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“A fábrica sede em Zuffenhausen é o local de exposição da marca Porsche, e é considerada o epítome da qualidade, produtividade e flexibilidade máximas de produção, e não apenas no mundo automotivo”, afirma Oliver Blume, Integrante da Diretoria Executiva de Produção e Logística da Porsche AG. Para garantir que ela permaneça assim, a empresa anunciou no ano passado o investimento de mais 700 milhões de euros nas instalações gerais da Porsche localizadas no norte de Stuttgart até o ano de 2018.
Dentre o valor total de investimentos, cerca de 300 milhões de euros estão planejados para serem usados em instalações de construção de carroceria completamente novas, onde as carrocerias dos carros esportivos serão fabricadas com tecnologias de última geração. A fábrica já conta com uma oficina de pintura altamente avançada, que começou a funcionar em 2011 depois de receber investimentos no valor de 200 milhões de euros. “Há muitos anos que toda a equipe na fábrica de Zuffenhausen tem registrado um recorde atrás do outro, e também fomos bem sucedidos no aumento de nossa produtividade, chegando a um ponto em que conseguimos diminuir o horário de trabalho para 34 horas por semana com neutralidade de custos”, disse Oliver Blume. Um dos objetivos decididos pela Diretoria Executiva e o Conselho de Trabalho era o de qualificar funcionários para os enormes desafios da fabricação automotiva futura, que são novos materiais e processos, bem como a integração eletrônica e atribuições flexíveis a diversos cargos.
Um resultado lógico dos ganhos de produtividade na fábrica de Zuffenhausen, que deram ensejo a um aumento da capacidade, é que a fabricação dos dois modelos de motor central Boxster e Cayman será transferida para lá usando uma abordagem em etapas. Devido aos limites da capacidade, alguns dos carros têm sido fabricados na fábrica de multimarcas da Volkswagen em Osnabrück, Alemanha, desde 2012, e eles continuarão a ser fabricados lá até o final de 2016. Ao mesmo tempo, a Porsche vai atender à alta demanda pelos seus modelos Cayenne, Macan e Panamera montando o Cayenne na fábrica de Osnabrück, que conta com um estimado legado de fabricação de carros esportivos, a partir do segundo semestre de 2015, além de sua fabricação em Leipzig. Para dar respaldo à continuidade da bem-sucedida parceria corporativa, outros 25 milhões de euros serão investidos naquela localidade, permitindo a montagem de uma produção anual média de 20.000 SUVs de luxo.
Alguns valores de referência para fins de orientação: em 2013, a Porsche entregou no total aproximadamente 84.000 SUVs Cayenne, 25.700 unidades do Boxster e Cayman para dois passageiros, bem como 30.200 unidades do icônico 911 e 22.000 carros Panamera.
Consumo de combustível, emissões de CO2 e classes de eficiência:
Linha 911 da Porsche: consumo de combustível combinado: 12,4 a 8,2 l/100 km; emissões de CO2: 289 a 194 g/km; classe de eficiência: G, F
Linha Boxster/Cayman da Porsche: consumo de combustível combinado: 9,0 a 7,7 l/100 km; emissões de CO2: 211 a 180 g/km; classe de eficiência: G, F
Linha Cayenne da Porsche: consumo de combustível combinado: 11,5 a 7,2 l/100 km; emissões de CO2: 270 a 189 g/km; classe de eficiência: G-B
Linha Panamera da Porsche: consumo de combustível combinado: 10,7 a 6,4 l/100 km; emissões de CO2: 249 a 169 g/km; classe de eficiência: F, E, D, B
Porsche Panamera S E-Hybrid: consumo de combustível combinado: 3,1 l/100 km; consumo de energia combinado: 16,2 kWh/100 km; emissões de CO2: 71 g/km; classe de eficiência: A+
Linha Macan da Porsche: consumo de combustível combinado: 9,2 a 6,1 l/100 km; emissões de CO2: 216 a 159 g/km; classe de eficiência: E, D, B
Porsche 918 Spyder: consumo de combustível combinado: 3,1 a 3,0 l/100 km; consumo de energia combinado: 12,7 kWh/100 km; emissões de CO2: 72 a 70 g/km; classe de eficiência: A+
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