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Volvo testa ônibus híbrido em São Paulo

20/10/2010 - 22:53 - Redação

Depois de testar o ônibus híbrido em Curitiba, no Paraná, a Volvo Bus assinou acordo com a Prefeitura de São Paulo para trazer o modelo para a cidade. O teste terá duração de quinze dias a partir desta quarta-feira, 20. A intenção é verificar a viabilidade econômica , já que o potencial técnico do modelo foi comprovado nos testes em várias cidades do mundo.

O veículo híbrido em paralelo combina um motor a diesel de 5 litros e potência de até 210 cv com um elétrico de 160 cv. O conjunto promete redução de 35% no consumo de combustível e nas emissões de CO2 e de 50% nas emissões de NOx e material particulado.

A economia é feita com o desligamento do motor a combustão em pequenas paradas, o que também diminui o ruído do veículo, e com a frenagem regenerativa. “Esta foi uma preocupação muito grande. Não poderíamos fazer um ônibus que precisasse ser plugado na tomada para ser recarregado. Essa solução garante autonomia e aproveitamento energético”, explica Luís Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

O modelo, já produzido em série na Suécia, poderá ser montado também na planta de Curitiba, no Paraná. “Estamos concorrendo com algumas outras unidades para fabricar o veículo. O investimento para iniciar a produção local seria de cerca de US$ 30 milhões”, estima o executivo. Segundo ele, empresa poderá fabricar o modelo 4x2 no Brasil a partir em 2012, o articulado em 2013 e o biarticulado em 2014.

Cidade

A Prefeitura de São Paulo aponta que o veículo híbrido pode ser uma solução para a cidade, que busca energias mais limpas para o transporte e já testa modelos movidos a etanol e diesel de cana-de-açúcar. Com cerca de 15 mil ônibus em circulação, o município já iniciou um estudo de origem e destino de cargas e passageiros para buscar soluções de mobilidade e emissões de poluentes.

O preço do ônibus híbrido, entre 40% e 50% mais caro do que um convencional, não deve impedir a adoção do veículo caso os testes deem certo. “O baixo consumo de combustível compensa o investimento mais alto”, defende Marcelo Branco, secretário dos Transportes.

Financiamento

Outra iniciativa para ampliar o uso de energia limpa no transporte da cidade é criar um fundo para financiar veículos mais ecológicos. Branco explicou que a principal fonte de renda para iniciativa serão as multas aplicadas aos veículos que não passam pela inspeção veicular, cerca de 40% da frota de quase sete milhões de veículos da cidade.

O secretário adiantou que a ação será definida em breve em parceria com a secretaria do Verde e Meio Ambiente. “Sabemos que estas melhorias no transporte têm um preço elevado mas o custo ambiental gerado por tecnologias ruins e ultrapassadas também é muito alto”, conclui Branco.

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