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Testamos a Chevrolet TrailBlazer 2021; um dos últimos SUV raiz do mercado

22/11/2021 - 11:57 - Mário Salgado - Fotos: Divulgação Chevrolet e Mário Salgado

A participação dos SUVs está em alta no mercado brasileiro. O segmento é o que mais cresce e já representa um em cada quatro automóveis emplacados no país. Mas utilitário esportivo raiz mesmo, derivado de picape e com uso de chassis e não monobloco, restam poucos no mercado. Um deles é o Chevrolet TrailBlazer. E a vrersão 2021 veio recheada de tecnologia e mais potência. Durante 07 dias, testamos essa grandalhona pelas ruas de Campo Grande e fomos fazer uma visita ao nosso amigo do Tabuleiro´s Garage, Leandro Gameiro. Mais detalhes desse nosso teste, vocês conferem no vídeo abaixo.

Clique aqui e confira a ficha técnica completa desse SUV.

Em relação às vendas de SUVs, a Chevrolet é destaque com 45% de crescimento no acumulado do ano - muito em virtude da excelente aceitação do Novo Tracker e da nova opção de motorização do Equinox. Mas esse sucesso nunca chegou até a Trailblazer, da Família S10.

O utilitário esportivo de sete lugares da Chevrolet ganhou atualização visual, mudanças mecânicas e estruturais, além mais equipamentos de série, como o Wi-Fi nativo e o sistema de frenagem autônoma de emergência auxiliado pelo assistente de frenagem inteligente. O modelo é ofertado nas concessionárias da marca na versão topo de linha Premier 2.8TD AT6.

As mudanças na parte frontal reforçam o aspecto de sofisticação do veículo ao mesmo tempo que garantem personalidade exclusiva e transmitem a valentia do SUV todo-terreno da Chevrolet.

A frente é inédita, seguindo o estilo da atual linha de utilitários globais do fabricante. Diferencia-se pela grade toda escura com o nome Chevrolet em alto relevo entre duas barras cromadas. A tradicional gravata dourada, emblema da marca aparece pela primeira vez deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia.

Todo esse conjunto se destaca com os LEDs dos faróis e com o novo para-choque, que passa a contar com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos principalmente em trajetos off-road.

O mesmo propósito vale para o posicionamento mais elevado dos novos faróis auxiliares, que proporcionam maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como na transposição de trechos alagados.

Observando a lateral do Novo Trailblazer, o destaque são as rodas com design esportivo. Elas são de 18 polegadas, com bordas usinadas e de seis aros chanfrados com um acabamento grafite exclusivo para o modelo.

Na parte traseira, a principal evolução está na câmera de ré. O item, que já contava com alerta de tráfego cruzado, passa a projetar imagens de alta definição. Outra inovação é a função de engate com linha-guia específica, zoom para facilitar a operação de acoplamento e a possibilidade de acionamento temporario da câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque.

Como na picape S10, o Trailblazer conta com controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e acionar seletivamente os freios do SUV para minimizar o efeito.

Agora com Wi-Fi

Para a linha 2021, o SUV de grande porte da Chevrolet ganha uma série de recursos inovadores que agregam praticidade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo com conexão para até sete dispositivos.

Nos dias de hoje tudo gira em torno da conectividade, e o sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone é o principal diferencial do Wi-Fi nativo do Novo Trailblazer, que é capaz ainda de se manter mais tempo conectada à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal - isto se traduz em maior velocidade de transmissão de dados.

"Quem busca um SUV 4x4 confortável de grande porte costuma viajar bastante. Pelo fato de o Brasil ser um país continental com a cobertura de sinal de internet não uniforme, a maior estabilidade do Wi-Fi do Novo Trailblazer traz grandes benefícios para este tipo de consumidor. É mais um forte argumento", classifica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto GM América do Sul.

A tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. Mais do que isso, o SUV da Chevrolet agora é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet. Tudo isso faz parte da conectividade nível quatro, o mais avançado disponível no mercado.

O Novo trailblazer incorpora ainda a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play.

SUV raíz

Classificado como um legítimo todo terreno pelo tipo de arquitetura e pela tração 4x4 com opção de reduzida, o Traiblazer fica ainda mais robusto com os reforços adicionais a sua estrutura, proporcionando ainda mais proteção aos ocupantes.

Aliás, segurança é um dos pilares deste modelo que já oferecia itens como seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa, alerta de ponto cego e controle eletrônico avançado de estabilidade e de tração.

Este pacote fica ainda mais abrangente na linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira.

Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta.

O Trailblazer utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência.

Imagina a cena: o motorista está na estrada, percebe uma situação de perigo, e freia. Mas caso o sistema entenda que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, o carro intensifica a força de frenagem automaticamente.

Se o sistema de suspensão independente nas quatro rodas garantem conforto até mesmo em trechos mais acidentados, os equipamentos de comodidade contribuem para uma melhor qualidade de vida a borbo. A lista é ampla: acabamento interno premium, sistema de áudio de alta fidelidade, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva e crepuscular, sistema de controle em declives, assistente de partida em aclives, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

O veículo acomoda até sete ocupantes em três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura, proporcionando ótima visibilidade para todos. Mesmo quem vai acomodado na parte traseira conta com bancos com encosto inclinável, sistema de climatização individual e ajustável. Os dois assentos posteriores, aliás, são escamoteáveis.

Dessa forma pode-se abrir mais espaço para bagagem. O compartimento de carga o utilitário da Chevrolet vai de 205 litros a 1.830 litros.

Novo turbo com atualização do software do motor

Para mover os 4.883 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 2.845 mm de entreeixos, o Novo Trailblazer continua  equipado com um motor 2.8 turbo diesel que recebeu uma nova turbina e atualização do software da central eletrônica que deixam as acelerações mais progressivas, reduzindo o efeito turbo lag comum a veículos com torque elevado.

Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força. O propulsor, que conta com um sistema que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração do veículo, trabalha acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais.

"Optamos por uma calibração que privilegiasse a performance e o prazer ao dirigir. A nova calibração ainda amplia a sensação de agilidade em baixas rotações", explica Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia de Produto GM América do Sul. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h passa a ser feita em 10,3s.

Em relação ao custo médio por quilômetro rodado, o Novo Trailblazer diesel se equipara a um SUV compacto flex, porém com uma autonomia quase 40% superior, de acordo com a Chevrolet.

O Trailblazer 2021 está disponível em sete opções de pintura externa: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas na linha Cinza Topázio e Azul Eclipse.

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