A montadora inglesa Aston Martin apresentou no circuito de Paul Ricard, na França, sua nova super máquina para disputar as famosas corridas de resistência de Le Mans.
O protótipo LMP1 retoma a clássica pintura azul e laranja da Gulf Oil, visual imortalizado pelo Ford GT40 no final da década de 60. O bólido esconde um chassi Lola e um motor V12 que promete assustar Audi R15 e Peugeot 908 na disputa das 24 Horas de Le Mans.
A Aston Martin é uma das poucas marcas oficiais que disputará o Le Mans Series, campeonato mundial de corridas de resistência. E não é só isso. A Aston ainda entra na disputa com dois carros. Porém, um deles já foi destruÃdo na apresentação.
Diferentemente dos anos anteriores, quando a marca corria com uma versão preparada do DB9, a fabricante inglesa volta à disputa com um legitimo protótipo. O LMP1 é também uma homenagem aos 50 anos da importante vitória da marca nas 24 Horas de Le Mans de 1959, com o DBR1.
O batismo de fogo do LMP1 aconteceu em abril na abertura do Le Mans Series nos 1000 km do circuito da Catalunya Espanha onde a equipe conquistou a primeira vitória. O carro número 007 do trio Jan Charouz, Tomas Enge e Stefan Mücke completou as 209 voltas a menos de 15 segundos do segundo colocado, o Pescarolo-Judd da dupla Christophe Tinseau e Jean-Christophe Boullion.