• Domingo, 15 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

3 Saveiros turbo mostram força e boa afinação

21/09/2007 - 09:22 - Mário Salgado - Redação ShopcarNews
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Depois que mostramos aqui a reportagem com o Fusca de 550 cavalos de potência, do piloto Luis Rafael, recebemos muitos emails de nossos leitores pedindo para mostrar aqui no ShopcarNews os clássicos da galera que gosta de turbinar carros: os modelos da família Gol. Lançada no Brasil em 1982 pela Volkswagen, a Saveiro é um dos carros mais populares entre os fãs do tuning e do Dub.

E já que em Campo Grande tem muito carro dessa linha bom para fazer inveja em vários esportivos que custam mais de R$ 500 mil, resolvemos unir, para começar, 3 Saveiros turbo. No título, falamos que os carros têm boa afinação. E realmente, um bom motor é como um instrumento que tem de estar bem preparado para não fazer feio. 

Saiba um pouco mais das 3 numa reportagem especial em vídeo e nas linhas abaixo, lembrando que todas são legalizadas no Detran-MS e podem andar com motor turbo, rodas grandes e suspensão rebaixada. Vamos falar das nossas protagonistas em ordem cronológica de fabricação.

Adolescente Nervosa

A primeira Saveiro que vamos mostrar aqui é do Emerson de Oliveira Ferraz e foi fabricada em 1989, por isso foi apelidada por nossa equipe de “Adolescente Nervosa”, já que completa esse ano 18 anos de existência. Ela é o que podemos falar de kit básico ou inicial para turbo. Usa um motor 1.8 litros original, com carburador 2E, bico suplementar, uma bomba de combustível elétrica adicionada, um kit turbo Biaggio (equipamento SPA) com 1.2 kg de pressão e rodas 17 polegadas.

Andando as 3 juntas é possível ver que essa Saveiro preta anda um pouco menos do que as outras, mas tem algo em torno de 200 cavalos de potência. O que é muito perto de alguns carros originais e que se dizem esportivos. “Montar e manter um carro turbo requer um pouco de dinheiro e tempo. Pra mim, essa Saveiro é o que preciso para andar de boa e com uma potência razoável. Estou muito feliz com o carro”, afirmou Emerson.

A cor é de Ferrari, anda como Ferrari, mas é... uma Saveiro!!!

Não que eu seja velho, mas quem já gostava de carros na década de 90 em Campo Grande se lembra do Piranha e seus carros turbo com motor AP, sempre feitos pelo Carlinhos Piruquinha (que turbinou os 3 carros dessa reportagem e os Fuscas que mostrarmos recentemente). Ronaldo, como é pouco conhecido, sempre foi apaixonado pelos carros que “espirram” sua força a qualquer momento. “Meu primeiro carro turbo foi feito pelo Piruquinha em 1990 e era um Voyage 1983, mas como motor AP. Era muito diferente do que temos hoje de tecnologia para colocar nos carros. E já era muito bom” disse Piranha. Hoje, ele tem uma Saveiro muito bem preparada, um verdadeiro exemplo de tuning.

A cor vermelho Ferrari reina em toda a carroceria da Saveiro 1994, juntamente com outros detalhes que chamam a atenção. O motor é algo que merece destaque. É um 1.9 litros forjado, com carburador 3E, turbina Biaggio com 1.2 kg de pressão inicial e 2.2 kg no buster, um bico suplementar e 2 bombas elétricas de combustível, entre outras coisas.

Esteticamente, a Saveiro do Piranha chama muita atenção. Rodas 17 polegadas, kit de pára-choques esportivo, retrovisores com pisca embutido e um interior que conta com bancos esportivos e sistema de som com DVD.

Novata, mas já experiente

A última Saveiro de nossa reportagem é a mais nova, foi fabricada em 1998. é também um bom exemplo de um carro de bom gosto. O proprietário, Helmut “Dente”, fez questão de deixar o carro com ar-condicionado, vidros e travas elétricas. “Esse é um carro que eu uso no dia-a-dia, por isso faço questão de manter o conforto.”, afirmou Dentinho.

A parte mecânica conta com um motor 1.6 litros injetado original, com bielas reforçadas, bico trabalhado na caneta, kit turbo original SPA com 1.2 kg de pressão e Fulltech (que regula toda a injeção eletrônica do carro).

Por dentro e por fora é possível ver que o carro recebeu um investimento bom para ficar com uma estética de DUB. As rodas são de 17 polegadas, uma característica comum nos 3 carros dessa reportagem e os faróis são de Gol Bolinha GTi. Na parte interna, a Saveiro do “Dente” conta com bancos do tipo concha, relógios extras por todos os lados (também algo comum nas outras duas) e um potente sistema de som.

Realmente, Campo Grande tem mostrado que o pessoal que gosta de carros “diferentes” e potentes sabe o que faz. Em breve você vê aqui mais Super Maquinas que andam pelas ruas da nossa cidade.

WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados