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Chevrolet equipa Astra 2010 para dar fôlego ao modelo que vende bem

24/07/2009 - 11:32 - Redação

O Chevrolet Astra é a tipica receita de Chevrolet do Brasil: carro que vende bem, independente do design ultrapassado. Isso pode ser visto na picape S10 e no sedan Classic. O Astra mantem a liderança em vendas no segmento de hatches médios do Brasil, que já dura 10 anos – neste período, o modelo atingiu a marca de mais de 310.000 unidades vendidas no Brasil. Para a linha 2010, que chega às concessionárias Chevrolet de todo o País no final de julho, ganhou novos conteúdos para agradar ainda mais aos exigentes consumidores desta categoria, entre eles ar-condicionado eletrônico digital e rodas de liga leve aro 16 polegadas. O valor também ficou atraente, R$ 44.389.

As novidades do Chevrolet Astra 2010 referem-se a diversos quesitos, selecionados durante pesquisa de mercado realizada pelo Marketing da Chevrolet. Segundo o estudo, os consumidores de modelos do segmento de hatches médios no Brasil levam em consideração, no momento da compra, desempenho, conforto e comodidade (nível de equipamentos disponíveis), design e relação custo-benefício.

“O Chevrolet Astra com estes novos conteúdos torna-se ainda mais competitivo no segmento dos hatches médios, onde é líder há 10 anos”, observa Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul. “Trata-se de um automóvel com um conjunto motor-transmissão já comprovado, excelente espaço interno, amplo porta-malas para seu segmento, além de desempenho e estabilidade em curvas incríveis”, acrescenta o executivo.

Além da liderança histórica, o Chevrolet Astra segue para seu 11º ano na frente. “Em 2009, foram comercializadas no mercado interno 13.346 unidades no acumulado do primeiro semestre, o equivalente a uma participação de 24% no segmento de hatches médios. Esse volume é 3.773 veículos a mais do que o registrado pelo modelo segundo colocado no ranking de janeiro a junho deste ano”, salienta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Jaime Ardila acrescenta que, além desta liderança do Astra, a Chevrolet comemora um novo recorde histórico mensal de vendas ao mercado interno no mês de junho, superando em 3.018 unidades o recorde anterior, de 55.629 veículos estabelecido em julho de 2008. Foram comercializados em junho 58.647 veículos Chevrolet, a melhor marca já registrada em 84 anos de presença da GM no mercado automobilístico brasileiro.

Novidades no Astra 2010 seguem os desejos do consumidor

As novidades implementadas no Astra 2010 seguiram os desejos do consumidor da categoria, com a introdução de um pacote muito similar ao da versão Elegance, a mais sofisticada da linha.

No aspecto conforto, que diz respeito ao nível e quantidade de equipamentos, o modelo vem agora, de série, com ar-condicionado eletrônico digital com controle automático da temperatura, regulagem elétrica de altura dos faróis halógenos e faróis com desligamento automático temporizado - após o seu acionamento com o veículo desligado, os faróis permanecem acesos por 15 segundos.

Também são itens de conforto no Chevrolet Astra 2010 o espelho retrovisor eletrocrômico (escurecimento automático e antiofuscante) e luz de cortesia integrada com ativação e desativação automáticas; limpador do vidro traseiro acionado automaticamente ao engate da marcha à ré, sempre que o limpador de parabrisas estiver ligado; banco traseiro rebatível com encosto dividido 1/3 e 2/3; descansa-braço central; e portinhola de acesso ao porta-malas pelo habitáculo.

No aspecto design, outra importante razão de compra dos hatches médios, as novidades do Chevrolet Astra 2010 são as rodas de liga leve aro 16 polegadas (que vieram da versão SS), farol de neblina no parachoque dianteiro, aerofólio traseiro (exceto para a configuração de entrada), ponteira do escapamento polida e em formato “oval”, além de instrumentos no painel com moldura preta, fundo branco, ponteiros pretos e anéis cromados.

O Chevrolet Astra 2010 também se destaca pelo desempenho do motor Flexpower 2.0, que recebeu importantes modificações este ano e agora desenvolve 140 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com álcool, e 133 cv a 5.600 rpm, com gasolina. Esta motorização ainda está mais econômica e ecológica.

“É importante ressaltar ainda a excelente relação custo-benefício do Chevrolet Astra 2010. Pode-se dizer, então, que o consumidor terá um modelo muito mais completo, por um preço de mercado ainda mais competitivo”, avalia Marcos Munhoz, diretor de Marketing e Vendas da Chevrolet.

Chevrolet Astra é o mais vendido do segmento

Além de manter a liderança em 2009, que já dura 10 anos, com as 13.346 unidades do Astra vendidas ao mercado interno, a Chevrolet ainda é mais forte no segmento de hatches médios, ao somar o número de emplacamentos do Vectra GT, que ocupa a quinta posição no ranking, com 5.460 veículos no primeiro semestre deste ano. Desta forma, Astra e Vectra GT, juntos, somam 18.806 unidades entre os hatches médios preferidos dos brasileiros e representam praticamente 35% do segmento.

