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Hummer H3T tem "dedo" dos brasileiros da GM

25/03/2008 - 13:42 - Redação

A nova picape HUMMER H3T, apresentada no Salão do Automóvel de Chicago, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2008, foi desenvolvida com a participação do Centro de Engenharia Global da GM no Brasil. O veículo faz parte do trabalho de integração existente entre os cinco Centros de referência de Engenharia da Corporação, entre eles o de São Caetano do Sul/SP.

Parte do desenvolvimento do HUMMER H3T aconteceu no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba/SP (fotos), que também responde pela “federalização” de outros modelos da empresa, comercializados em vários mercados, além do Brasil, tais como o Opel Astra, Saturn Astra e o HUMMER H3G.

O neologismo “federalização” significa preparar um veículo fabricado em um determinado país, para que ele possa rodar em outros mercados, sob o ponto de vista de nível de emissões de poluentes, especificações de motor, calibragem de suspensão e validação, entre outros aspectos.

Um exemplo claro disso é a capacidade da Engenharia brasileira de “federalizar” aqui um veículo de origem norte-americana para rodar em países com mão inglesa, ou seja, com volante do lado direito, como os da Grã-Bretanha, África do Sul e Japão.

"Esse trabalho está inserido no intercâmbio de informações e tecnologia cada vez maior entre os Centros de Engenharias Globais da General Motors espalhadas pelo mundo. Este é apenas um dos muitos programas que participamos no Centro Tecnológico de Engenharia Global no Brasil, com vistas a desenvolver veículos para rodar em qualquer país”, explica Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM LAAM, que engloba a América Latina, África e Oriente Médio.

O HUMMER H3T apresentado no Salão Internacional de Chicago estará à venda, como modelo 2009, nos mercados dos Estados Unidos, da Europa e do Oriente Médio, a partir do terceiro trimestre de 2008. Produzida em Shreveport, nos Estados Unidos, a picape será oferecida apenas com tração integral nas quatro rodas e motor de cinco cilindros ou oito cilindro em “V”, este último que desenvolve 300 cv de potência máxima. A cabine dupla comporta cinco ocupantes, e a caçamba tem 1,5 metro de comprimento, capaz de levar até duas motocicletas.

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