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A nova tendência mundial em motorização

10/06/2013 - 17:08 - Tarcisio Dias
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Motor 1.0 Ecoboost é vastamente utilizado pela Ford

Rendimento, potência, eficiência, consumo, peso. Qual ou quais os fatores são mais decisivos numa competição que escolhe os melhores motores no mundo? Premiação organizada por uma revista inglesa, o Motor Internacional do Ano ou Engine of The Year Award 2013, conta com a participação do Mecânica Online®, com Tarcisio Dias, único representante brasileiro a participar pela segunda vez consecutiva da votação, destaca entre os vencedores de 12 categorias uma nova tendência mundial.

Com três cilindros e uma tecnologia que combina injeção direta de combustível, turbo e comando variável de válvulas para reduzir o consumo sem sacrificar a potência, o propulsor ultra eficiente de 999 cilindradas desenvolvido pela Ford com a tecnologia EcoBoost alcançou a maior pontuação já registrada na história do prêmio, em suas 15 edições já realizadas.

O EcoBoost 1.0 é oferecido atualmente na Europa e nos Estados Unidos em carros compactos como New Fiesta e B-MAX e modelos médios como Focus, C-MAX e Grand C-MAX. Num futuro próximo, vai equipar carros maiores como o novo Mondeo. Ele também será oferecido nos furgões Transit Connect e Transit Courier e nas vans de passageiros Tourneo Connect e Tourneo Courier.

A oferta do novo motor está sendo ampliada para vários mercados do mundo. Ele já está disponível no Novo EcoSport vendido na Índia e na China e este ano será oferecido também no New Fiesta na América do Norte.

A disputa mais acirrada na votação esse ano ficou entre os motores verdes. Vencedor na categoria no ano passado, o motor 1.4 litro da General Motors utilizado no modelo Volt perdeu por apenas três pontos a liderança para o motor desenvolvido pela Fiat que utiliza gás natural comprimido, turbo de apenas dois cilindros e 875 cilindradas.

A motorização 1.4 litro da Volkswagen utilizada no Golf europeu conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria que escolhe os mais novos motores no ano. O diferencial da tecnologia TSI foi vitoriosa também na categoria entre os motores 1.0 a 1.4 litros, onde o pódio foi completamente Volks.

Com um júri de 87 jornalistas automotivos de 35 países o prêmio tem como base os critérios de dirigibilidade, desempenho, economia, refinamento e eficiência na aplicação de tecnologias avançadas de motores.

A Ferrari venceu como motor de melhor performance 6.3 litros V12. A parceria BMW-PSA conquistou a vitória entre os motores 1.4 e 1.8 litro. O motor 2.0 litros da BMW com tecnologia Twin Turbo venceu entre os motores 1.8 a 2.0 litros. De 2.0 a 2.5 litros foi a vez da Audi com seu motor de cinco cilindros e 2.5 litros turbo.

Já o motor produzido pela Porsche e utilizado no Boxster e Cayman venceu entre os 2.5 a 3.0 litros. O McLaren 3.8 litros V8 foi o melhor entre os motores de 3.0 a 4.0 litros. E finalmente o Ferrari 6.3 litros V12 aplicado no modelo F12 Berlinetta foi o vencedor entre os motores acima de 4.0 litros.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

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