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Suzuki eleva SX4 de nível e agora ele é S-Cross; preço parte de R$ 74.900

24/04/2015 - 15:23 - Mário Salgado* - Direto do Guarujá-SP - Fotos: Divulgação Suzuki Veículos do Brasil
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*O jornalista viajou a convite da Suzuki Veículos do Brasil

O segmento de utilitários esportivos (SUV) compactos está aquecido no Brasil. E para apimentar ainda mais essa briga, modelos crossover, que misturam características de vários modelos, também entraram no ring. Um exemplo disso é o Suzuki S-Cross, nova geração do SX4 para o Brasil. O carro foi apresentado para a imprensa especializada na capital paulista e o ShopCar esteve presente e aqui você confere todos os detalhes. E o modelo nipônico tem tanta tecnologia e inovação que é bom ir se preparando, pois a leitura será longa.

Conhecendo o carro

A apresentação técnica do S-Cross foi feita pelo presidente da Suzuki Veículos do Brasil Luiz Rosenfeld. De acordo com ele, o carro é resultado da determinação da marca em desenvolver novas tecnologias para eficiência e segurança. Sistema AllGrip e baixo consumo de combustível são destaques no pacote de inovações. “O novo S-Cross é uma nova geração de crossover que foi desenvolvida com foco em eficiência, em segurança e que privilegia a facilidade de uso e afinidade com o usuário. Ele tem traços fortes, identidade única e é ‘easy to drive ’”, afirmou Luiz destacando que este é um projeto totalmente novo, dede chassis, carroceria à mecânica.

A tecnologia TECT (Total Effective Control Technology) do novo S-Cross o tornou mais leve. E carros mais leves se movimentam com mais facilidade, consomem menos combustível, aceleram, freiam e respondem melhor aos comandos do motorista. Afirmando isso, Luiz defende o fato de o S-Cross não utilizar o motor de 2 litros que equipava o SX4 antigo. Agora, o carro vem com motor de 1.6 litro, que rende 120 cavalos de potência a 6.000 RPM e 15,5 de Kgfm de torque a 4.000 RPM. Mais para baixo você poderá ver nossa opinião sobre a mecânica, em nossa Avaliação. Esse motor equipa todas as versões. A maior diferença entre os modelos está em equipamentos e tecnologia e uso da caixa manual de 5 velocidades ou CVT de 7 marchas.

Versões e preços

GL com câmbio manual – R$ 74.900
GLX com câmbio CVT – R$ 88.900
GLX 4WD com câmbio CVT – R$ 95.900
GLS 4WD com câmbio CVT – R$ 105.900

Bem equipado

É visível a quantidade de equipamentos e tecnologia à bordo do S-Cross. Entre eles, vale destacar: 
- Alta Capacidade de resposta aos comandos do motorista.
- Tecnologia All Grip que modula a distribuição de torque nas quatro rodas.
- Sistema VGR de direção elétrica com passo variável.
- Esforço de direção modulado pelo sistema All Grip.
- Retrovisor interno eletrocrômico.
- Sensor crepuscular inteligente.
- Sensor de chuva.
- Amplo campo de visibilidade.
- Faróis bi-xenon.
- Freios ABS, EBD, BAS e BOS de 9°geração.
- Sistema de controle de estabilidade (ESP).
- Sistema TCS de controle de tração.
- Isofix com dupla posição.

E ainda, em caso de acidente o novo S-Cross protege seus ocupantes com as seguintes tecnologias:

- TECT – Estrutura leve e resistente.
- Estrutura deformável. 
- Célula de sobrevivência.
- Barras de proteção lateral.
- 6 Air Bags.
- Cintos de segurança com detonador pré-tensionador.
- Coluna de direção deformável.
- Pedal de freio desarmável.
- Estrutura deformável em caso de atropelamento.

Peso e eficiência

O Suzuki S-Cross combina um crossover leve, com apenas 1.125kg, e um eficiente motor 1.6 de 120cv e 15,5kgfm de torque, que resulta em ótimo compromisso de desempenho, eficiência, consumo reduzido de combustível e baixa emissão de poluentes.

Dados INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia de consumo de combustível no PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular:
11,9 km/l - Ciclo Urbano 
13,2 km/l - Ciclo Rodoviário 

Na categoria SUV compacto o novo S-Cross está classificado com nota A.

Tecnologia AllGrip

Essa é uma das grandes novidades no S-Cross. É um sistema de tração nas quatro rodas, selecionáveis para melhor dirigibilidade em diferentes condições de terreno e performance, garantindo mais aderência, estabilidade e segurança ativa.

O sistema AllGrip interpreta  o movimento do motorista ao volante combinado com o micro escorregamento dos pneus no solo e modula a distribuição de torque entre as rodas e o esforço do volante. Se necessário, o sistema ainda aplica frenagem de forma individual em qualquer uma das rodas para garantir aderência e tração.

