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Kawasaki 1: Nova Versys 1000 desembarca no Brasil

22/06/2012 - 10:54 - Agência INFOMOTO

Mostrada no Salão de Milão 2011 com ares de principal estrela da marca japonesa, a Kawasaki Versys 1000 desembarca agora no Brasil. “Evolução” da Versys 650, a nova bigtrail da casa de Akashi chega para disputar um segmento que cresce a cada dia. Para enfrentar concorrentes consagradas como a BMW R 1200 GS e Yamaha Super Ténéré, a Versys 1000 traz muita tecnologia embarcada e um motor de quatro cilindros em linha de 1.043 cm³. Além de fazer da Versys 1000 uma opção única no mercado, já que só ela tem quatro cilindros em linha, o modelo é um prato cheio pra quem é fã desta arquitetura mecânica.

Motor inédito em big-trails

Sem dúvida a grande novidade da Versys 1000 é seu novo propulsor “emprestado” da naked Z 1000. Com 1.043 cm³, refrigeração líquida, DOHC, 16 válvulas e quatro cilindros em linha, a Versys 1000 entrega 118 cavalos de potência a 9.000 rpm e 10,4 kgf.m a 7.700 rpm.

Toda essa potência pode ser amansada se o piloto selecionar o modo Low Power (baixa potência). Optando por este mapeamento, o condutor terá apenas 75% do motor a sua disposição — também há a opção de Full Power, onde toda a potência está disponível para o piloto.

Para auxiliar quem está na dúvida ou tem medo de andar com os 118 cv disponíveis ao abrir o acelerador, a Kawasaki também equipou a Versys 1000 com controle de tração — o mesmo desenvolvido para a sportouring ZX-14R. Batizado de KTRC, o sistema oferece três modos de intrusão na pilotagem. Sendo o número 1, menos invasivo, e o 3 mais atuante. O piloto ainda pode desligar o sistema se preferir.

Ciclística

Complementando as novidades mecânicas, aparecem as soluções ciclísticas para a nova Versys 1000. O garfo dianteiro tem 43 mm de diâmetro e é totalmente ajustável. Segundo a marca verde, o diâmetro maior do tubo permite que a suspensão dianteira trabalhe com mais precisão.

O conjunto traseiro não fica atrás. A balança recebeu um monoamortecedor que também pode ser ajustável ao alcance das mãos. Detalhes que fazem grande diferença em uma moto própria para encarar viagens.

Sem novidade, mas mantendo a coerência com todo o conjunto ciclístico, os freios devem ser suficientes para para a Versys 1000 com segurança. São dois discos de 300 mm com pinça de quatro pistões na frente e um disco simples de 250 mm com pinça de pistão único atrás. A nova 1000 cc da Kawasaki ainda conta com sistema ABS de série.

Porém, a escolha por rodas de 17 polegadas feitas em liga leve denuncia a proposta mais on do que off-road dessa big-trail, seguindo uma tendência adotada pela Ducati com a Multistrada 1200 e a Honda, na Crosstourer. São motos com suspensões de longo curso, uma ciclística robusta, porém mais adaptadas a estradas de asfalto ruim do que propriamente a caminhos de terra. Afinal, no grande mercado desses modelos, a Europa, a malha viária é praticamente toda pavimentada, sem falar que a grande parte dos proprietários acaba utilizando suas big-trails em rodovias asfaltadas.

Atributos de uma aventureira

Montada sobre um chassi (berço duplo) de alumínio, com um guidão confortável e um parabrisa facilmente regulável, a Versys 1000 começa a mostrar seus atributos para uma longa aventura – não necessariamente fora de estrada. Os pneus escolhidos foram os Scorpion Trail, da Pirelli. Com eles, o piloto tem a dinâmica de trafegar no asfalto ou até mesmo encarar uma terra batida, pois são muito mais on do que off-road.

As carenagens laterais que acompanham o tanque de combustível, com capacidade para 21 litros, estão mais robustas se comparadas às da Versys 650, e isso garante um menor contato do piloto com o vento. Somados à nova espuma do banco em dois níveis, praticamente duas vezes mais confortável que a Z1000, e o desenho esquio do banco, o piloto e garupa estarão credenciados a viajarem milhares de quilômetros.

Até porque as bagagens podem ir bem acomodadas na lateral da moto. Sob a garupa há uma estrutura para a instalação de malas laterais — a Versys também tem um bagageiro que pode receber um bauleto de até 6 kg.

Com um painel completo, que traz todas as informações necessárias para uma grande viagem, a Versys ainda disponibiliza uma tela de LCD com informações extras, como o nível de consumo médio e atual, por exemplo.

Concorrente de respeito

Com aptidões menos off-road, mas com muita tecnologia embarcada, a Kawasaki Versys ainda tem um preço menor que suas concorrentes. Enquanto a Yamaha Super Ténéré 1200 e a BMW R 1200 GS saem por, no mínimo, cerca de R$ 60.000 reais, a Versys 1000 montada em Manaus (AM) tem preço sugerido de R$ 49.990. Disponível, por enquanto, apenas em uma opção de cor (branca) e em uma versão, a nova bigtrail da marca japonesa chega às concessionárias em julho.

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