WWW.SHOPCAR.COM.BR

Para comemorar 100 de existência, BMW apresenta conceito de veículo autônomo Vision Next 100 - Vídeo

09/03/2016 - 09:40 - Automotive Business - Fotos: Divulgação BMW

O Grupo BMW comemorou 100 anos no dia 7 de março. As iniciais vêm de Bayerische Motoren Werke, Fábrica de Motores da Baviera, Estado da Alemanha cuja capital é Munique. A companhia surgiu da união das empresas de Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, ambas fabricantes de motores de avião na época. Vale dizer que o logotipo da montadora simboliza uma hélice de avião em movimento, nas cores da antiga bandeira da Baviera. 

Num evento para 2 mil convidados, a companhia apresentou os registros mais importantes de sua história. Também foi mostrado pela primeira vez o BMW Vision Next 100, carro-conceito que coloca em prática o que a companhia acredita que será o futuro da mobilidade nas próximas décadas. 

Trata-se de um veículo autônomo capaz de indicar o melhor traçado de um percurso ou recolher volante e console central, permitindo que motorista e passageiro sentem-se de frente um para o outro.

Durante o ano o Vision Next 100 participará de uma exposição itinerante com passagens programadas pela China (maio), Inglaterra (junho) e Estados Unidos (outubro). Em Londres ele terá a companhia de outros dois protótipos das marcas Rolls-Royce e Mini, que também integram o Grupo BMW. A turnê acaba em Los Angeles (EUA), onde haverá um protótipo criado pela divisão de motos. Atualmente, o Grupo BMW é um conglomerado com fábricas e linhas de produção instaladas em 14 países.

Depois de uma série de estudos e análises, o grupo elegeu as principais questões que devem impactar a mobilidade e o cotidiano. Pontos já sensíveis hoje, a falta de vagas e as vias congestionadas são fatores que deverão se agravar nas próximas décadas. 

A previsão é de que até 2050 mais de 75% da população europeia e 90% dos norte-americanos vivam em modelos de cidades urbanizadas, aumentando a demanda por soluções práticas de mobilidade. 

Na visão da empresa, automação e digitalização também vão contribuir para linhas de produção mais eficientes. Esses aspectos futuros resultaram no modelo BMW Vision Next.

Veja abaixo os fatos marcantes na história do Grupo BMW: 

7 de março de 1916 – É estabelecida a empresa Bayerische Flugzeugwerke como sucessora da fabricante de motores de aeronaves Gustav-Otto-Flag Maschinenfabrik, com sede em Munique; 


21 de julho de 1917 – A fabricante de motores aeronáuticos Rapp-Motorenwerke GmbH, fundada em 1913, obtém registro comercial com o nome de Bayerische Motoren Werke GmbH e estabelece sua sede em Munique; 

10 de dezembro de 1917 – O logotipo com as letras BMW e a hélice estilizada é registrado no escritório de marcas do Instituto Europeu de Patentes; 

28 de setembro de 1923 – A BMW R32, primeira moto produzida pela BMW, é apresentada no Salão do Automóvel da Alemanha, em Berlim. Trazia motor de quatro tempos, boxer, de dois cilindros horizontais e opostos;

2 de fevereiro de 1924 – O engenheiro e piloto Rudolf Schleicher vence a subida de montanha em Mittenwalder Gsteig, registrando o primeiro triunfo da BMW em uma competição de esportes a motor;

11 de fevereiro de 1933 – Apresentado no Salão do Automóvel de Berlim, o BMW 303 foi o primeiro automóvel da marca equipado com um motor de seis cilindros e o primeiro produto da marca a exibir a grade em forma de rim, que acabaria se tornando a principal característica visual dos automóveis da marca;

14 de junho de 1936 – O esportivo BMW 328 é apresentado publicamente pela primeira vez, no circuito de Nürburgring, na Alemanha. Ele fez sucesso na época, pois reunia parâmetros de engenharia como distribuição ideal de peso, linhas aerodinâmicas e uso de materiais leves em sua construção; 

9 de dezembro de 1959 – Durante assembleia geral de acionistas da BMW, Herbert Quandt, o maior acionista da BMW, decide recusar uma oferta de aquisição e manter a independência da companhia; 

21 de setembro de 1961 – Revelado durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, o BMW 1500 inaugurou uma categoria de automóveis, a de sedãs esportivos familiares;

24 de maio de 1972 – A BMW cria a divisão Motorsport, responsável por todas as atividades de esportes a motor e pelo desenvolvimento de modelos esportivos da marca;

10 de setembro de 1972 – Nos Jogos Olímpicos de Munique, uma versão movida a eletricidade do BMW 1602 é usada como veículo de apoio durante a maratona. Foi o primeiro automóvel totalmente elétrico desenvolvido pela BMW; 

27 de abril de 1994 – Inaugurado o Centro de Investigação e Engenharia da BMW. Conhecido pela sigla FIZ, ele conta com cerca de 7 mil pesquisadores, engenheiros, designers, gestores e técnicos; 

29 de janeiro de 1994 – A BMW AG assume o controle do grupo britânico Rover, que inclui as marcas Rover, MG, Mini e Land Rover. Mais tarde, o grupo Rover deixou de fazer parte da companhia, porém a Mini permaneceu na companhia; 

3 de janeiro de 2003 – A marca de carros de alto luxo britânica Rolls-Royce passa a fazer parte do grupo; 

21 de fevereiro de 2011 – A submarca BMW i é apresentada pela companhia. Suas inovações incluíam automóveis elétricos e híbridos e serviços de mobilidade inovadores.

https://www.shopcar.com.br/noticias/para-comemorar-100-de-exist-ncia-bmw-apresenta-conceito-de-v/09-03-2016/12410