Versão radical: Chevrolet mostra segundo conceito que pode virar a nossa nova S10

16/06/2011 - 12:21 - Redação
Tamanho da fonte:   - +

A Chevrolet revela nesta quinta-feira (16/06/2011), no Salão Internacional de Buenos Aires 2011, a Colorado Rally, o segundo conceito do que será a próxima geração global de picapes médias da marca. A estréia da versão Rally segue a apresentação do primeiro conceito da Colorado, mostrado no Salão de Bangkok, no último mês de março. As duas picapes demonstram como deverá ser a futura geração de picapes globais da marca, inclusive a nossa S10.

A tradição da Chevrolet em picapes é exemplificada por meio da aparência robusta e forte. O conceito combina elementos de design com a capacidade legendária da Chevrolet no desenvolvimento de carros para dentro e fora das pistas.

"A Colorado Rally demonstra mais uma vez que o DNA da competição está no sangue da Chevrolet. Um conceito com estas características reafirma nosso comprometimento com o futuro da marca e ainda é parte da celebração do centenário da Chevrolet no mundo", afirma Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul.

Para a construção da Colorado Rally o design da General Motors na América do Sul realizou uma extensa pesquisa sobre o esporte. Cada item desenvolvido para o conceito foi baseado em equipamentos que melhoram o desempenho dos carros nas pistas e que também ajudam piloto e navegador.

O conceito é a versão cabine dupla da picape, equipada com tração nas quatro rodas. As rodas são aro 18 polegadas, usinadas em alumínio, com dois acabamentos de superfície (usinado e polido) e pneus na medida 305/60 R18. A potência vem de um motor 2.8 turbodiesel que produz excelente torque para um carro de rali.

O conceito Rally tem importantes características que o deixaram ainda mais preparado para o fora-de-estrada. Os amortecedores são de alta performance, tem curso de 140 mm e um reservatório remoto de fluido. Além disso, ele é equipado com um sistema que permite um aumento de cinco centímetros no curso da suspensão e conseqüentemente na altura do veículo em relação ao solo.

Tanto na dianteira quanto na traseira, a Colorado Rally é equipada com guinchos para reboque integrados nos parachoques, de 5,5 cavalos, com capacidade de tração de 4 toneladas, e cabos de aço reforçados, com 2,3 metros de comprimento.

Detalhes do design

Pintada na tonalidade Branca perolizada, a Colorado Rally tem detalhes desenvolvidos pelo Centro de Design da General Motors América do Sul exclusivamente para o conceito. As janelas são feitas em acrílico para garantir maior segurança contra impactos laterais e ainda possuem entradas para circulação de ar, já que as temperaturas dentro de um carro de rali podem ultrapassar os 50 graus Celsius.

Na carroceria, a Colorado Rally apresenta um santantonio, o suporte de estepe na caçamba e outras peças de acabamento na cor "Charcoal" texturizado. Ainda na caçamba, a picape recebeu um protetor plástico e carrega uma caixa de ferramentas especialmente desenvolvida para a picape. Possui também estribos laterais estilizados e bocal de combustível exposto em alumínio. Os designers ainda optaram por utilizar uma tampa traseira vazada, a fim de melhorar a aerodinâmica e reduzir o peso do veículo.

"As linhas robustas e agressivas do conceito Colorado, apresentado em Bangkok, são a base perfeita para a criação de um carro de rali. Certamente o sucesso que esse conceito fará em Buenos Aires será uma prévia do que veremos nas ruas do mundo inteiro daqui a algum tempo", afirma Carlos Barba, diretor geral de Design da General Motors América do Sul.

Toda a iluminação externa da picape é composta por faróis e lanternas que utilizam a tecnologia de LEDs. A Colorado Rally tem piscas laterais e uma iluminação de alta performance embutidos nos retrovisores externos, além de luzes de longo alcance no teto e faróis auxiliares no parachoques dianteiro.

Interior

O interior da picape Colorado Rally tem como foco a ergonomia e a funcionalidade. O painel tem a parte superior revestida em couro texturizado na cor Very Dark Ash Grey e foi completamente adaptado para os instrumentos necessários para um carro de competição.

O console central, por exemplo, possui relógios de pressão e temperatura e comandos para ajustar a pressão dos pneus, a dureza dos amortecedores, acionar os extintores e também dois acionadores para bombas de combustível suplementares.

O volante é esportivo e possui uma curvatura achatada e um sistema de LEDs, que indica a rotação do motor (o marcador mais importante para o piloto) e o melhor momento para se trocar de marcha. O volante ainda possui quatro botões de acionamento, que modificam a tela central do painel (alternando informações como em um computador de bordo), ligam os faróis altos, o comando do Air Boost (um sistema de alta compressão de ar que permite rapidamente limpar o ar da cabine, em situações onde o veículo entra em uma cortina de pó) e o limitador de velocidade para trechos urbanos.

Os bancos da Colorado Rally são do tipo concha e tem cintos de cinco pontos para permitir a total amarração dos pilotos aos mesmos. Os tecidos que revestem os bancos são Neoprene com costura laranja, e um tecido com efeito de profundidade "Raschel" preto com fundo laranja. Os tapetes da picape são em alumínio, tem alguns furos e ficam posicionados alguns milímetros acima do assoalho. O objetivo da mudança é para que eles possam ajudar a limpar os calçados dos ocupantes, e também para garantir mais aderência.

Dentro da picape, outro item que chama a atenção é a estrutura interna de proteção dos ocupantes (gaiola), que facilita o acoplamento de equipamentos extras, tais como câmeras ou iluminação auxiliar para o navegador.

E por falar em pilotos e navegadores, a Colorado Rally oferece um sistema de navegação de GPS de última geração e também o Hydration Pack. São caixas isoladas termicamente que contém uma solução isotônica para hidratação dos ocupantes, que passa por uma pequena tubulação ligada aos assentos. Além destas duas caixas, a Colorado Rally ainda oferece outras com ferramentas e com um kit de primeiros socorros.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
Topo
Publicidade
  • © 2002-2014 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados