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A partir de R$ 51.890, Tiida ganha motor flex e mais itens de série

18/04/2009 - 11:35 - Redação
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A Nissan anuncia a chegada da versão flex do hatchback Tiida. O motor é o mesmo 1.8 16V Flex que equipa a minivan Livina. A versão é identificada pelo logotipo cromado "Flex fuel" aplicado na tampa traseira. "O lançamento do Tiida 2009 Flex Fuel, modelo produzido no México com tecnologia bicombustível, mostra o quanto a Nissan está focada no desenvolvimento de veículos plenamente adaptados ao mercado brasileiro", afirma Mário Furtado, gerente de marketing produto da Nissan do Brasil.

Além do novo propulsor, que desenvolve 125 cv (cavalos) com gasolina e 126 cv com álcool, o modelo ganhou mais itens de série, além de garantia de três anos (até então eram dois anos). O veículo segue sendo oferecido em duas versões de acabamento (S e SL), com opções de câmbio manual de seis velocidades (único do segmento) ou automático de quatro velocidades. Os preços partem de R$ 51.890 (confira a lista ao final deste texto). 

Dados da Nissan indicam que o Tiida roda 11,7 km/l de gasolina quando equipado com transmissão manual, número que sobe para 16 km/l na estrada. Na versão automática, os resultados são 11,4 km/l e 17,1 km/l. Com álcool, os dados de consumo ficam respectivamente em 7 km/l e 9,6 km/l com transmissão manual e em 6,9 km/l e 10,3 km/l na versão automática.

Em relação ao desempenho, o Tiida Flex Fuel 2009 supera a versão anterior. Com álcool, o modelo com câmbio manual atinge 195 km/h de velocidade máxima e leva 9,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h – com gasolina, esses números ficam em 9,7 segundos e 194 km/h. A versão com câmbio automático acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e chega aos 178 km/h de velocidade máxima. Quando abastecido com gasolina, os resultados mudam para 11,1 segundos e 177 km/h.

Houve uma série de mudanças para adaptar o carro. As válvulas de admissão, válvulas de exaustão e vedadores de válvulas são feitos agora com novos materiais, o primeiro anel dos pistões agora é feito de aço (antes eram de ferro fundido), há um novo desenho dos pistões, bielas mais resistentes, injetores adaptados ao uso do álcool (mais corrosivo do que a gasolina) e sonda lambda com dupla camada de proteção para resistir à umidade.

Como na Livina, o modelo traz um reservatório de partida a frio entre o capô e o para-brisa para facilitar o acionamento do motor em épocas de baixas temperaturas. Com capacidade de meio litro, a gasolina armazenada nesse reservatório é injetada no motor sempre que a temperatura externa está abaixo de 18°C.

Mais equipamentos

Em sua linha 2009, o Tiida oferece sistema de travamento automático das portas quando o modelo entra em movimento, CD player com função MP3 e auxiliar e um novo computador de bordo (com dois hodômetros parciais, indicador do consumo médio de combustível, indicador da velocidade média em cada percurso, autonomia em tempo real e relógio) para todas as versões.

O Tiida top de linha, identificado pelo "sobrenome" SL, traz ainda controlador de velocidade integrado ao volante, como no sedã Sentra (aliás, o próximo da marca a virar flex). Todas as versões à venda no Brasil são equipadas com airbag duplo frontal. As opções SL recebem também ABS integrado ao EBD (controle eletrônico de frenagem) e ao BAS (assistente de frenagem).

Com as novidades, a marca espera vender 350 unidades mensais. Em 2008 o Tiida teve 3.280 unidades vendidas. Já em 2009, os três primeiros meses do ano registraram o total 1.526 unidades comercializadas (554 em janeiro, 516 em fevereiro e 456 em março).

Confira os preços do Nissan Tiida flex

Tiida 1.8 S MT Flex: R$ 51.890
Tiida 1.8 SL MT Flex: R$ 56.880
Tiida 1.8 S AT Flex: R$ 55.790
Tiida 1.8 SL AT Flex: R$ 60.780

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