Em colaboração com a consultoria IHS Global, a Forbes divulgou uma relação prévia dos carros que mais fizeram sucesso em 2011, um ano em que terremotos, tsunami, inundações recordes e iene fortalecido penalizaram as fabricantes japonesas. As vendas globais da Toyota recuaram 6% e a empresa perdeu posição no ranking para General Motors e Volkswagen.
Apesar de todos os transtornos, a Toyota teve o Corolla (foto) como best-seller mundial. Fabricado em 15 países (há uma nova fábrica no Mississippi) e vendido em mais de 140 mercados, o veículo constitui a definição perfeita de um carro econômico, segundo a Forbes: é pequeno, barato, confiável e demonstra eficiência no consumo de combustível. A fabricante projeta a venda de 1,02 milhão de Corollas este ano, 2% acima do volume obtido em 2010, de acordo com a previsão da IHS Global Insight, cujos números oficiais de vendas serão anunciados em janeiro.
Foi um ano ainda mais difícil para a Honda Motor, que foi duramente atingida pela escassez de peças relacionadas com desastres naturais do ano. As opiniões sobre o novo Civic também não foram unânimes e as vendas caíram 12,5% sobre 2010. Há dois anos, o Civic foi o quinto carro mais popular do mundo. Este ano, com vendas de 555.071, não ficou sequer entre os Top 10.
Os concorrentes aproveitaram os problemas dos fabricantes japoneses. A Volkswagen e as montadoras coreanas Hyundai Motor e Kia Motors saltaram à frente na corrida global de vendas. O Hyundai Elantra, conhecido como Avante na Coréia, já é quase tão popular quanto o Corolla, com uma previsão de 1,01 milhão de unidades vendidas. Dois anos atrás, não estava ainda no Top 10.
O subcompacto Kia Rio , recentemente redesenhado, está classificado em nível mundial em quinto lugar, com vendas estimadas de 815 mil unidades, mas cerca de 500 mil correspondem à geração anterior, construído e comercializado no Irã pela joint venture Saipa, que controla metade do mercado iraniano.
A Volkswagen, que pretende se tornar a maior montadora do mundo até 2018, está pegando ritmo, segundo a IHS. A linha de veículos redesenhados de pequeno e médio porte interessou aos compradores de carros ao redor do globo em 2011 e teve três deles, Jetta, Golf e Passat, entre os carros best-sellers.
Uma das características comuns aos mais vendidos é serem modelos globais, distribuídos em muitos países com pequenas modificações para atender regulamentações regionais. Os benefícios dessa estratégia são custos mais baixos para ferramental, desenvolvimento e produção e as marcas mais fortes. A General Motors e a Ford Motor têm se movido nessa direção. O Ford Focus e o Fiesta estão classificados em quarto e sexto, respectivamente, no ranking, enquanto o Chevrolet Cruze aparece em nono lugar na relação.
A questão que fica para resposta em 2012 é a possível recuperação da Toyota e da Honda. Rebecca Lindland, analista sênior da IHS Global Insight, pensa que será haverá ainda dificuldades para as japonesas, uma vez que outras empresas elevaram o jogo.
Os Top 10 de 2011
1º Toyota Corola
O primeiro do ranking lobal teve 1,02 milhão de unidades comercializadas, 2% acima do volume de 2010.
2º Hyundai Elantra
Conhecido como Avante na Coréia, já é quase tão popular quanto o Corolla, com 1,01 milhão de unidades. Dois anos atrás não aparecia ainda no Top 10.
3º Wuling Sunshine
O veículo produzido em joint venture com a GM vendeu 943 mil unidades.
4º Ford Focus
O novo Focus, agora virtualmente o mesmo nos mercados globais, é uma resposta à estratégia “One Ford”. Vendeu 919 mil unidades.
5º Kia Rio
O veículo foi recentemente redesenhado para mercados como o norte-americano, mas a versão anterior responde por vendas acima de 500 mil unidades entre as 815.337 comercializadas.
6º Ford Fiesta
O Ford Fiesta, que já chegou ao Brasil, registrou a venda de 781.147 mil unidades.
7º Volkswagen Jetta
A popularidade do veículo assegurou a comercialização de 745 mil unidades em todo o mundo.
8º Toyota Camry
O carro mais vendido na América do Norte é também popular globalmente, com a venda de 726 mil unidades.
9º Chevrolet Cruze
O novo veículo da General Motors registra vendas fortes em diversos países, não apenas nos Estados Unidos. Com a produção crescente, dobrou as vendas em 2011, para 691 mil unidades.
10º Volkswagen Golf
O tradicional campeão de vendas é um dos três carros que a marca estimula para chegar à liderança global de vendas. Em 2011 teve 648 mil unidades comercializadas.