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Nova Honda Bros 160cc tem o torque que faltava

14/11/2014 - 11:31 - Roberto Brandão Filho / Agência INFOMOTO - Fotos: Divulgação
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A terceira moto mais vendida do mercado brasileiro, a Honda NXR 150 Bros, ganhou uma importante atualização para seu modelo 2015. A versão de 150cc já não está mais sendo produzida e será substituída pela nova NXR 160 Bros. “Baseado em nossa estratégia comercial, lançamos o novo modelo para atingirmos um nível maior de segurança e desempenho, mas sem afetar a economia de combustível e nem as emissões de poluentes. Escolhemos a motorização de 160 cm³ por isso e também para garantir um custo benefício ainda melhor para nosso consumidor”, afirmou Alfredo Guedes Junior, engenheiro da Moto Honda da Amazônia. 

Além de um motor completamente novo e de maior capacidade cúbica – já atualizado conforme o Promot 4 –, a nova NXR 160 Bros também recebeu diversas alterações estéticas que a deixaram mais parecida com sua prima XRE 300. Disponível em duas versões (ESDD, disco dianteiro e traseiro, e ESD, disco somente na frente), nas cores preta, vermelha e branca, a novidade da marca da asa tem preços sugeridos de R$ 9.350 (ESD) e R$ 9.650 (ESDD). A primeira a chegar às concessionárias, em dezembro deste ano, será a versão com freio a disco em ambas as rodas, topo de linha. 

Visual mais robusto

Logo a primeira vista, percebemos diferenças entre o novo modelo de 160cc e o anterior, de 150cc. As disparidades começam pela parte dianteira, cuja carenagem está integrada ao farol, que também recebeu atualizações. O painel de instrumentos, agora totalmente digital, conta com todas as informações necessárias, menos o tacômetro (conta-giros). Ou seja, velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador de combustível, relógio e luzes indicativas do funcionamento do sistema elétrico e mecânico estão mais visíveis e de fácil interpretação. 

O tanque de combustível ganhou um design mais compacto para conseguir incluir a bomba de combustível em sua parte interna, sem perder a capacidade de 12 litros (para etanol, gasolina ou a mistura dos dois). Agora com linhas mais angulares, recebeu, também, um bocal aeronáutico, que facilita o abastecimento. Além disso, adotou carenagens laterais mais encorpadas que dão à Bros um aspecto mais robusto e de maior capacidade no fora de estrada. 

A rabeta foi claramente inspirada na XRE 300 e incorpora uma nova lanterna de lente dupla e efeito 3D. O modelo também recebeu uma alça remodelada, maior e mais resistente. A parte traseira ficou mais atraente por conta do novo escapamento, que foi reposicionado, dando à ponteira um maior ângulo de inclinação para ajudar na distribuição do peso. 

Ciclística melhorada

Para tornar sua motocicleta on/off-road mais vendida do Brasil ainda mais atraente para o consumidor, a Honda fez alterações na ciclística da NXR 160 Bros, que resultaram numa pilotagem mais prazerosa. O modelo teve o quadro redesenhado (semiberço duplo, construído em aço). O ângulo de cáster sofreu alterações e resultou em maior distância entre eixos: 1.356 mm (3 mm a mais). Em comparação ao modelo de 150 cc, o assento ficou mais estreito e avançado no tanque, com altura de 842 mm em relação ao solo. Apesar de mais alto, o banco permite que o piloto encaixe melhor as pernas. Quem tem menor estatura consegue apoiar os pés no chão, controlando melhor a motocicleta em manobras de baixa velocidade. 

Ao sentar sobre a Bros 160, percebemos também que o guidão ganhou novo posicionamento. Agora está mais alto, mais próximo ao piloto e mais largo, facilitando o alcance dos braços aos comandos. Uma posição de pilotagem que deixa os braços mais relaxados e com maior distância em relação à cintura. Por ser mais largo, o guidão melhora a dirigibilidade principalmente em velocidade baixa. As manoplas também foram trocadas e agora oferecem mais conforto e segurança ao piloto. Os comandos de punho ficaram mais modernos e atuais, recebendo novos botões. 

O conjunto de suspensão é o mesmo do modelo de 150cc. Ou seja, garfo telescópico dianteiro com 180 mm de curso e balança monoamortecida com curso de 125 mm, que permite ajustes na pré-carga de mola. A compressão e o retorno da suspensão mostraram-se lentos e progressivos, transmitindo confiança e boa sensibilidade ao piloto, tanto em terrenos acidentados, quanto em estradas e trajetos asfaltados. 

