Lançada no último mês de março, a linha de scooters elétricas da Motor-Z agitou o mercado de motocicletas com seus três modelos: S500 e V500, com motor de 500watts e a S800, a top de linha com propulsor de 800watts e um design diferenciado. Já que podem ser carregadas numa tomada comum (110v ou 220v), as scooters elétricas chamam a atenção pela praticidade de uso, facilidade de condução e baixo custo por Km rodado. O único defeito é a "emoção" ao andar sobre uma motocicleta. O arranque rápido e a velocidade fácil não são o forte das scooters elétricas, já que a média de velocidade dos modelos é menos de 50 km/h.
Com estilo que remete às “lambretas” da década de 1950, a V500 é elogiada pelo seu estilo diferenciado, próprio para o público que aprecia o design das antigas motos ou deseja um produto exclusivo, sem abrir mão da modernidade do propulsor elétrico.
Equipada com motor de 500watts, a scooter alcança a velocidade máxima de 45Km/h. Seu desempenho é semelhante ao de uma moto de 50cc, porém com um pouco mais de arrancada para o uso urbano. Sua aplicação é recomendada para pequenos e médios deslocamentos, de preferência no terreno plano ou em vias com até 20% de inclinação. Como o motor funciona aplicado na roda traseira, a V500 dispensa alavancas e pedais de câmbio: para pilotá-la basta ligar o contato e acelerar girando a manopla. Não é preciso mudar de marcha.
A exclusividade do modelo começa pelo design consagrado das motonetas, lançadas na década de 1950 pela fábrica italiana Lambretta, de Ferdinando Innocenti. É impossível não atrair olhares curiosos ao guiar a V500 pelas ruas.
Na parte dianteira, um farol redondo e com aro cromado, além dos indicadores de seta na cor amarela, tal como nos carros antigos. O conjunto dianteiro se integra ao pára-lama da cor da carroceria, que envolve os pneus aro 10´´ e a suspensão de garfo telescópico.
O painel também se diferencia na V500. Todos os mostradores são cromados; velocímetro e hodômetro com fundo iluminado na cor branca, marcador de carga da bateria e luzes espia. O guidão igualmente cromado completa o visual do painel junto com os retrovisores.
Para facilitar a vida do motociclita, a V500 conta com um porta luvas integrado ao conjunto dianteiro da carenagem. Sob o banco, maior espaço para acomodar volumes maiores e também o capacete. Na parte traseira, um suporte permite a instalação de um bagageiro extra (opcional) ou serve de apoio para amarrar volumes.
A V500 está disponível nas cores; vermelho metálico com branco, azul royal com branco, preto e branco, amarelo sólido com branco e verde metálico com branco.
Ficha técnica V500
Categoria: Veículo de Propulsão Elétrica
Motor: Elétrico de Corrente Contínua
Potência: 500 W
Torque: 7 Nm a 450rpm
Transmissão: Motor aplicado diretamente na roda
traseira.
Sistema de Partida: Sem assistência – Chaveamento Liga / Desliga
Bateria: 48Vdc x 20AH – Tipo Selada – Chumbo / Ácido
Autonomia: 40 Km
Carregador: 110 ou 220 Vac
Tempo para Recarga: 02 - 06 horas.
Velocidade Máxima: 45 Km/h
Capacidade Max. de carga: 80 Kg
Pneus Dianteiros/Traseiros: 3” x 10”
Suspensão Dianteira: Braço Oscilante – 85 mm
Suspensão Traseira: Conjunto Duplo de Molas 185 mm.
Freios Dianteiro e Traseiro: Tambor – ambos de acionamento manual
Dimensões do Veículo: 1,700 (c) x 700 (l) x 1,100 (a) mm
Altura do Assento ao Solo: 830 mm (posição do condutor)
Peso Bruto do Veículo: 80 Kg.
Óleos Lubrificantes: Isento – Não Aplicável.