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Nova linha Honda CB 650 é menos potente e mais barata

16/10/2014 - 15:04 - Arthur Caldeira/ Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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Com projeto mais racional, que traz um motor com menos potência e mais torque, a linha CB 650 desembarca no Brasil como a nova arma da Honda para conquistar os consumidores que procuram uma motocicleta com propulsor de quatro cilindros e média capacidade cúbica. A nova família será produzida em Manaus e estará disponível em duas versões: a naked CB 650F com preço público sugerido a partir de R$ 28.990 (R$ 31.190 com ABS); e a carenada CBR 650F cotada a partir de R$ 30.690 (R$ 32.890 ABS). 

Embora a fabricante insista que a família CB 650 não venha substituir as agora descontinuadas CB 600F Hornet e CBR 600F, a nova linha de 650cc é a única opção no line-up da montadora neste segmento médio de tetracilíndricas. Mas não se trata de uma estratégia da empresa apenas no Brasil. Os dois modelos de 650cc foram apresentados no Salão de Milão 2013 com o mesmo discurso. 

A Honda teve de seguir as tendências do mercado: motos médias mais acessíveis, tanto no preço como na pilotagem. Atitude que a Yamaha já tomou há quatro anos, quando aposentou a FZ6 de 600cc e “dividiu” o segmento entre a espartana XJ6, sucesso de vendas no Brasil, e a mais esportiva FZ8 de 800cc, que não veio ao nosso mercado. A naked CB 650F chega como novidade custando cerca de R$ 3.000 a menos do que a Hornet, pelo menos na tabela. E aposta em um motor capaz de gerar 87 cv de potência máxima a 11.000 rpm com torque máximo de 6,4 kgf. já a 8.000 rpm. Comparada à Hornet (de 102 cv), a nova moto têm menos potência, mas o torque é atingido mais cedo, o que comprova a proposta de criar um modelo mais amigável ao iniciante e mais econômica no dia-a-dia, já que oferece mais força em giros mais baixos.

Deixando as comparações de lado, a linha CB 650 é completamente nova. “Não partilha sequer um parafuso com a Hornet”, declara Alfredo Guedes, engenheiro da fábrica japonesa. Trata-se de duas motocicletas focadas em outro perfil de motociclista, mas que não esconde sua origem na linha CB. 

Visual renovado

Criada por um grupo de jovens designers da Honda, a CB 650F assume uma identidade visual mais moderna. O farol alongado e o tanque (de 17,3 litros) ladeado por duas grandes aletas dão um porte robusto ao modelo naked. A CBR 650F traz o mesmo conjunto óptico, mas com uma carenagem integral. Na parte traseira, ambas têm uma rabeta com linhas minimalistas e lanterna com LEDs. 

Aliás, as duas versões têm poucas diferenças. A CBR 650F se difere da naked basicamente pela carenagem e pela adoção de uma nova mesa de direção onde estão fixados os semiguidões, que garantem uma posição de pilotagem mais esportiva ao modelo. As pedaleiras, entretanto, estão posicionadas no mesmo lugar e até as dimensões são quase as mesmas: 2.110 mm de comprimento X 755 mm de largura X 1.120 mm de altura para a CB 650F, com a adição de apenas de 25 mm na altura para a versão carenada. Os dois modelos têm também a mesma distância entre-eixos (1.450 mm) e altura do assento (810 mm). 

Motor e ciclística

Tanto a CB 650F quanto a CBR 650F estão equipadas com um novo motor de quatro cilindros em linha de 649 cm³ refrigerado a líquido e com comando duplo no cabeçote (DOHC). Nas duas versões, o propulsor é capaz de gerar 87 cv de potência máxima a 11.000 rpm com torque máximo de 6,4 kgf.m disponíveis nas 8.000 rpm. 

No quesito suspensão, também se pode notar a mudança de público alvo da marca japonesa. Enquanto a Hornet e a CBR 600F tinham garfos invertidos (upside-down), as novas peso-médio da Honda apostam nos conjuntos convencionais na dianteira, com curso de 120 mm e sem ajustes. Na traseira, o monoamortecedor é fixado direto à balança, feita em alumínio. Já o quadro de dupla trave tipo Diamond é feito em aço, material menos nobre e mais pesado do que o alumínio – a CB 650F standard pesa 192 kg, 4 kg a mais que a aposentada Hornet . 

As soluções são uma forma de cortar custos, uma vez que um dos pontos que a fabricante deixou claro ao apresentar as novas motos é que elas deveriam custar menos do que a Hornet. 
Nos freios, uma receita já conhecida da Honda: dois discos de 320 mm de diâmetro com pistão duplo na roda dianteira e disco único com 240 mm de diâmetro e pinça de pistão simples na traseira. O ABS de dois canais é oferecido como opcional nas duas versões: na naked CB 650F aumenta seu peso (a seco) para 194 kg, enquanto na esportiva CBR 650F o sistema confere à moto um peso de 197 kg (a versão standad pesa 195 kg).

