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Land Rover Freelander 2 ganha opção de motor diesel

13/06/2011 - 18:35 - Redação

Grande sucesso de vendas da Land Rover no Brasil desde sua apresentação ao público em 2007, o Freelander 2 chega com opção de motor diesel, que traz ampla autonomia, torque elevado e extremo conforto ao motorista. Com 2.2 litros e 190 cavalos de potência, o novo propulsor acaba de ser disponibilizado nas 30 concessionárias da marca espalhadas pelo País.

A linha 2011 do Freelander 2, em geral, apresentou crescimento em vendas de 23% entre Janeiro e Abril de 2011, em relação ao mesmo período do ano pasado, representando 36% das vendas da marca no Brasil.

Os modelos 2011 do Freelander trazem design exterior renovado, com um friso cromado na tampa do porta-malas, para-choque dianteiro redesenhado, nova grade frontal e rodas de 18 ou 19 polegadas com design mais arrojado. Por dentro, o veículo ganhou um painel de instrumentos renovado e novas opções de revestimento dos bancos.

Motor diesel

Extremamente silencioso e eficiente, o novo motor 2.2 diesel SD4 desenvolve 190 cavalos de potência e 420 Nm de torque. O propulsor possui um turbo compressor de geometria variável, o que otimiza consideravelmente seu desempenho.

Desenvolvido especialmente para o novo motor SD4, esse turbo compressor de geometria variável traz um sistema de refrigeração a água, que lhe permite funcionar em temperaturas extremamente elevadas, além de proporcionar mais potência e torque.

O motor também traz consigo o sistema common rail de injeção de combustível, com injetores de elevada velocidade e com máxima otimização no processo de combustão.

O veículo ainda é equipado com o Sistema Inteligente de Gestão de Potência (IPMS) que utiliza a energia cinética gerada pelas frenagens como fonte de energia para o carregamento da bateria, dispensando a utilização de combustível para tal.

Um sistema de sensores posicionado no coletor de escape permite o monitoramento extremamente preciso da temperatura interna do turbo compressor, o que proporciona maior eficiência do turbo, menor consumo de combustível, sem que seu desempenho e robustez sejam comprometidos. Tudo isso permite níveis de consumo extremamente baixos e ampla autonomia, que pode chegar a até 972 quilômetros com um tanque de diesel.

A economia de combustível e os baixos índices de emissões de gases poluentes não comprometem o desempenho do novo Freelander 2 com motor SD4 diesel. O modelo sai da imobilidade aos 100 km/h em 9,5 segundos. Os 190 km/h de velocidade máxima garantem o excelente rendimento do veículo.


Além da economia, dos baixos índices de emissões de gases poluentes e do excelente desempenho, os mínimos níveis de ruídos também impressionam. A tampa do motor traz nervuras adicionais que reduzem os ruídos emitidos. Uma camada emborrachada foi aplicada no topo e na base do motor para absorver o ruído gerado pelo funcionamento dos injetores.

Por último, a tampa do motor foi produzida com materiais que podem ser reciclados ao final da vida útil do veículo.

Transmissão

A transmissão automática de seis velocidades Aisin Warner AWF21 foi desenhada para proporcionar uma condução extremamente confortável, com respostas rápidas e trocas quase que imperceptíveis ao motorista. Isso graças a incorporação de rolamentos de rolos cônicos, discos de baixa resistência aos rolamentos e a utilização de um fluído de baixíssima viscosidade. Além disso, um sistema inteligente reduz as rotações do motor quando o veículo encontra-se parado no modo Drive, o que otimiza o consumo de combustível.

A relação de marchas foi configurada de forma a proporcionar dirigibilidade com extremo conforto e respostas rápidas aos comandos do motorista, sem prejudicar o desempenho fora de estrada e as características do exclusivo sistema Terrain Response® que, ao simples giro de um botão, adapta todas as configurações de motor, câmbio e tração do veículo de acordo com o tipo de piso em que se trafega – asfalto, areia, terra/lama  ou grama/neve.

Novo design por dentro e por fora

A linha 2011 do Freeelander 2 traz design renovado em comparação com sua versão anterior. O para-choque dianteiro e a grade frontal sofreram modificações, assim como os conjuntos óticos traseiros e dianteiros que ganharam novo acabamento para maior nitidez, principalmente à noite. Os faróis de neblina também ganharam nova moldura.

Todas as maçanetas de abertura das portas e do porta-malas chegam agora na cor da carroceria, assim como os espelhos retrovisores (com área 10% maior) e os esguichos limpadores dos faróis dianteiros.

Por dentro, o Freelander 2 2011 ganhou duas novas opções de cores de dos bancos na versão HSE que vem em couro premium Windsor, além de diferentes opções de acabamento em materiais nobres. Os assentos possuem dois níveis de ajuste elétrico, com 10 ou 14 posições diferentes, de acordo com a versão.

O veículo ainda conta com inúmeros atributos que garantem a segurança de todos os seus ocupantes. O Command Driving Position proporciona ao motorista boa visibilidade dos quatro cantos do veículo, que oferece ainda nove airbags, incluindo um para proteger os joelhos do condutor. A disposição do motor, não apenas aumenta o espaço interno para os ocupantes, mas também garante segurança ao deslocar-se em direção ao solo em caso de colisão, evitando que as partes do motor invadam o habitáculo. Tal fato garantiu que o Freelander 2 recebesse 5 estrelas no teste Euro NCAP, considerado referência mundial em segurança de tráfego.

Mais do que um simples veículo, o Freelander 2, assim como todos os demais modelos produzidos pela Land Rover, foi testrado sob condições extremas em diversar regiões do mundo: no Reino Unido, EUA, Oriente Médio, Austrália e Rússia, sob temperaturas que podem variar entre -40°C e +50C° e até 95% de umidade relativa do ar, além de  percorrer locais em altitudes de até 4 mil metros.

Ficha Técnica 2011 Freelander 2
SD4 190 CV automático 4WD

Altura (mm)
 1740

Largura (mm)
 2195
 
Comprimento (mm)
 4500
 
Distância entre eixos (mm)
 2660
 
Diâmetro de viragem (m)
 11,3
 
Peso kg
 1805
 
Suspensão dianteira
 MacPherson
 
Suspensão traseira
 Conjunto de tirante e barra estabilizadora
 
Freios
 Discos dianteiros ventilados - 300mm, sólidos traseiros - 302mm
 
Direção
 Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
 
Sistema de tração integral
 Sistema de tracção integral permanente com diferencial traseiro Haldex.
 
Motor
 Transversal, 4 cilindros em linha, turbo diesel 16-válvulas, injecção common rail.
 
Cilindrada – cc
 2.179cc
 
Diâmetro / curso (mm)
 85x96
 
Relação de compressão
 15,8:1
 
Potência Máxima CV (kW)
 190 (140)
 
Torque máximo (Nm)
 420
 
Consumo de combustível - UE (L/100km)
Urbano
5,7
Estrada
8,7
Combinado
7,0
 
Emissões
 EU5
 
CO2 g/km
 185
 
Sistema de Transmissão
 Aisin SWF21 automática 6 velocidades
 
Capacidade do tanque de combustível (litros)
 68
 
Autonomia (km)
 970
 
Aceleração 0-100 km/h (seg.)
 9,5
 
Velocidade Máxima (km/h)
 190

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