Todo "motoqueiro" de primeira viagem compra uma moto de no máximo 150 cilindradas, mas sonha em ter uma "esportiva" de 250 cc. Esse é o status que tem a CBX 250 Twister da Honda. E o modelo street sport 2008 já está nas concessionárias de todo o Brasil.
De acordo com a marca japonesa, a Twister 2008 chega para atender às expectativas do público que deseja diferenciação e esportividade no dia-a-dia. A Honda afirma ainda que o modelo traz mais arrojo e dinamismo com o novo grafismo, nas cores cinza metálico, preta e amarela, além da vermelha, que apresenta tonalidade ainda mais viva, seguindo a tendência dos modelos superesportivos da Honda (linha CBR).
O conceito naked da motocicleta, sem carenagem e com o motor exposto, é um reforço a sua esportividade, que também é favorecida por itens como escapamento de grande volume, pára-lamas com traços aerodinâmicos, pneus largos e rodas de liga leve.
O painel eletrônico possui velocímetro e tacômetro eletrônico, e um dispay digital que reúne dados como hodômetro (total e parcial), marcador de nível de combustível e relógio, enquanto leds indicam a posição “neutro”, farol alto, sinalizadores e descanso lateral. O conjunto de interruptores é de fácil acesso e inclui lampejador do farol alto e alavanca do afogador.
O farol com refletores multifocais proporciona boa visibilidade noturna, com maior área de iluminação e menor índice de dissipação. Para preservar a segurança do motociclista, o equipamento acende automaticamente ao acionar a chave no contato. Destaque também para o interruptor que corta o funcionamento do motor caso a marcha seja engatada com o cavalete lateral acionado.
Motor DOHC
O motor DOHC (Double Over Head Camshaft) com duplo comando de válvula no cabeçote, de 249 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e arrefecido a ar, apresenta uma boa performance na classe 250 cm3. Desenvolve potência máxima de 24 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 2,48 kgf.m a 6.000 rpm.
Para arrefecimento do óleo, há um radiador compacto, que mantém sua temperatura estável em qualquer rotação. Além disso, o câmbio de seis marchas tem escalonamento que aproveita toda a curva de torque em função da maior rotação que o motor atinge.
O tanque de combustível com capacidade para 16,5 litros assegura excelente autonomia para longos percursos. O modelo é equipado com partida elétrica e bateria selada isenta de manutenção periódica.
Rodas de liga leve aro 17’’, com pneus esportivos sem câmara de perfil baixo, asseguram ótima aderência ao solo. Os freios, dianteiro a disco, com 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão, e traseiro a tambor, com 130 mm de diâmetro, proporcionam frenagens precisas e seguras.
A CBX 250 Twister 2008 está disponível ao público com preço público sugerido de R$ 9.484,00 (base Estado de São Paulo), sem despesas com frete e seguro. A garantia é de 12 meses, sem limite de quilometragem.