Mas não confunda essas especificações mais convencionais com uma moto simples no acabamento. A Honda caprichou na saída de escape 4 em 1 com uma bela ponteira curta no centro da moto, o que ajuda a reduzir o centro de gravidade e centralizar a massa. O painel de ambas as motos também é completamente digital, de fácil visualização e com todas as informações úteis ao motociclista.

Impressões de pilotagem na pista

Tivemos a oportunidade de experimentar as duas novas motos no autódromo Vello Cittá, em Mogi Guaçu (SP). Ao montar na naked CB 650F o banco largo e a boa posição de pilotagem, ereta, mostra ser confortável. AO ligar o motor, um ronco mais contido do que na Hornet. Ao sair, logo se percebe que a CB 650F, embora pese mais que a Hornet, transmite a sensação de ser mais ágil e leve. Fruto do novo quadro e da centralização de massas, um dos objetivos da Honda com o novo projeto. 

Logo nas primeiras marchas, sente-se que o motor demonstra ter mais vigor mesmo em baixos e médios regimes – segundo a Honda, cerca de 80% do torque máximo já está disponível a 4.000 rpm. Portanto de largada, até parece que a CB 650F é mais forte que a Hornet. Entretanto, em altos giros, quando se esticava o motor na subida da pista, sente-se que falta fôlego acima dos 8.000 giros. Na reta de largada, o velocímetro não ultrapassou mais de 186 km/h.

Se comparada à Hornet, a CB 650F pode até parecer “fraca’, mas sua proposta é outra. Oferece mais torque e potência em uma faixa mais utilizável, afinal a maioria dos motociclistas não pilota na rua com o motor girando a 12.000 rpm, onde estava a potência máxima da Hornet. Na prática, a faixa útil do novo motor (entre o pico de torque e potência) é maior: entre 8.000 e 11.000 giros. Na verdade, o dobro, pois a Hornet tinha uma faixa útil bem estreita entre os 10.500 e 12.000 rpm.

O conjunto ciclístico, mesmo mais “espartano”, mostrou-se bem equilibrado e maneável. Ágil nas entradas e firme nas saídas de curvas. E no modelo carenado, a CBR 650F, a posição é mais adequada para uma pilotagem mais esportiva, já que o piloto coloca o peso sobre o trem dianteiro e tem mais confiança nas curvas. 

Após muitas voltas na pista, a conclusão parece meio óbvia. As novas CB 650F e CBR 650F são menos esportivas que a CB 600F Hornet e CBR 660F, respectivamente. O novo motor enche mais em baixos e médios regimes, mas a potência acaba antes. O local talvez não seja o ideal para testar uma moto com essa proposta mais racional e amigável. Em ruas e estradas, as novas Honda devem ficar mais à vontade para mostrar a que vieram: brigar com modelos mais amigáveis como a linha XJ6 da Yamaha e a linha ER-6 da Kawasaki.

Mas e os fãs da esportividade da Hornet ficarão órfãos? Para eles a Honda prepara novidades no posicionamento da CB 1000R, que hoje custa a partir de R$ 39.900 e tem motor de 125 cv. “Acreditamos que o antigo fã da Hornet, que gosta de esportividade, migre para a CB 1000R. Para isso vamos trabalhar para reposicionar o modelo no mercado”, declarou Marcos Paulo Monteiro, gerente de planejamento comercial da Honda.

FICHA TÉCNICA Honda CB 650F/CBR 650F 

Motor Quatro cilindros em linha, 649 cm³, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento líquido
Potência máxima 87 cv a 11.000 rpm
Torque máximo 6,4 kgf.m a 8.000 rpm
Diâmetro x curso 67,0 x 46,0 mm
Alimentação Injeção Eletrônica de combustível – PGM – FI
Taxa de compressão 11,4 : 1
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 17,3 litros 
Câmbio 6 velocidades
Transmissão final Corrente com anéis de vedação
Suspensão dianteira Garfo telescópico convencional com 41 mm de diâmetro, 120 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecida, 128 mm de curso 
Freio dianteiro Discos duplos flutuantes de 320 mm e pinça de dois pistões
Freio traseiro Disco simples de 240 mm com pinça de pistão simples
Pneu dianteiro 120/70 – ZR17 M/C 
Pneu traseiro 180/55 – ZR17 M/C 
Altura do assento 810 mm
Altura mínima do solo 150 mm
Quadro Dupla trave superior em aço
Dimensões (c x l x a) 2.110 x 775 x 1.120 mm (1.145 mm na CBR)
Entre-eixos 1.450 mm
Peso seco CB 650F - 192 kg (194 kg c/ABS) CBR 650F - 195 kg (197 kg c/ ABS)
Cores CB 650F: preta e tricolor – branca, azul e vermelha/ CBR 650F: vermelha e branca
Preço sugerido CB 650F: R$ 28.990 (std.) e R$ 31.190 (ABS) / CBR 650F: R$ 30.690/R$ 32.890 

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