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Com três cilindros e uma tecnologia que combina injeção direta de combustível, turbo e comando variável de válvulas para reduzir o consumo sem sacrificar a potência, o propulsor ultra eficiente de 999 cilindradas desenvolvido pela Ford com a tecnologia EcoBoost alcançou a maior pontuação já registrada na história do prêmio, em suas 15 edições já realizadas.
O EcoBoost 1.0 é oferecido atualmente na Europa e nos Estados Unidos em carros compactos como New Fiesta e B-MAX e modelos médios como Focus, C-MAX e Grand C-MAX. Num futuro próximo, vai equipar carros maiores como o novo Mondeo. Ele também será oferecido nos furgões Transit Connect e Transit Courier e nas vans de passageiros Tourneo Connect e Tourneo Courier.
A oferta do novo motor está sendo ampliada para vários mercados do mundo. Ele já está disponível no Novo EcoSport vendido na Índia e na China e este ano será oferecido também no New Fiesta na América do Norte.
A disputa mais acirrada na votação esse ano ficou entre os motores verdes. Vencedor na categoria no ano passado, o motor 1.4 litro da General Motors utilizado no modelo Volt perdeu por apenas três pontos a liderança para o motor desenvolvido pela Fiat que utiliza gás natural comprimido, turbo de apenas dois cilindros e 875 cilindradas.
A motorização 1.4 litro da Volkswagen utilizada no Golf europeu conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria que escolhe os mais novos motores no ano. O diferencial da tecnologia TSI foi vitoriosa também na categoria entre os motores 1.0 a 1.4 litros, onde o pódio foi completamente Volks.
Com um júri de 87 jornalistas automotivos de 35 países o prêmio tem como base os critérios de dirigibilidade, desempenho, economia, refinamento e eficiência na aplicação de tecnologias avançadas de motores.
A Ferrari venceu como motor de melhor performance 6.3 litros V12. A parceria BMW-PSA conquistou a vitória entre os motores 1.4 e 1.8 litro. O motor 2.0 litros da BMW com tecnologia Twin Turbo venceu entre os motores 1.8 a 2.0 litros. De 2.0 a 2.5 litros foi a vez da Audi com seu motor de cinco cilindros e 2.5 litros turbo.
Já o motor produzido pela Porsche e utilizado no Boxster e Cayman venceu entre os 2.5 a 3.0 litros. O McLaren 3.8 litros V8 foi o melhor entre os motores de 3.0 a 4.0 litros. E finalmente o Ferrari 6.3 litros V12 aplicado no modelo F12 Berlinetta foi o vencedor entre os motores acima de 4.0 litros.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
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