WWW.SHOPCAR.COM.BR

Scania cabriolet com 1000cv

05/04/2010 - 10:38 -

Ao Norte da Suécia, bem no coração da Escandinávia, encontra-se o mais famoso customizador de Caminhões da Europa. Trata-se de Svempa Bergendahl, coroado o rei na incrível arte de customizar caminhões.

A oficina de Svempa existem varias Scania R620 V8 para serem personalizadas por ele, Svempa enriqueçe o interior da cabine com detalhes e tecnologia como TV, vídeo e DVD, bancos e volantes em couro e rodas especiais de alumínio que são produzidas por ele mesmo. Depois de prontos, esses cavalos-mecânicos passam a valer mais de 140 mil euros na Italia.

Na última década Sven Erik, o primeiro nome de Svempa, customizou mais de 400 caminhões na Europa. Começou com essa arte nos anos 80, customizando seu primeiro caminhão (uma Scania R141H 6x2) em 1989. Na Holanda recebeu o prêmio de ‘Caminhão mais bonito da Europa’. Em 2006 foi para Turim receber das mãos do mestre Pinni Farina o prêmio por uma de suas ‘obras’, coroada como o ‘caminhão mais bonito do mundo’.

Entre os mais de 400 caminhões customizados, a obra prima do sueco é o R999. Essa espetacular máquina era nada menos que um velho cavalo mecânico Scania T500 cujo destino seria o ferro velho. Svempa e sua equipe cortaram o teto da boléia, rebaixaram o pára-brisa em 35 centímetros, cortaram as portas, reduziram a distância para o solo em 10 centímetros e no bico do caminhão, colocaram uma grade da nova Série R.

Reconstruído a partir do zero com peças usadas, o cabriolet foi pintado em três camadas (prata por baixo, vermelho transparente no meio e verniz por cima). Somente essa pintura consumiu cerca de 15 mil dólares. Não satisfeito, distribui cromados nas janelas traseiras, amortecedores e no tanque ao estilo americano, além das rodas e outros detalhes.

Painel e volante de fibra de carbono, com o assoalho da cabine feito de vidro para que a caixa de câmbio possa ser vista em ação. Muito couro revestindo as poltronas, com detalhes mais que exclusivos. E sob o capô um motor V8 de 16 litros e 500 hp ajustado para gerar mil cavalos de potência. Esse potente motor bi-turbinado teve o comando de válvulas e o sistema de injeção de combustível substituídos para se ajustar a nova potencia.

A transmissão automatizada é da Alisson, com elevada relação do diferencial. E tanta força só poderia resultar em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos (confira o video clicando aqui). Nada mal para uma máquina que ultrapassa os 200 km/h e deixa o público Europeu apaixonado.

Nos eventos que Svempa é convidado, ele gosta é de queimar pneu e sentir o atrito da borracha no asfalto. Afinal foram 5 mil horas dedicadas à concepção desse sonho.

https://www.shopcar.com.br/noticias/scania-cabriolet-com-1000cv/05-04-2010/4214