Em junho de 2009, o Chevrolet Astra também ocupou a liderança no segmento dos hatches médios com 3.274 veículos vendidos ao mercado interno, o equivalente a 27% de participação. Foram 1.310 unidades a mais que o modelo segundo colocado no mesmo período.

Apesar do segmento de hatches médios no Brasil ser bastante concorrido, com nove marcas diferentes do ranking dos ’10 mais’, no acumulado de 2009, a cada 100 carros comercializados, 35 são da Chevrolet. Além disso, somando os volumes do 6º, 7º, 8º, 9º e 10º colocados, eles não alcançam a marca obtida pelo Chevrolet Astra no primeiro semestre deste ano.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CHEVROLET ASTRA 2.0 FLEXPOWER HATCHBACK
 
Modelo:  Chevrolet Astra 2.0 Flexpower Hatchback
 Carroceria / motorização: Hatchback, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção:  Monobloco, aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação:  São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
Principais competidores:  Fiat Stilo, Ford Focus e Volkswagen Golf
MOTOR
Modelo:  N20XF
Disposição:  Transversal
Número de cilindros:  4 em linha
Cilindrada (cm3):  1.998
Diâmetro e Curso (mm):  86,0 x 86,0
Válvulas:  SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível:  Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)
Taxa de compressão:  11,5:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):  Gasolina: 133 cv a 5.600 rpm
Álcool: 140 cv a 5.600 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):  Gasolina: 18,9 kgfm (185 Nm) a 2.600 rpm
Álcool: 19,7 kgfm (193 Nm) a 2.600 rpm
Combustível recomendado:  Álcool hidratado e/ou gasolina comum
Rotação máxima do motor (rpm):  6.400
Bateria:  12V, 55 Ah
Alternador:  120 A
Consumo NBR 7024 (km/l)
Cidade/Estrada/Média):  Transmissão manual:  Gasolina: 11,1 / 16,4 / 13,0
Álcool: 7,5 / 11,0 / 8,8
   Tranmissão automática:  Gasolina: 10,5 / 15,0 / 12,1
Álcool: 7,5 / 10,3 / 8,6
TRANSMISSÃO
Modelo:  F17-5 Plus WR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira:  3,73:1
Segunda:  1,96:1
Terceira:  1,32:1
Quarta:  0,95:1
Quinta:  0,76:1
Ré:  3,31:1
Diferencial:  3,94:1
Modelo automático:  AF-20
Automático de 4 velocidades à frente (3 programas:
Econômico/Esportivo/Inverno)
Relação de marchas:
Primeira:  3,67:1
Segunda:  2,10:1
Terceira:  1,39:1
Quarta:  1,00:1
Quinta:  0,76:1
Ré:  4,02:1
Diferencial:  2,86:1
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira:  Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora
Traseira:  Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção:  Hidráulica, pinhão e cremalheira
Direção redução:  17,0:1
Direção número de voltas
(batente a batente):  3,2
Diâmetro de giro (m):  10,1
FREIOS
Tipo:  Discos ventilados dianteiros, tambores traseiros
Disco diâmetro x espessura (mm):  Dianteiro: 256 x 24; traseiro 230 x 40
 
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo:  16 x 6 - liga leve
Pneus:  205/55R16
 
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm):  2.614
Comprimento total (mm):  4.199
Largura carroceria (mm):  1.709
Largura total (mm):  1.989
Altura (mm):  1.431
Bitola (mm):  Dianteira: 1.484; traseira: 1.460
Altura mínima do solo (mm):  115
Peso em ordem de marcha (kg):  1.180
Distribuição de peso
(%dianteira/traseira):  61/39
 
CAPACIDADES
Porta-malas (litros):  370 à 1.180
Carga útil (kg):  500
Tanque de combustível (litros):  52
Óleo do motor (litros):  4,25 (4,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros):  7,0
Sistema de partida a frio (litros):  0,515
 
DESEMPENHO
Transmissão Manual
Velocidade máxima (km/h):  Álcool: 200
Gasolina: 195
Aceleração 0 a 100 km/h (s):  Àlcool: 9s8
Gasolina: 10s3
Aceleração 0 - 400 m (s):  Álcool: 17s0
Gasolina: 17s3
Aceleração 0 – 1.000 m (s):  Álcool: 31s0
Gasolina: 31s7
Retomada 40 a 100 km/h (s):  Álcool: 14s8 (4a marcha)
Gasolina: 15s7 (4a marcha)
Retomada 80 a 120 km/h (s):  Álcool: 13s5 (5a marcha)
Gasolina: 14s8 (5a marcha)
Transmissão Automática
Velocidade máxima (km/h):  Álcool: 198
Gasolina: 190
Aceleração 0 a 100 km/h (s):  Álcool: 11s2
Gasolina: 12s0
Aceleração 0 - 400 m (s):  Álcool: 18s2
Gasolina: 18s4
Aceleração 0 – 1.000 m (s):  Álcool: 31s5
Gasolina: 33s2
Retomada 40 a 100 km/h (s):  Álcool: 8s3
Gasolina: 8s9
Retomada 80 a 120 km/h (s):  Álcool: 8s2
Gasolina: 8s6

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