km/l, e com ar-condicionado desligado.

A pegada esportiva está presente no carro a todo momento. Graças a um escapamento esportivo, o ronco do carro é grave e invade a cabine. Isso agrada, e muito, o público jovem, mas pode incomodar os mais conservadores. Portanto, o carro tem público certo.

Com a suspensão retrabalhada e os pneus esportivos o carro empolga na hora de fazer curvas e está sempre na “mão”. Uma boa posição do câmbio e engates precisos também ajudam na condução.

O sistema de freios com ABS e EBD são bons e não interferem facilmente. Assim não dão sustos nos mais desavisados e sem costume da reação dessa tecnologia.

Custando menos de R$ 50.000, ajudado pela redução de IPI momentânea, o carro é muito atraente e muda completamente o conceito que se tinha do Punto anterior. Vale a pena conhecer o carro e ver as melhorias.

WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados