O Honda Civic Type R, é a versão mais nervosa do hatchback comercializado no mercado europeu, que tem linhas diferentes do nosso New Civic. Seu visual pra lá de arrojado e a exelente performance fazem dele um dos mais cobiçados esportivos nipônicos vendido na Europa.
Na frente a extensão dos faróis foi substituída por uma grade convencional. No pára-choque, as entradas de ar são abundantes para poder resfriar o propulsor. As laterais ganharam rodas de 18 polegadas montadas em pneus 225/40R18 . Na traseira o aerofólio divide o vidro, a lanterna é uma peça única e o pára-choque tem uma saída de escapamento triangular em cada ponta.
Ao abrir a porta, o painel de dois andares mistura elementos analógicos e digitais. Há alumínio nos pedais e no apoio de pé. Os bancos dianteiros têm formato de concha e misturam couro Alcântara e tecido. A partida é dada por um botão, localizado à esquerda do motorista, e há uma plaqueta no console central identificando cada uma das unidades produzidas.
O motor do Type R é um 2.0 16V i-VTEC capaz de entregar 201 cavalos de potência a 8.000 rpm. Com seu câmbio manual de seis marchas, ele vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atinge 235 km/h de velocidade máxima. A suspensão está 15 milímetros mais baixa e tem amortecedores e molas mais firmes. A direção está ainda mais direta e menos assistida. As pinças de freio dos quatro discos têm o logo Type R.
Entre os equipamentos, estão airbags frontais, laterais e de cortina, sensores de chuva e farol, controlador de velocidade e ar-condicionado de duas zonas e um sistema de navegação com comando por voz.