• Domingo, 25 de Junho de 2017

Novo Toyota RAV4 chega à concessionária de Campo Grande

15/05/2013 - 16:36 - Texto e fotos: Mário Salgado
Tamanho da fonte:   - +
A frente do novo RAV4 entrega como ficará o Corolla muito em breve

O mercado de utilitários esportivos cresce cada vez mais no Brasil. Exemplo disso é o crescente número de novidades nesse segmento. Cada vez mais luxuosos, os carros se modernizam e entregam cada vez mais conforto para os ocupantes. Neste mês de maio foi a vez da Toyota anunciar as mudanças no RAV4. Hoje, 16, a concessionária Kampai, em Campo Grande, apresentou oficialmente o carro aos clientes e imprensa regional.

Pela primeira vez o carro está disponível em três versões: com tração dianteira e motor de 2,0 litros, ao preço sugerido de R$ 96.900 (os valores apresentados nesta reportagem são de tabela e não incluem frete e impostos do Estado); com tração integral (4WD) e o mesmo motor, por R$ 109.900; e com tração integral e motor de 2,5 litros, por R$ 119.900. A reformulação visual deixou o SUV mais atual e urbano, já que a tampa traseira passa a ser aberta para cima e o estepe tem colocação interna, em vez da montagem junto à tampa do modelo anterior. No interior, porém, o desenho é conservador. A Toyota anuncia bancos maiores e aumento de espaço para as pernas no banco traseiro, embora com o mesmo entre-eixos.

O conteúdo de série da versão 4×2 passa por bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS), fixações Isofix para cadeiras infantis, faróis de neblina, ar-condicionado manual, sistema de áudio com CD/MP3 e entradas USB e auxiliar, interface Bluetooth, banco traseiro reclinável, sensores de estacionamento na traseira, rodas de 17 pol em alumínio e volante com comandos de sistema de áudio, Bluetooth e computador de bordo e regulagens de altura e distância.
 
As versões 4×4 acrescentam bolsas infláveis laterais e de cortinas, bancos revestidos em couro, tela multifunção sensível ao toque de 6,1 pol com visualização da câmera de ré, acesso ao interior e partida do motor sem usar chave, aquecimento dos bancos dianteiros, regulagem elétrica para o banco do motorista com ajuste lombar, controlador de velocidade, retrovisor interno fotocrômico e ar-condicionado automático de duas zonas de ajuste. O teto solar vem apenas no 4×4 de 2,5 litros. Não consta controle eletrônico de estabilidade para nenhuma versão no material do fabricante.

O motor de 2,0 litros e 16 válvulas, com variação de tempo de válvulas de admissão e escapamento (Dual VVT-i), desenvolve potência de 145 cv e torque de 19,1 m.kgf. É usada uma caixa automática de variação contínua (CVT), que simula sete marchas no modo manual sequencial. A versão de 2,5 litros, também com o Dual VVT-i, fornece 179 cv e 23,8 m.kgf e vem com caixa automática de seis marchas. A mecânica inclui suspensão traseira independente por braços sobrepostos e direção com assistência elétrica. A tração 4×4 distribui o torque entre os eixos dianteiro e traseiro sob demanda, com controle eletrônico, e possui bloqueio de diferencial, acionado por um botão, que divide a força da tração em 50% entre os eixos.

O entreeixos é de 2,66 metros e acomoda muito bem os ocupantes do banco de trás. Um motorista de 1,80 m deixa espaço de folga na parte de trás para um passageiro com mais de 1,90 m. Outro destaque para o banco traseiro é a regulagem do encosto do banco, o que ajuda muito em grandes distâncias. O porta-malas acomoda 500 litros, sem rebater os bancos. Número suficiente para acomodar bagagem em uma viagem. Fora que ainda existe a possibilidade de usar o rack de teto.

Em breve, a concessionária Kampai cederá ao ShopCarNews um modelo do carro para avaliação. Vamos aguardar.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
Topo
Publicidade
  • © 2002-2017 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados