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AirCross despido, Citroën C3 Picasso parte de R$ 47.990

25/05/2011 - 08:45 - Mário Salgado
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A Citroën acaba de apresentar para a imprensa especializa um de seus projetos mais aguardados, o C3 Picasso. Assim como o AirCross, versão aventureira do modelo (também muito aguardada e apresentada no ano passado), o carro promete agitar e muito o mercado brasileiro. Infelizmente, não fomos “convocados” para o evento de apresentação oficial, por isso não teremos aqui nossa avaliação do carro. Mas, em breve, deve chegar um modelo de teste de imprensa e colocaremos em nossas páginas mais detalhes sobre o carro.

Uma das coisas mais comuns no segmento automotivo é a montadora lançar a versão urbana para depois apresentar o modelo aventureiro. Mas a Citroën fez diferente. Apresentou primeiro o AirCross, que alavancou as vendas da marca no Brasil. E o C3 Picasso promete melhorar ainda mais as vendas.

A Citroen fará uma grande campanha publicitária para promover o novo lançamento, que propõe “elevar ao cubo” a vida dos futuros proprietários e quem sabe das vendas da montadora neste segmento. O crescimento planejado para a marca este ano é de 31%.

Com visual mais limpo que o Aircross, a C3 Picasso traz uma proposta mais urbana, com praticidade para o dia a dia. A francesa diz que o modelo chega para completar a linha Picasso, ou seja, aparentemente a Xsara Picasso continuaria em linha, mas devido ao posicionamento da C3 Picasso, fica difícil acreditar nisso.

Já existem 500 exemplares nos show room e test-drive, mas até o final deste mês a Citroën pretende faturar mais 500 unidades. O que, de acordo com a montadora, promete não causar a mesma tradicional fila de espera para quem compra o AirCross.

A C3 Picasso chega em três versões de acabamento e equipamento: GL, GLX e Exclusive. Todas possuem motorização 1.6 16V Flex. A transmissão pode ser manual ou automática Tiptronic (opcional na versão topo de linha).

Design marcante

A maior característica do C3 Picasso é a frente alta com faróis de lentes complexas, grade com o novo duplo chevron, coluna A com vigia integrada, teto reto e traseira truncada.

De acordo com a montadora, a intenção é agradar o público formado por jovens famílias, com ou sem filhos, assim como o AirCross.

Sem os adereços do irmão mais velho, a C3 Picasso passa a impressão de maior leveza, contribuindo na prática para um desempenho melhor e maior economia. Mas essa informação só poderemos ter quando fizermos o test drive.

A traseira traz lanternas com lentes claras e de boa visibilidade, além de importantes lanternas de neblina integradas. Graças ao formato quadrado, o modelo oferece uma plataforma com bom espaço interno. Por falar em traseira, com certeza o C3 Picasso não terá um problema muito criticado por nós durante a avaliação do AirCross, a péssima visibilidade tanto ao dirigir quanto em manobras. Durante a nossa avaliação da versão “off-road”, mesmo com o sensor de estacionamento, as manobras eram dificultadas pelo posicionamento do estepe na tampa traseira.

Internamente

Por dentro, a minivan é idêntica ao irmão aventureiro. Com posição de dirigir alta, comandos bem distribuídos, painel de fácil leitura e porta-luvas com muito volume. No painel se destacam os três difusores de ar cromados, o console com comandos circulares da ventilação/refrigeração e a tela do navegador MyWay. O volante com detalhe cromado tem boa aparência.

Para quem vai atrás, mesinha para lanche nos faz lembrar a veterana Xsara Picasso, mas o espaço para as pernas poderia ser mais generoso. Na questão de espaço interno, o carro deve ter o mesmo problema de seu irmão. Para quem vai no banco da frente, o espaço é muito bom, principalmente para o motorista que pode ajustar o volante em altura e profundidade e o banco em altura. Mas para quem vai atrás, o espaço deixa a desejar e pode incomodar em longos trajetos.

Os bancos possuem acabamento em couro e antracite. O porta-malas tem bom tamanho, tendo piso rebaixado em relação ao vão de abertura da tampa do bagageiro, que segue o mesmo padrão do AirCross. Como a maioria dos carros nacionais, há bastante plásticos, principalmente nas portas.

A C3 Picasso traz alguns itens interessantes para atrair os consumidores. Entre os equipamentos podemos destacar o navegador MyWay, o sistema de áudio da Pionner, airbags laterais, Bluetooth, entre outros.

Todas as versões já trazem ar condicionado, computador de bordo, para-brisa panorâmico, retrovisores elétricos, bancos traseiros rebatíveis tripartidos e apoios de cabeça traseiros. A versão GL já traz também vidros dianteiros elétricos.

As demais versões trazem bem mais itens com diferença inicial de preço de R$2.400 da GL para a GLX e de altos R$7.000 desta última para a topo de linha Exclusive. Existem algumas características interessantes nas versões da C3 Picasso.

A GLX tem ABS com EDB de série só na versão automática, mas o airbag duplo é opcional nas duas opções de câmbio. Aliás, no mesmo pacote pago a parte, a GLX oferece volante em couro com detalhe cromado. Pagos a parte também são os airbags laterais e o navegador MyWay na Exclusive.

A versão GL começa a gama por R$47.990, seguida pela GLX manual por R$50.400 e sua opção automática pelo preço de R$53.900. O topo de linha Exclusive custa R$57.400 no manual e R$60.400 no automático.

Ficha Técnica e equipamentos

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