A tecnologia de aderência total AllGrip incorpora um inovador padrão de segurança ativa embarcado no Suzuki S-Cross. Controla não só a transmissão de força às rodas do eixo traseiro, como também atua em conjunto com os sistemas de motor, transmissão, TCS (controle de tração) e ESP (controle de estabilidade) e direção.

São quatro diferentes modos de tração: 
- AUTO: proporciona maior economia de combustível em condições normais de uso e automaticamente muda de 2WD para 4WD, de acordo com as necessidades do terreno; 
- SPORT: Otimiza as trocas de marchas e as características de torque do motor, pois com menor aceleração, mantem a rotação alta o suficiente para uma resposta imediata. O sistema ainda transfere torque para o eixo traseiro para promover melhor desempenho em curvas, privilegiando uma direção mais esportiva.
- SNOW / MUD: otimiza o desempenho em pisos de baixa aderência como neve, lama ou outras superfícies escorregadias. O uso do modo SNOW / MUD também controla a tendência ao sobre esterço e sub esterço, tornando a condução o mais estável possível mesmo nos pisos mais escorregadios.
- LOCK (4WD): para uso off-road em piso de baixa aderência, auxilia a saída do veículo quando atolado em lama, areia, neve, etc. Isto é possível através de um torque elevado e constante que é enviado a todas as rodas (quase 50/50).

Estrutura e mecânica

Como o S-Cross é um carro totalmente novo, ele foi desenhado desde sua estrutura. O destaque fica pela TECT – Tecnologia de Controle Efetivo Total Suzuki.

A suspensão dianteira tipo MacPherson está integrada a um sub chassi de alta rigidez, que combinados com amortecedores pressurizados, molas progressivas e barra estabilizadora, permitem o controle de rolagem da carroceria nas curvas garantindo o equilíbrio e a robustez ao S-Cross em qualquer tipo de terreno, seco ou molhado. 

O conjunto da suspensão traseira foi especialmente projetado para proporcionar grande estabilidade em curvas e melhor dirigibilidade. Conta com eixo de torção, tubular e de geometria de efeito direcional, que além de leve e funcional ainda dispensa a barra estabilizadora e somadas às molas helicoidais, garantem melhor performance em curvas.

Ele vem equipado com:
•    ESP (Electronic Stability Program) ou Programa Eletrônico de Estabilidade atua diretamente nos freios e evita que o motorista perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo assim maior segurança. O dispositivo analisa a rotação de cada uma das rodas em relação à velocidade do veículo e também o ângulo de esterço do volante, identificando rapidamente a roda que está perdendo aderência. Neste momento, aciona o freio da roda que melhor ajudará a corrigir a trajetória do veículo, evitando que o mesmo rode ou tangencie a curva. 
•    TCS (Traction Control System)
Sistema eletrônico que previne o escorregamento de uma ou mais rodas de tração do veículo. Em pisos molhados, neve ou trechos de lama, o TCS reduz o torque na roda que está perdendo tração, ajudando o motorista a não perder o controle do veículo ou a sair de situações difíceis. 
•    Freios - ABS / EBD / BAS / BOS.
Além do sistema ESP e TCS o novo S-Cross incorpora freios ABS (Antilock Brake System - sistema antibloqueio) de nona geração; EBD (Eletronic Brake Distribuition), que distribui a força de frenagem em função do numero de ocupantes e bagagem); BAS (Brake Assist), garante força máxima de frenagem, auxiliando o motorista durante as frenagens de emergência; e o BOS (Brake Override System) que inibe o movimento do veículo em caso de aplicação simultânea de freio e acelerador.

Freio a disco ventilados na dianteira e solido na traseira. Pinças de freio traseiras em alumínio para redução de peso e melhor dissipação de calor.
•    Airbags 
Seis airbags com SDM (Sensing Diagnostic Module – caixa preta de memória perpetua). 
•    Isofix
 Sistema Isofix de fixação de cadeirinhas de criança no banco traseiro com dupla posição.
•    Cinto de segurança
De três pontos para todos os usuários e com pré-tensionador – com detonador pirotécnico que tira a folga do cinto de segurança em caso de acidente para os bancos dianteiros.

Design

A carroceria com 4.300mm de comprimento, o S-Cross também ganhou em entre-eixos. Agora o carro tem 2.6000mm nesse quesito, aumentando assim o espaço para os ocupantes e porta-malas.

No design da lateral, a linha de teto desce suavemente na parte traseira para formar uma linha fluida, dando a sensação de esportividade e ajuda no formato aerodinâmico superior da carroceria. Contornos suaves na lateral suavizam a passagem do fluxo de ar. 

