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Evento de customização faz dez anos com criatividade sem limites

16/05/2013 - 11:04 - Carlos Bazela / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação

Reunir os melhores projetos de customização do mundo. Esse é o mote do AMD World Championship of Custom Bike Building, competição que anualmente é realizada durante o encontro de Sturgis, no Estado de Dakota do Sul, nos Estados Unidos. Porém, nesta edição 2013, que aconteceu entre 10 e 12 de maio, pela primeira vez o concurso aconteceu fora dos EUA, juntamente com os campeonatos europeu e mundial de customização em um único evento, o Big Bike Europe, realizado em Essen, na Alemanha.

Patrocinado pela Harley-Davidson e sua divisão de peças de alta performance, a Screamin’ Eagle, o evento, que marcou os dez anos do campeonato, reuniu ao todo 122 motos que representaram 23 países. Os projetos concorreram nas cinco categorias que compõem o evento: a disputada Freestyle, Harley-Davidson Modificada, Modificada Retrô, na qual são admitidas motos de ano anterior a 1984; Street Performance, que premia modificações para uso, como melhorias no motor, suspensão e etc.; e, por fim, Modelo de Produção, onde competem motos homologadas para rodar e que sejam produzidas em pequena quantidade pelas preparadoras.

Outro ponto interessante do concurso é que, embora os nomes fortes sejam as oficinas norte-americanas e europeias, onde a cultura de customização é bastante difundida, diversos outros países também competem e, por vezes levam prêmios. Foi o que aconteceu em 2011, quando os japoneses da Tavax Egineering levaram pra casa o troféu de campeão na categoria Freestyle com a agressiva Tavax 2011V.

Campeãs do estilo livre

A categoria mais badalada do evento é, sem dúvida, a Freestyle. Normalmente vencida por motocicletas construídas do zero, o primeiro lugar desse ano ficou com a Rondine, da Medaza Cycles, que embora tenha nome italiano é conduzida por uma dupla de irlandeses. O modelo, o qual parece não ter sido montado sobre nenhum chassi, conta com um motor monocilíndrico horizontal oriundo de uma Moto Guzzi Nuovo Falcone, de 1971. Completam o projeto uma balança de Harley-Davidson V-Rod fazendo às vezes de garfo dianteiro e acabamento em alumínio.

O segundo lugar do pódio foi para o projeto Tribute to Hagakure, da Zen Motorcycles. Construída originalmente para tentar bater um dos recordes de velocidade no Deserto de Bonneville, nos Estados Unidos, a moto feita por Laurent Dutruel chama a atenção por não ter suspensões nem câmbio e ser movida por um motor de dois cilindros em V produzido pela marca norte-americana Buell. Tudo reunido em um design minimalista.

Já a terceira posição entre as 66 motocicletas que disputaram a categoria Freestyle ficou com a Gas’d Rat. A moto criada pelo britânico Pete Pearson da Rocket Bobs tem como grande diferencial o pequeno tanque de combustível – principalmente em relação ao restante da moto – colocado acima do quadro. Nas palavras do próprio Pearson, a moto é “um foguete em forma de bobber feita sobre uma FXS com motor shovel, totalmente redesenhada e retrabalhada”.

Outras vencedoras

A categoria de melhor Harley-Davidson Modificada, por ironia, não foi para uma oficina norte-americana. Feita pelo taiwanês Winston Yeh da Rough Motorcyles, a Stealth Bullet é feita com base em uma Sportster, traz tanque feito em fibra de carbono e um belo acabamento em pintura preta brilhante. As linhas e tons sóbrios do projeto são característica da oficina asiática, que emprega o estilo em outras customizações do seu portfólio.

Já o troféu de melhor Modificação Retrô foi para uma oficina italiana de nome incomum. A Inglorious Bastards Cycles seguiu os passos da companhia militar que dá título ao filme de Quentin Tarantino e saiu vencedora do concurso com um projeto tão inusitado quanto seu nome: a Bastarda Senza Gloria, uma híbrida de duas Harley-Davidsons: uma Panhead de 1948 e um Shovelhead de 1979.

O francês Laurent Dutruel voltou a ser premiado no concurso com outro projeto focado em desempenho. Desta vez foi uma Harley-Davidson XR 1200 com ares de cafe racer e motor turbo. Agora que a moto venceu a categoria Street Performance do AMD, Dutruel planeja pilotá-la de São Francisco até o deserto de Bonneville, onde ele poderá finalmente tentar bater o recorde de velocidade em uma das diversas categorias do desafio.

Fechando a premiação está a Naughty Gentleman, vencedora na categoria Modelo de Produção. A moto em estilo clássico feito pelos britânicos da Second City Customs consiste em uma hardtail equipada com motor bicilindrico em V da S&S e o controverso guidão “ape hanger”. Para o próximo ano, os organizadores já anunciaram uma sexta categoria disputada apenas por café racers, conceito que vem fazendo bastante sucesso na cena da customização pelo mundo afora.

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