WWW.SHOPCAR.COM.BR

Lexus IS-F

27/03/2008 - 16:24 -

A Revista norte-americana Forbes elegeu uma lista com os Top 10 sedans mais quentes de 2008 nos E.U.A. As montadoras irão lançar parte deles este ano no mercado norte-americano, cada um deles traz algo novo para o segmento, seja estilo, performance ou tecnologia. Os modelos já mostrados em salões prometem aquecer o segmento dos sedans premium.

A Lexus, divisão de luxo da Toyota, ataca os concorrentes alemães e norte americanos com o IS-F, um sedã que promete enfrentar de igual para igual mitos como BMW M3, C55 AMG, Audi RS4, Charger SRT-8, Cadillac CTS e Pontiac G8.

Como qualidade de construção é algo que a Lexus não tem que provar para mais ninguém que consegue ter, além de um alto nível de luxo a preços muito competitivos, o que restava à marca era mostrar que podia também ter uma versão esportiva de seus automóveis, já fortes o suficiente em seus modelos de produção normal.

Pois, com o IS-F, o primeiro da linhagem “F” a marca entra no segmento de carros preparados pela fábrica com apetite. De cara, seu primeiro modelo F chega com um grande motor V8 5.0 litros capaz de gerar mais de 400 cv.

Além da grande cavalaria do motor, ele também dispõe de mais de 48 kgm de torque e leva para chegar aos 100 km/h, partindo do 0: 4,9 s. E isso pode ser ainda mais baixo. A máxima deve ser limitada eletronicamente aos 250 km/h.

Para não ficar atrás em relação aos concorrentes alemães, que desenvolvem as versões mais quentes de seus sedãs no circuito de Nürburgring, a Lexus aperfeiçoou as características do IS-F no circuito Fuji, no Japão. Foi lá que a Lexus testou a resistência de seu novíssimo câmbio automático de oito velocidades, o primeiro de produção em série no mundo, a BMW e Mercedes-Benz oferecem versões de sete marchas apenas.

No modo manual, que conta com borboletas atrás do volante para facilitar as trocas, o câmbio conta até com um aviso sonoro para que as mudanças de marcha sejam feitas sempre na rotação mais correta.

Parar um conjunto tão forte requer freios adequados, e os do IS-F são até de sobra. Desenvolvidos pela Brembo, marca italiana que equipa os melhores esportivos do mundo, os freios usam discos de mais de 14 polegadas, estriados, presos por pinças de seis pistões, na dianteira e de 13 polegadas, parados por pinças de dois pistões, na traseira.

Como a frenagem depende de boas rodas e pneus, o IS-F vem com rodas de 19 polegadas, com pneus 225/40R19 na frente e 255/35R19 atrás. Alem das belas rodas, o carro também é cerca de três centímetros mais baixo que um IS comum.

Para garantir ainda mais a estabilidade do carro, a Lexus oferece ao IS-F o sistema VDIM (Vehycle Dynamics Integrated Management). Esse dispositivo integra o ABS e o controle de tração. Há dois modos de funcionamento: normal e esportivo, que permite que o carro seja levado além de limites comuns. A terceira opção é desligar o sistema.

https://www.shopcar.com.br/noticias/lexus-is-f/27-03-2008/793