• Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Harley-Davidson renova modelos personalizáveis para 2016

03/09/2015 - 15:11 - Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO, de Barcelona (ESP)* - FOTOS: Divulgação / Harley-Davidson
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

A motocicleta vista como uma tela preta, pronta para ser personalizada. Esta é a filosofia da linha Dark Custom que a Harley-Davidson pretende destacar como sua principal novidade no line-up 2016. Com novas suspensões e acabamentos, os modelos Iron 883 e Forty-Eight apostam no design minimalista para atrair o motociclista urbano e jovem que busca se expressar por meio de motos personalizadas. “Queremos destacar a estrutura básica da moto. Parafusos, porcas, borracha e metal, e no coração nosso motor V2. É uma busca por nossas raízes, mas também um convite para o consumidor criar sua própria moto”, explica o diretor de estilo da marca, Brad Richards, durante o lançamento mundial da linha 2016, realizado em Barcelona, na Espanha. 

Outra novidade da fábrica americana para 2016 é a adoção de um motor maior na família Softail, que inclui os modelos Fat Boy, Deluxe, Heritage e Breakout aqui no Brasil. Caracterizados pelo duplo amortecedor traseiro “escondido” sob o motor, as motos Softail agora vão sair de fábrica com o Twin Cam 103 High Output que tem maior capacidade cúbica – 1690 cm³ - que o atual de 96 polegadas – 1585 cm³. Segundo a marca, o propulsor oferece mais potência (não declarada) e mais torque: 14,4 kgf.m contra os 12,1 kgf.m do anterior. 

A boa notícia é que os novos modelos deverão desembarcar em breve no Brasil. “A Iron 883 e a Forty-Eight com novas suspensões e acabamento; além do motor mais potente para as Softails serão nossas atrações no próximo Salão Duas Rodas”, garante Julio Vitti, gerente de produtos da marca para a América Latina. Outros lançamentos, como uma versão “S” da Fat Boy com motor mais apimentado e a relançada grã-turismo Road Glide Ultra não estão nos planos da subsidiária brasileira para o mercado nacional. 

Iron 883 

A mais relevante alteração nas duas motos da linha Dark Custom é o novo conjunto de suspensões e as rodas. O visual também foi repaginado com inspiração nos customizadores de garagem. 

A Iron 883, equipada com o motor Evolution, um V2 de 883 cm³, ficou ainda mais dark. As duas ponteiras de escapamento são agora pintadas na cor preta, assim como a tampa do filtro de ar arredondada no modelo 2016. As rodas de liga-leve têm novo desenho e ficaram mais leves. “Ao todo economizamos 3,7 kg nas duas rodas”, detalha Dais Nagao, designer chefe responsável pela nova Iron. Japonês, Nagao buscou inspiração na cena custom de seu país de origem para dar um visual mais “cru” ao modelo.

O garfo dianteiro mudou internamente e os dois amortecedores traseiros são completamente novos e ajustáveis. “Há uma chave sob o banco que permite ao motociclista ajustar a pré-carga da mola”, ressalta Nagao. O banco foi redesenhado e ganhou uma camada extra de espuma para aumentar o conforto – uma antiga reclamação dos proprietários do modelo. No primeiro contato a melhoria na suspensão e o banco realmente deixaram a pilotagem desta Harley-Davidson de entrada mais confortável. 

A nova Iron 883 estará disponível em três opções de cores: Charcoal Satin, cinza fosco; Black Denim, preto fosco; e Olive Gold, verde oliva metálico. Todos com o logo da águia americana no tanque. Há também a chamativa pintura Hard Candy Custom Gold Flake (um dourado brilhante) com flames em preto. A Harley ainda não confirmou quais cores e por quanto a nova Iron 883 virá ao País. 

Forty-Eight

Já a Forty-Eight traz garfos completamente novos na dianteira: eles têm 49 mm de diâmetro para absorver de forma mais progressiva as imperfeições do solo. Na traseira, o sistema bichoque mais robusto e ajustável também foi adotado. 

No restante, a Forty-Eight ganhou uma atualização no seu já estiloso visual, composto pelos largos pneus (130 mm na dianteira), paralamas cortados e espelhos retrovisores posicionados abaixo do guidão. A pintura do tanque traz linhas horizontais com inspiração nos anos de 1970, que se reproduzem em outros detalhes da moto, como a cobertura cromada das duas ponteiras de escapamento. O banco foi reestilizado, porém mal se nota. 

Em um curto test-ride de 100 km ainda se mostrou pouco adequado para viagens mais longas, assim como o pequeno tanque estilo “peanut” de 7,9 litros, que proporciona pouco mais de 140 km de autonomia. 

A Forty-Eight modelo 2016 estará disponível em quatro cores: Vivid Black, preto; Billet Silver, prata; Velocity Red Sunglo, vinho, e Olive Gold, verde oliva. Há ainda duas opções das “brilhantes” Hard Candy Custom. O modelo 2016 virá ao Brasil, mas também não teve seu preço definido.

Softails com motor de 103 polegadas cúbicas

O renovado motor Twin Cam 103 High Output, utilizado em modelos Touring e mais luxuosos, agora vai equipar também a linha Softail. Ajustado para proporcionar mais potência e torque, o propulsor teve o comando de válvulas redimensionado e a caixa de ar redesenhada para proporcionar uma melhor arrancada, com ainda mais torque em baixos giros. 

Com isso, os modelos 2016 da família Softail à venda no Brasil – Deluxe, Fat Boy, Fat Boy Special, Heritage Classic e Breakout – trarão o novo motor de 103 polegadas cúbicas ou 1690 cm³. Maior e mais moderno que o atual Twim Cam 96, o novo motor tem acelerador eletrônico ride-by-wire e permite a instalação do Cruise Control (piloto automático) nas Softail. Mas o equipamento só virá de série nos modelos Deluxe e Heritage Classic. 

A clássica Heritage, caracterizada pelos pneus faixa branca, para-brisa e malas laterais em couro, foi redesenhada. Ganhou ares ainda mais nostálgicos e novos detalhes. Toda essa linha já está confirmada para o Brasil. 

“Além desse upgrade na motorização das Softail, estudamos a possibilidade de acrescentar um novo modelo: a Slim”, revelou Vitti, gerente de produtos para a América Latina. A Softail Slim, como o nome diz, é minimalista e remete ao visual da Fat Boy, porém com rodas raiadas e banco único.

*O jornalista viajou a convite da Harley-Davidson Motor Company

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados