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Para alcançar um bom resultado na união dos dois metais diferentes foi necessário o desenvolvimento de diversas tecnologias, simultaneamente, com o objetivo de prevenir corrosões e deformidades térmicas causadas pelas diferentes taxas de expansão de cada tipo de metal.
Ao longo das pesquisas, a Honda desenvolveu três processos que permitem a adoção do alumínio para partes externas dos painéis:
Tecnologia para unir metais diferentes - adoção da estrutura “3D LockSeam”, em que o painel de aço e o de alumínio são unidos em camadas e prensados duas vezes;
Tecnologia para prevenir corrosões elétricas - adoção de aço altamente inoxidável para o painel interior e uma nova forma de assegurar o completo preenchimento de fendas com um agente adesivo;
Tecnologia para controlar deformidades térmicas - adoção de agente adesivo com módulos de baixa elasticidade e com posição otimizada no “3D LockSeam”.
As vantagens dessas novas tecnologias incluem a eliminação do processo normal de soldagem para unir painéis das portas. Além disso, elas não precisam de um processo exclusivo e podem ser acomodadas nas linhas de produção já existentes.
A novidade contribui para a melhora da economia de combustível e performance dinâmica do veículo, reduzindo cerca de 17% do peso dos painéis, em relação aos convencionais totalmente em aço. Além disso, reduzir o peso no lado externo da carroceria possibilita trabalhar com o centro de gravidade do veículo, tornando a sua condução mais estável.
*Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
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