Os pneus utilizados, Pirelli Scorpion MT60, mantiveram as medidas: 90/90 aro 19, na dianteira; e 110/90 aro 17, na traseira; que ajudam a transpor obstáculos. Claro que, em saltos e buracos maiores, a roda dianteira revela certa limitação. Mas, a proposta da Bros não é o off-road “pesado”, mas sim proporcionar versatilidade para quem roda pelas mal cuidadas ruas, estradas e rodovias brasileiras. 

A nova Honda NXR 160 Bros é fabricada em duas versões. A “ESDD” e a “ESD”. Ambas contam com disco dianteiro de 240 mm, mas só a top de linha (“ESDD”) ganhou disco simples de 220 mm também na traseira. Dessa forma, seu poder de frenagem é maior, principalmente na terra. 

Desempenho melhor

Projetado e desenvolvido por uma equipe de engenheiros brasileiros, o propulsor monocilídrico OHC (comando único de válvula) da nova Bros tem 162,7 cm³ de capacidade, é arrefecido a ar e conta com injeção eletrônica PGM-FI. Por conta de seus balancins roletados, o atrito entre as peças e a vibração do motor é menor. Assim como a cilindrada do motor, a potência e torque declarados também subiram. Quando abastecido com etanol, o novo motor da Bros é capaz de produzir 14,7 cavalos de potência as 8.500 rpm e torque de 1,6 kgf.m. Já quando roda com gasolina, o propulsor gera 14,5 cv as 8.500 rpm e torque de 1,46 kgf.m aos 5.500 giros. Para comparação, o modelo de 150cc fazia 14 cv e 1,53 kgf.m com etanol, e 13,8 cv e 1,39 kgf.m com gasolina. 

No papel, pode até parecer que a melhora foi pouca. No entanto, na prática, foi uma evolução considerável, principalmente em baixos e médios regimes. “Ao projetar o novo modelo, pensamos em nosso consumidor, que utiliza a Bros para deslocamentos em estradas e nos centros urbanos. Por isso, a equipamos com um motor que entrega mais torque em rotações mais baixas, e atinge uma potência máxima em rotações mais altas”, disse Alfredo. 

Na prática a NXR 160 Bros ficou mais esperta. A saída é mais rápida que no modelo anterior, assim como a aceleração e a retomada. A diferença foi nítida principalmente em subidas e em ultrapassagens. Onde a antiga versão sofria e pedia constantemente a redução de marcha, a nova versão foi bem, com muito mais fôlego e, consequentemente, segurança. A caixa de câmbio de cinco velocidades tem um bom escalonamente e suaves trocas de marcha. 

Mudanças desejadas

No fim das contas, as alterações feitas na Bros, que a transformaram na nova NXR 160 Bros, fizeram toda a diferença. O modelo está mais esperto, ágil, confortável e seguro. De acordo com a Honda, essas eram as alterações que a maioria dos consumidores entrevistados desejava no novo modelo. Maior velocidade final para os trajetos nas estradas, mas o mesmo consumo de combustível. Mais potência e torque, principalmente em ultrapassagens e subidas. E por último, a atualização do visual. 

Após este primeiro contato com a versão equipada com freios a disco na dianteira e na traseira, podemos afirmar que as mudanças eram realmente necessárias e que a motocicleta evoluiu muito e não apenas em números. Vale ressaltar que a versão de 160cc ESD, com disco só na dianteira, tem o mesmo preço do modelo de 150 cc vendido atualmente.

Ficha técnica  Honda NXR 160 Bros ESDD:

Motor    Monocilíndrico, OHC, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada    162,7 cm³
Potência máxima    14,5 cv a 8.500 rpm (gasolina) ou 14,7 cv a 8.500 rpm (álcool)
Torque máximo 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (gasolina) ou 1,6 kgf.m a 5.500 rpm (álcool)
Alimentação    Injeção Eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection)
Capacidade do tanque    12 litros
Câmbio    Cinco velocidades
Transmissão final    Corrente
Suspensão dianteira    Garfo telescópico com 180 mm de curso
Suspensão traseira    Monochoque com 125 mm de curso
Freio dianteiro    Disco de 240 mm de diâmetro
Freio traseiro    Disco de 220 mm de diâmetro
Chassi    Berço semiduplo
Dimensões (C x L x A) 2.060 X 810 X 1.158 mm
Altura do assento    842 mm
Altura mínima do solo    Não Disponível
Entre-eixos    1.356 mm
Peso seco    121 kg (versão ESDD)
Cores    preto, vermelho e branco
Preço público sugerido    R$ 9.650,00 (ESDD)

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