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Ford terá sistema que desativa cilindro no motor EcoBoost 1.0

02/12/2016 - 06:57 - Automotive Business - Foto: Divulgação Ford
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A Ford planeja lançar em 2018 um sistema que permite desativar o uso de um dos cilindros do seu motor 1.0 EcoBoost quando a capacidade máxima não é exigida, como em ponto morto ou em velocidade de cruzeiro, o que pode reduzir o consumo de combustível em até 6% e, por consequência, diminuir as emissões. O sistema já é utilizado comumente em motores maiores e, segundo a empresa, sua tecnologia para o EcoBoost contraria a ideia de que um motor com essa configuração seria incapaz de oferecer o refinamento exigido por um veículo de passeio.

A nova tecnologia é capaz de desabilitar ou habilitar um cilindro em 14 milissegundos – 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos. Combinada com soluções avançadas para contrabalançar vibrações, essa desativação é imperceptível para o motorista em termos de desempenho do motor, reduzindo o atrito e a necessidade de bombeamento. Ela está sendo desenvolvida pelas equipes de engenharia da Ford em Aachen e Colônia, na Alemanha, em Dagenham e Dunton, no Reino Unido, e em Dearborn, nos Estados Unidos, em parceria com os engenheiros da Schaeffler.

“A Ford avança nos limites da engenharia mais uma vez para melhorar ainda mais a eficiência do motor EcoBoost 1.0 e provar que ainda há potencial a ser explorado até mesmo nos melhores motores a combustão para entregar mais economia aos consumidores”, diz o vice-presidente de Engenharia de Powertrain da Ford Europa, Bob Fascetti.

Este sistema permite a operação em velocidades de até 4.500 rpm – quando as válvulas se abrem e fecham quase 40 vezes por segundo. Ele usa a pressão de óleo do motor para ativar uma válvula especial e interromper a conexão entre o eixo de comando e as válvulas do cilindro número 1. Um software determina o momento ideal de desativação do cilindro com base na velocidade, posição do acelerador e carga do motor. Por sua vez, um novo módulo de comando do eixo, similar ao lançado no início do ano no novo motor diesel Ford EcoBlue, libera espaço no cabeçote para os novos circuitos de óleo e componentes do interruptor de válvulas. 

“Por ter capacidade variável, o sistema de desativação de cilindro dá ao motorista toda a potência do motor quando ele quer e a economia de um motor menor quando ela não é necessária”, explica o engenheiro de Powertrain da Ford Europa, Dennis Gorman. “Nossa pesquisa mostra que na maioria das situações de rodagem o sistema fica ativo por apenas alguns segundos de cada vez, agindo de forma rápida e imperceptível, e pode melhorar a economia de combustível em até 6%.”

Para a montadora, seu sistema de desativação de um cilindro tem menor complexidade, o que viabiliza a produção em massa. Além disso, a adoção de um novo volante de dupla massa e disco de embreagem com amortecimento de vibrações ajuda a neutralizar as oscilações do motor quando ele opera com dois cilindros, especialmente em rotações mais baixas. As válvulas de admissão e exaustão se fecham quando o sistema está ativo, prendendo os gases para criar um efeito de mola que ajuda a balancear as forças entre os três cilindros, além de conservar a temperatura dentro do cilindro para manter a eficiência da queima quando ele é reativado.

Os novos suportes do motor, eixos de transmissão e buchas de suspensão também contribuem para o refinamento. Há também o reforço de componentes para suportar as variações de carga resultantes da desativação do cilindro, incluindo uma nova corrente do eixo de comando e osciladores de válvula produzidos pelo sistema de metal injetado.

“A desativação de cilindro ajusta a capacidade do motor para melhorar a economia de combustível. E, para trazer o maior benefício aos consumidores, precisa ser ativada nas mais diversas situações de direção”, argumenta o gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada de Powertrain da Ford Europa, Carsten Weber. “Nós estamos testando intensamente o sistema em condições reais usando várias estratégias de desativação para desenvolver um sistema que aumenta a economia de combustível sem comprometer o conforto de dirigir.”

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