Depois de despertar a curiosidade do público no Rock in Rio 2024, e de desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025, o Tera está oficialmente lançado no mercado brasileiro. Quinto produto da ofensiva de 17 carros novos até 2028, o SUVW 100% brasileiro chega para atuar em um segmento inédito para a Volkswagen do Brasil.
Desenvolvido no Brasil, desenhado pelo time de design, liderado por José Carlos Pavone, o modelo fabricado em Taubaté (SP) já estreia com uma força global e será comercializado em 20 países, em dois continentes. Um carro brasileiro que vai expandir as fronteiras dos projetos desenvolvidos pela Volkswagen do Brasil.
Preços
MPI 1.0 manual
R$ 99.990
TSi manual
R$ 116.990 (Pacote opcional Vw Play Connect R$ 1.590 - Roda de liga leve 16" R$ 1.720)
Comfort AT
R$ 126.990 (Pacote opcional Conforto R$ 1.400)
High
R$ 139.990 (Pacote opcional ADAS R$ 2.839)
High + Pacote Outfit The Town Edition
R$ 142.290 (Pacote opcional ADAS R$ 2.839)
O Tera chega às concessionárias Volkswagen de todo o País no dia 5 de junho, com preço de lançamento a partir de R$ 99.990 - para a versão MPI MT limitada a um lote especial de 999 unidades.
IA by Volks
De maneira inédita, o Tera estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. Todo o desenvolvimento de linguagem foi liderado pelo time da VW Tech_ sob o comando de Cristina Cestari e com avatar criado pelo time de design, liderado por José Carlos Pavone. O projeto também contou com a parceria da Accenture Brasil.
Com a IA generativa, o SUV integrado ao app Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e se conectar. Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto traz inovação e será capaz de produzir respostas generativas. Trocando em miúdos: ele utiliza uma LLM (large language model – grandes modelos de linguagem) e agrega dados e funções da Volkswagen. Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase "Fala, Otto!" e ele te atende.
O Otto foi criado para transformar a experiência dos clientes Volkswagen, sendo um companheiro no dia a dia. Para o lançamento, ele trará funcionalidades que compreendem os dados do seu veículo conectado, traz dados de autonomia, manutenções, sabe sobre a saúde do veículo, entre outras coisas. Além disso, as consultas do manual cognitivo passam a ser generativas, trazendo o resumo de rápido acesso junto de imagens das páginas onde se encontram as informações na tela do app.
A Otto nasce integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. Ele estará disponível no segundo semestre de 2025, via espelhamento no celular, como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI MT – para os clientes que tiverem o pacote de conexão ativado no momento da compra. Outros modelos da Volkswagen receberão a tecnologia em breve.
Além disso, para as versões Comfort e High de série e opcional para a TSI MT, o SUVW já é equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone – entre elas abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem, tudo remotamente.
Segurança avançada
O Tera traz como destaque a segurança de seu projeto. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.
O pacote ADAS entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack.
Completo em todas as versões
Pensado para oferecer o melhor pacote da categoria em todas as versões, o Tera conta com uma ampla lista de série. Além dos equipamentos de segurança e conectividade, o modelo tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).
Nas versões Comfort e High, o Novo Tera adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.
Trip mode on!
A Volkswagen inova ao ofertar o modelo feito no Brasil com elementos escondidos divertidos em sua carroceria. Uma das grandes surpresas do Tera são os chamados "Easter Eggs". Pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil traz esses elementos escondidos, que oferecem uma interação divertida e única com os consumidores. No vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa, um desenho mostra verdadeiros ícones da marca no Brasil: Fusca, Gol e Tera formam a fila. Espalhados pelo interior do carro estão algumas escritas e outras figurinhas como "Trip mode on" no porta-malas.
Motores
O Novo Tera chega com duas motorizações: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas.
High + Pacote Outfit The Town Edition
Edição especial em celebração ao festival de música de São Paulo, o Tera na versão High oferece o pacote Outfit The Town Edition. Adicionando ainda mais sofisticação ao SUV, ao acrescentar rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas, bancos com revestimento premium com o nome da edição especial, e teto e retrovisores externos pintados na cor Preto Ninja, além dos badges exclusivos do The Town na coluna C do veículo. Optando pelo carro na cor Preto Ninja, ele ganha os mesmos acabamentos escurecidos, dando um tom mais discreto e esportivo ao SUV – combinação exclusiva do pacote.
Cores
O Tera chega ao mercado brasileiro em seis cores: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas), Cinza Platinum (metálica) e as inéditas Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico, sendo essas três últimas metálicas. O Azul Ártico, assim como o Preto Ninja, são opções sem custo adicional para o cliente.
Acessórios exclusivos
Considerando o período de quatro anos ou 60 mil quilômetros, o SUVW tem o custo de propriedade 4% menor em comparação com a concorrência – levando em consideração itens como consumo de combustível, valor de seguro, taxas, itens de desgaste e manutenções.
Saindo da concessionária, o cliente ainda poderá equipar seu Tera com mais de 45 acessórios exclusivos do modelo: desde a linha de vestuário da VW Collection até itens como soleira em LED e projetor de logo nas portas.
Tera 3D Experience | Nova experiência de compra online
E as novidades com tecnologia e praticidade não ficaram só com o Tera. No configurador de modelos online da Volkswagen, a experiência de montar o novo integrante da sua garagem ficou ainda mais completa.
Com o Tera 3D Experience, disponível no computador ou no celular, o cliente poderá montar o seu Tera com uma visualização nova, podendo ver todos os detalhes do carro, abrir portas, abrir o porta-malas, aplicar cores, alterar versões e até mudar a iluminação e ambiente onde o carro está. Isso permite uma renderização ainda mais realista de como ficará cada detalhe escolhido para o início da sua nova era.
E, com a ajuda da realidade aumentada, usando a câmera do seu celular, é possível projetar a configuração final do seu Tera dentro da sua própria garagem, simulando o tamanho real do carro e confirmando que ele vai combinar perfeitamente na sua casa.