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Fiat Bravo 2016 ganha tapa no visual e tem preço elevado

05/02/2015 - 19:23 - Automotive Business - Fotos: Divulgação Fiat

Está chegando às concessionárias Fiat a versão 2016 do Bravo, lançado em 2010 no Brasil, que passou por sua primeira repaginação por aqui sem mudar muito por fora e com inclusão de equipamentos. Com isso, o preço subiu perto de 8,5% em toda a linha. Apesar de pedir valores mais baixos que o dos principais concorrentes do mesmo tamanho, a fabricante nunca conseguiu vender bem o seu hatch médio no País – o máximo foi de 11,8 mil unidades em 2011 e o mínimo de apenas 4,4 mil no ano passado, enquanto o líder do segmento, o Ford Focus, mesmo custando 14% mais na opção de entrada, vendeu cinco vezes mais no mesmo período. 

“É uma questão de foco. Nossa rede está acostumada a vender produtos de grandes volumes de vendas”, diz o presidente do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Cledorvino Belini, para explicar porque o Bravo, com maior valor agregado e mais caro, não recebe tanta atenção nas concessionárias Fiat. “Justamente por isso estamos montando uma rede separada para a Jeep, pois são produtos diferentes, precisam de exposição e treinamento de pessoas distintos, não daria certo colocar na mesma loja Fiat”, exemplifica. 

Ainda assim a Fiat não desistiu de fazer o Bravo vender melhor. “Gostaria que vendesse ao menos igual ao (sedã) Linea, algo como 800 a 900 carros por mês”, afirma Belini. A fórmula para melhorar o desempenho do modelo, contudo, parece ser a mesma: agregar equipamentos e cobrar mais barato do que a concorrência. 

Mas não tão mais barato. Considerando só as versões de entrada, o Bravo antigo, já em fim de vida, custava R$ 57.180, segundo pesquisa do Datafolha. O valor era 14% menor que os R$ 65.200 pedidos por um Ford Focus e 25% abaixo do Chevrolet Cruze Sport6 de R$ 71.800, conforme o mesmo levantamento. Com o novo preço básico de R$ 61.990, o Bravo reduziu sua distância para os concorrentes, para 5% em relação ao Focus e 16% ante o Cruze. 

Qualidades

Por fora o novo Bravo passou por mudanças suaves. Seu visual foi levemente esticado com retrabalho nos vincos laterais, grade frontal e espichamento de faróis e lanternas. É o que o chefe de design da Fiat para América Latina, Peter Fassbender, chama de “linhas dinâmicas e sensuais”, que guardam a “esportividade italiana” do Bravo. 

O interior também passou por remodelação. No meio dos assentos traseiros agora existe um descansa-braço, que é rebatível para o caso de uma terceira pessoa precisar sentar ali. O painel agora conta com central multimídia Uconnect Touch, com tela sensível ao toque de cinco polegadas, que integra controle do sistema de som e conexão com o telefone celular. Também pode ter navegador GPS da TomTom, de série apenas para a nova versão Black Motion, a mais completa, e opcional por R$ 2,3 mil nas outras opções, incluindo também no pacote a câmera de ré. Os controles também podem ser comandados por voz ou nos botões do volante, de série em todas as versões.

O Bravo continua sendo vendido em quatro versões. A mais básica é a Essence, que já vem com bom pacote de série, incluindo direção elétrica, ar-condicionado, acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores, além de rodas de liga leve de 16 polegadas. Com rodas aro 17, a gama sobe para Sporting e a nova Black Motion, topo de gama que substitui a Absolute. Todas essas três tem o mesmo motor 1.8 de 132 cavalos quando abastecido com etanol e câmbio manual de cinco marchas, mas podem receber o automatizado Dualogic, opcional por R$ 3.310. Como opção mais esportiva, segue em linha o Bravo T-Jet, com trem-de-força importado da Itália, motor 1.4 turbo de 152 cavalos a gasolina e transmissão manual de seis velocidades. 

O pacote de segurança ativa é bastante completo, incluindo até sete airbags (cinco deles, laterais, cortinas e joelho são opcionais e disponíveis só nas versões Black Motion e T-Jet), freios com ABS e EBD (antitravamento e distribuição eletrônica de frenagem), além de controle eletrônico de estabilidade (ESP). 

A opção mais cara do Bravo 2016 é a Black Motion, que chega perto de R$ 80 mil quando equipada com todos os opcionais possíveis como som Hi-Fi, teto solar Skydome, câmbio automatizado Dualogic e câmera de ré. Para quem quiser gastar ainda mais não faltam opções: a Mopar, divisão de acessórios do Grupo FCA, oferece mais de 30 tipos de personificações, como pintura fosca ou espelho retrovisor com câmera de ré.

Veja abaixo os preços do novo Fiat Bravo:

• Bravo Essence 1.8: R$ 61.990
• Bravo Sporting 1.8: R$ 67.990
• Bravo Black Motion 1.8: R$ 68.990
• Bravo T-Jet 1.4 Turbo: R$ 78.490
• Câmbio Dualogic Plus: R$ 3.310 (só para motorização 1.8)
• Sistema de navegação com câmera de ré: R$ 2.280 para Essence e Sporting; R$ 2.300 para T-Jet

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