WWW.SHOPCAR.COM.BR

Modelos esportivos são destaque da Hyundai no Anhembi

30/10/2014 - 18:39 - *Mário Salgado, direto de São Paulo - Fotos: Mário Salgado e Divulgação

*A equipe viajou a convite da Anfavea

O revolucionário cupê de três portas Hyundai Veloster Turbo é uma das grandes atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, realizado no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, de 30 de outubro a 9 de novembro de 2014.

Apresentado na nova versão com o sofisticado novo motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível, o desejado Veloster Turbo desenvolve 204 cv, oferecendo ao motorista desempenho ainda mais arrojado em seu design, que também está mais dinâmico e radical.

O forte apelo do Veloster Turbo é evidenciado por sua performance no mercado internacional, comprovado pelas altas vendas registradas nos diferentes mercados nos quais está presente, especialmente no caso da versão equipada com turbocompressor.

Esportivo e inovador

A versão Turbo é 30,5 mm mais longa (4,2 m) e 15,2 mm mais larga (1,8 m) do que a anteriormente oferecida. Em ambas, o Veloster tem distância entre eixos de 2,6 metros.

Para melhor aproveitar sua performance, o Veloster Turbo conta com duas opções de transmissão – manual ou automática – com seis velocidades. O câmbio automático, que possibilita a troca sequencial de marchas no volante, foi dimensionado especificamente para operar na maior potência disponível, privilegiando o comportamento dinâmico do cupê esportivo.

O motor Hyundai Gamma 1,6 litro turbo traz um turbocompressor tipo twin-scroll que, combinado ao sistema de injeção direta de combustível, proporciona respostas mais rápidas aos comandos do acelerador para uma pronta elevação da potência quando necessária.

Turbos tipo twin-scroll têm sido usados tradicionalmente em motores de alto desempenho e topo de linha, mas a Hyundai trouxe a tecnologia para alguns dos modelos mais acessíveis de sua linha de produtos. Esse sistema aproveita melhor a energia do escapamento do que os turbos com entrada de gases simples.

Juntamente com o novo propulsor, o Veloster Turbo incorpora inovações tecnológicas, como o Controle de Torque Vetorial, que utiliza elementos do Controle Eletrônico de Estabilidade para proporcionar maior segurança e estabilidade direcional nas curvas. Outra novidade é o Active Sound Design, que amplifica o som do motor no interior da cabine, gerando uma experiência de direção mais intensa, sobretudo quando o carro é dirigido esportivamente.

A aplicação dessas sofisticadas tecnologias ao motor e de medidas de economia de peso fazem com que o Veloster Turbo não apenas proporcione um sólido desempenho a partir de apenas 1,6 litro de cilindrada como apresente uma elevada economia de combustível.

Design ainda mais ousado

Com três portas, o Veloster Turbo combina o estilo de um cupê com a funcionalidade de um hatchback, ao mesmo tempo que incorpora uma porta adicional para maior facilidade de acesso do lado do passageiro. A maçaneta da porta traseira do lado do passageiro é oculta, para manter limpo o design do cupê.

O design do Veloster Turbo explora uma grade hexagonal dianteira maior e mais ousada, garantindo maior robustez e esportividade ao veículo. Esta área frontal é envolvida pelas linhas fluentes de um moderno conjunto óptico. Visto de frente, ele mostra oito pontos individuais de LEDs nos faróis, detalhe típico de modelos topo de linha.

De perfil, traz as linhas de caráter inspiradas pelo conceito “Fluidic Sculpture” (escultura fluida), junto com arcos de rodas musculares, maçanetas das portas e espelhos na cor da carroceria e faróis e lanternas traseiras envolventes. O spoiler dianteiro avança por toda a lateral do veículo ampliando a sensação do efeito-solo.

A fachada do para-choques traseiro e as aberturas salientes do difusor criam uma impressão de maior estabilidade e mais agressividade, comparada ao modelo básico. Rodas de liga leve de 18 polegadas com detalhes cromados completam a assinatura visual diferenciada do Veloster Turbo.