Seguindo tendência mundial de design, a versão GLS oferece como opção diferentes combinações de cores entre teto e carroceria. As combinações de cores são: Bronze / Bege, Cinza / Preto, Prata / Preto e Branco / Preto.

Por dentro

O novo S-Cross conta com bom espaço interno para motorista e passageiros com destaque para os bancos traseiros com duas posições de ajuste, descansa braço (com porta copos) e rebatíveis em um terço e dois terços, que permitem que o espaço seja utilizado de diversas maneiras, ampliando os 440 litros do porta-malas. Mesmo tendo terceiro encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos, quem vai no meio do banco pode sofrer um pouco. Ele é melhor para 4 ocupantes somente.

O porta-malas conta ainda com uma tampa que nivela o assoalho com os bancos rebatidos, facilitando a acomodação de objetos maiores. Abaixo da tampa ainda há espaço para outros volumes, além de dois compartimentos laterais que podem ser abertos para objetos largos. A tampa pode ser removida ou baixada no piso da área de bagagem, permitindo que itens altos  possam ser carregados.

O volante conta com sistema de regulagem de ajuste de profundidade em até 36mm e variar sua altura em 40mm. Essa ampla regulagem do volante, aliada a regulagem do banco do motorista.

Um destaque fica por conta do teto panorâmico (ocupando praticamente todo o teto do veículo), proporciona  sensação de visibilidade, luminosidade e ventilação, a combinação perfeita entre esportividade e conforto. Quando fechado, os painéis de vidro têm comprimento total de 1.000mm. Conta ainda com defletor aerodinâmico, função antiesmagamento e fechamento automático.

Avaliação

Para nosso test drive, a Suzuki resolveu colocar os carros na estrada. O trecho escolhido foi a ida de São Paulo (capital), até a cidade litorânea do Guarujá, passando pela balsa de Bertioga.  Roteiro muito bom para nos empolgar com o consumo do carro, já que é descida de serra. Daqui a pouco, falaremos sobre isso.

A versão escolhida para nosso teste foi a GLX com câmbio CVT e tração 4x2. Esse será o carro chefe das vendas. Já ao entrar no carro fica o destaque para a chave do tipo keyless. Com ela é possível abrir e dar a partida no veículo sem que precise tirar as chaves do bolso ou bolsa; abertura e fechamento das portas através do chaveiro (essa funcionalidade permite que o sistema seja desabilitado para pessoas com marca passo). E também incorpora o imobilizador, que inibe a partida do veículo sem a presença da chave. O sistema ainda alerta no computador de bordo quando a bateria do chaveiro está fraca. 

Ajuste da direção em profundidade e altura e de altura para o banco do motorista ajudam a achar a melhor posição para dirigir. Já ao sair, a direção elétrica de passo variável chama a atenção. Com ela, as respostas do S-Cross são mais precisas ao iniciar uma curva, e mais rápidas durante as mesmas, melhorando a dirigibilidade tanto em alta quanto em baixa velocidade. 

A versão que testamos não possui o sistema AllGrip, disponível somente nos carros equipados com tração nas quatro rodas. Mas o Cruise Control e o Speed Limiter estão presentes e ajudam muito nas vigiadas rodovias paulistas. 

O carro que escolhemos também não possuía o sistema multimídia (FM, CD player, MP3 e USB no console central e vídeo de 8” com navegação integrada e conexão com a internet. Mas em todas as versões o carro tem entrada USB e leitor de MP3.

Na sinuosa Rodovia dos Imigrantes é possível ver que a Suzuki acertou mais uma vez no quesito suspensão. O S-Cross fica na mão e os freios com ABS e EBD são preciso. O ESP, controle de estabilidade, ajuda muito e interfere em qualquer deslize do motorista. Os bancos envolvem bem o corpo e não nos deixam “sambando” no banco.

A mecânica chamou a atenção pela economia de combustível. O computador de bordo marcou 18,2 km/l de gasolina (nenhum carro da Suzuki possuí opção de motor flex). Mas isso é explicado pelo fato de estarmos descendo a serra e não forçarmos muito o motor. Depois que pegamos um trecho mais plano e com algumas subidas leves, o carro passou a marcar 13 km/l.

O motor 1.6 litro, com 16 válvulas e 120 cavalos não empolga muito. Em alguns momentos, ele “grita” muito. Isso por causa do câmbio CVT que abusa do giro do motor para atingir velocidades mais altas.

O carro é bem  acertado, mas para brigar com Ford EcoSport, Jeep Renegade, Peugeot 2008, Renault Duster, entre outros, é preciso ter mais que um rostinho bonito. Vamos ver como o mercado vai aceitar esse carro, principalmente aqui em Mato Grosso do Sul.

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