Confira nosso teste completo do Suzuki Grand Vitara  vídeo

29/08/2011 - 16:23 - Texto Mário Salgado - Fotos: Mário Salgado e divulgação
Tamanho da fonte:   - +

O segmento de utilitários esportivos ganha cada vez mais integrantes. E, com a chegada recente da nova concessionária da marca em Campo Grande-MS, a Suzuki voltou à briga com o Grand Vitara. Por iniciais R$ 74.990 (versão de entrada com tração 4x2 e câmbio mecânico), o carro tem conquistado novos consumidores.

Ficha técnica

Ao volante

Para saber mais sobre o carro, a Vemais Suzuki nos ofereceu um modelo intermediário, com tração 4x2, câmbio automático e bancos em couro. Esse modelo sai por R$ 81.990 e vem com muito conforto a bordo e o peso da marca nipônica. No vídeo que está na foto de destaque, você confere mais detalhes da nossa avaliação.

A terceira geração do utilitário Grand Vitara é importada do Japão em sua versão 2.0 16V a gasolina e 140 cavalos de potência, a 6.000 rpm, além de torque de 18,67 kgfm. Tudo gerenciado por uma caixa de câmbio automática de 4 velocidades com overdrive. Assim, ele anda muito bem e faz ultrapassagens rapidamente na estrada.

Com comandos elétricos para retrovisores externos e as 4 janelas, volante com regulagem somente de altura e uma boa área envidraçada, o carro é muito bom de conduzir no trânsito tumultuado de Campo Grande. Diqueteira para 6 cds de MP3 no painel e vários porta-objetos melhoram a vida a bordo. Faltaram as entradas auxiliares do sistema de som, comuns nos concorrentes.

Mas por ser a versão com tração 4x2 não podemos abusar muito das aventuras por estradas de chão. Sem atoleiros ou areiões, o carro vai bem. No entanto, calçado com pneus de uso urbano eu não me aventurei por trechos de off-road mais severo. No entanto, para enfrentar a buraqueira típica de nossas ruas e estradas, o utilitário se sai muito bem e deixa conforto de sobra para todos os ocupantes.

Design comportado

Por fora, o Vitara tem visual bonito, mas sem grandes inovações -- estão lá os faróis de contorno retangular, grade em U e capô com vincos discretos. Duas saídas exaustoras de ar do motor na linha de abertura do capô, para-lamas ressaltados, rodas de liga-leve aro 17 com freios a disco, ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) aparecem como tentativas de modernizar e fortalecer o conjunto. A traseira tem linhas ainda mais conservadoras e exibe o estepe acoplado à porta.

Briga boa

No quesito concorrência, o Suzuki Grand Vitara enfrenta Honda CR-V, Hyundai Tucson e IX35, Kia Sportage, Chevrolet Captiva e até mesmo o recém-lançado Fiat Freemont.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
Topo
Publicidade
  • © 2002-2014 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados