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Mitsubishi Outlander fica com cara de Lancer

08/10/2009 - 16:23 - Redação

Para 2010 a Mitsubishi Motors apresenta o Outlander GT, seu crossover esportivo de luxo, com visual inspirado no desenho do Lancer X. O modelo foi idealizado dentro de um conceito inovador de veículo e reúne a comodidade e o rodar confortável dos automóveis de passeio com a segurança e a versatilidade dos SUVs.

Capô, pára-lamas, grade dianteira, faróis principais com cinco regulagens de altura, faróis auxiliares com moldura cromada, compõem e realçam um visual esportivo e agressivo. Os instrumentos receberam nova grafia, possibilitando fácil visualização e leitura.

Outro detalhe que chama a atenção nas soluções apresentadas para o Outlander GT 2010 refere-se à iluminação traseira, feita por meio de leds. As rodas com novo design e aro de 18 polegadas de diâmetro, que abrigam pneus esportivos de perfil baixo, acentuam o caráter de esportividade desse crossover.

Ergonomia é um dos pontos altos do Outlander GT 2010, de acordo com a Mitsubishi. Os bancos dos passageiros, por exemplo, estão posicionados a uma altura ideal, ou seja, a entrada e a saída do interior do Outlander GT 2010 podem ser feitos sem que se tenha que subir ou descer do carro. O ponto de visão do motorista desse crossover também está localizado em posição privilegiada. Como o Outlander GT tem maior vão livre do solo e, conseqüentemente, maior altura total do veículo, a visão de quem está dirigindo ficam posicionada pelo menos 10 centímetros acima dos motoristas que conduzem veículos convencionais. Isso garante melhor visibilidade periférica ao dirigir e também durante as manobras feitas em espaços restritos.

O vão livre do solo fica em 215 mm, o que permite um bom comportamento em terrenos acidentados e na ultrapassagem de eventuais obstáculos. Sua suspensão é independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e Mult-link, na traseira.

Motor com sistema MIVEC: agora com 240 cv

A versão topo de linha, chamada de GT possuí motor V6 a gasolina, de 3,0 litros de capacidade, que recebeu mais força passando a ter 240 cv de potência a 6250 rpm e 31 kgf.m de torque a 3750 rpm, resultado de apurado trabalho de desenvolvimento de engenharia, que envolveu recalibragem, alívio da massa interna do motor e a redução do atrito entre suas partes móveis. Montado transversalmente, o motor tem bloco, cabeçote e cárter de alumínio, e além do grande desempenho, o motor é um dos responsáveis pela boa relação peso/potência do Outlander GT 2010. O sistema MIVEC, desenvolvido pela Mitsubishi, atua nos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão para aperfeiçoar seu desempenho nos mais diferentes regimes de rotação.

Preços

A versão GT saí por R$ 126.400 (preço aqui de Campo Grande-MS). E ela não tem opicionais. O carro vem completo. Já uma versão "mais calma", com motor de 4 cilindros em linha e um acabamento menos requintado, também pode ser encontrada na rede de concessionárias aqui de MS por iniciais R$ 105.900. Mas o carro chefe do lançamento é a versão GT mesmo.

Câmbio seqüencial de seis marchas

A transmissão INVECS II automática de seis marchas com seqüencial Sportronic, que possibilita a troca de marchas na alavanca e paddle shifts que permite a troca de marchas também no volante de direção, proporciona ao veículo esportividade, bom escalonamento de marchas e o perfeito aproveitamento das potencialidades do motor. De acordo com a montadora, o resultado é a maximização do torque do motor e a sensação do prazer ao dirigir. O Outlander GT 2010 também oferece o sistema "Multi-Select Trimode”, que permite a escolha de três diferentes tipos de tração através de um seletor posicionado no console central (4x2, 4x4 On-Demand e 4x4 bloqueado).

Por dentro

Os bancos do Outlander GT 2010 têm design esportivo, são revestidos em couro, têm alta retenção devido a bordas laterais bem pronunciadas e contam com aquecimento elétrico para os assentos dianteiros. O traseiro é bipartido na proporção 60/40, deslizante, rebatível por comando elétrico e dobrável. O banco do motorista pode ser ajustado eletricamente em distância, altura e inclinação e o ar-condicionado é automático com filtro de partículas para garantir melhor qualidade do ar na cabine.

O porta-malas conta com o conceito de tampa traseira bipartida tipo "Flap Fold”, que facilita o acesso ao seu interior e a acomodação de bagagens volumosas. Com o encosto dos bancos na posição normal, ele tem 715 litros de capacidade, valor que aumenta para 2.000 litros com o exclusivo rebatimento elétrico da segunda fileira de bancos. O Outlander GT também conta com ganchos de fixação e três tomadas auxiliares de 12V.

Para aumentar o conforto e a segurança dos usuários o modelo vem de série, com sensor de chuva (acionando automaticamente o limpador de pára-brisa) e sensor de luminosidade (acendendo os faróis e painéis de instrumentos quando há pouca iluminação natural). Também recebeu novos detalhes de acabamento na moldura da alavanca de câmbio e no painel.

Computador de bordo com tela LCD com 11 funções e sistema keyless de abertura e travamento das portas com alarme, piloto automático (Cruise Control) e immobilizer são somente mais alguns dos itens de conveniência e segurança do Outlander GT. O Sistema Multimidia Power Touch, com tecnologia touch screen e tela de 7 polegadas, tem sistema SVC (Speed-Sensitive Volume Compensation) que monitora e controla o volume do áudio em função da velocidade do veículo.

Os recursos desse áudio são: sistema Bluetooth estéreo com viva-voz integrado, Áudio Streaming que capta músicas do seu celular sem necessidade de fios, sistema CD/DVD-R, conexão para iPod e entrada USB para pen drive de até 15 mil músicas. Entre os acessórios está o sistema de navegação GPS, que contém mais de 1.200 cidades mapeadas, recursos em 3D para pontos de referência e navegação interativa.

Segurança

A Mitsubishi dotou o Outlander GT 2010 do sistema RISE de deformação controlada, ou seja, ele tem uma estrutura que melhor absorve os impactos frontais ou traseiros em caso de colisão. Seu monobloco foi desenvolvido com a presença de uma cinta que adiciona reforço estrutural e os pedais e a coluna de direção são retrateis. O teto de alumínio diminui o peso do veículo e colabora para baixar o centro de gravidade, garantindo maior estabilidade.

Para a segurança dos seus ocupantes o modelo vem equipado com oito airbags, sendo dois dianteiros inteligentes com velocidade de abertura controlada eletronicamente, em duplo estágio para responder de modo adequado aos impactos, airbags laterais e airbags de "cortina”.

O sistema de freios a disco nas quatro rodas conta com ABS de quatro canais e EBD sistema que controla eletronicamente a distribuição de força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro em função da carga do veículo &#8213, garantindo trajetória correta e segura mesmo nas situações limites de frenagem. O veículo também vem equipado com o ASC controle ativo de estabilidade e tração, que mantém trajetória segura em curvas, mudanças bruscas de direção, pisos escorregadios ou em altas velocidades.

O Outlander GT 2010 já é vendido nas concessionárias da marca e está disponível nas cores: Silver, Medium Gray, Black Mica, White Pearl e Platinum Beige.

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