O desenho dinâmico da traseira é diferenciado pela tampa do porta-malas de vidro e pelas ponteiras duplas centralizadas do escapamento, que complementam a personalidade exposta pela dianteira do carro. Para o modelo, os designers da Hyundai removeram o escapamento trapezoidal central do Veloster Turbo e o substituíram por duas grandes ponteiras redondas com maior fluxo.

Ergonomia e esportividade

Por dentro, seus comandos estão localizados de forma a serem acessados facilmente pelo motorista. O console central e os controles lembram o tanque de uma moto esportiva, incorporando agora o botão de partida opcional. As entradas de ar são inspiradas no escapamento das motos, ao mesmo tempo que o console lembra o assento de uma motocicleta.

Superfícies dos assentos em couro, com o logotipo Turbo em relevo no alto dos encostos, colaboram com o visual diferenciado, ao mesmo tempo que proporcionam excepcional apoio e conforto. O conjunto de instrumentos eletroluminescente repassa informações ao condutor em formato maior e mais interativo, com duas telas TFT localizadas entre o conta-giros e o velocímetro.

Versão R-Spec Concept do HB20

A Hyundai Motor Brasil apresenta no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o HB20 R-Spec Concept, uma versão do HB20 produzida exclusivamente para o evento, com linhas esportivas, novos equipamentos de conforto e tecnologia e diversas possibilidades de evolução para os modelos de linha. Sem intenção de ser comercializado, o veículo reúne tendências internacionais e demandas do consumidor brasileiro, em um exercício de design e tecnologia.

Segundo Rodolfo Stopa, gerente sênior de Produto da Hyundai Motor Brasil, o HB20 R-Spec Concept foi um exercício envolvendo os especialistas da Hyundai da Coreia e do Brasil. “Assim como o HB20 convencional, o HB20 R-Spec Concept foi desenvolvido apenas para o mercado nacional, baseado no profundo conhecimento que a Hyundai adquiriu das preferências e desejos dos consumidores brasileiros. O modelo apresenta linhas ainda mais fluidas e esportivas além de equipamentos inéditos, como prova da versatilidade e modernidade do HB20”.

O HB20 R-Spec Concept conta com itens externos estilizados, seguindo o novo conceito de design global da Hyundai chamado Escultura Fluida 2.0. Na dianteira, o para-choque e a grade foram remodelados, com novas entradas de ar na região inferior e nas laterais e com a inclusão do emblema R-Spec. Novos faróis receberam luz diurna (DRL) e luzes de LED, seguindo o light guide, identificação visual presente em outros modelos da marca.

As rodas também são novas, de liga-leve de 17” com 6 raios e apliques de fibra de carbono, recebendo pneus na medida 225/45 R17. Os para-lamas foram alargados, proporcionando um visual mais robusto. Um exclusivo defletor inferior e novos acabamentos, como maçanetas e retrovisores na cor prata e pinças de freio nas quatro rodas pintadas de vermelho, demonstram toda uma variedade de possíbilidades para o HB20.

Na traseira, o para-choque também foi remodelado, ganhando mais esportividade graças a saídas de ar e acabamento na cor prata. Foram adicionadas novas lanternas e duas saídas de escapamento cromadas. A antena é do tipo barbatana, com acabamento preto brilhante em harmonia com um novo aerofólio de fibra de carbono.

A cor do HB20 R-Spec Concept é inédita: azul Heaven, com acabamento fosco.

No interior, o destaque fica para painel, bancos, volante e câmbio com novo design e novos acabamentos. Os bancos possuem maior apoio lateral e são revestidos em couro e Alcântara, com faixas e linhas de costura na cor do carro. As portas também são revestidas em couro e a alavanca de câmbio é mais ergonômica e funcional. O painel e as portas possuem acabamento preto brilhante e azul. O volante conta com couro perfurado, exclusiva base achatada e a inscrição Sport, além de detalhes na cor preta e linhas de costura em azul.

Como se trata de um veículo conceito, não há planos para a produção do HB20 R-Spec Concept. Entretanto, a recepção por parte do público durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo pode fornecer indicações para a Hyundai sobre próximas inovações a serem, em um momento futuro, incorporadas aos modelos regulares de produção.

https://www.shopcar.com.br/noticias/modelos-esportivos-s-o-destaque-da-hyundai-no-anhembi/30-10-2014/10959