Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoCinquenta anos atrás, a Citroën dirigiu-se especialmente às mulheres. Em abril de 1961, a marca ampliava sua linha de veículos com o Ami 6, um modelo com estilo extremamente original – “inimitável” talvez fosse o termo mais exato – concebido especialmente para seduzir as mulheres e preencher o espaço aberto entre o popular 2 CV (lançado em 1948) e o topo de linha DS (apresentado em 1955).
O Ami 6 ocupava esse espaço com enorme competência. Desenhado pelo estilista da casa, Flaminio Bertoni (também criador do Traction Avant, do 2 CV e do DS), o novo modelo era um sedan cuja maior particularidade era o pára-brisa traseiro invertido. O Ami 6 tinha como alvo principal as mulheres modernas e o catálogo de lançamento era dirigido prioritariamente a elas: “Para você, Senhora”. A ousadia da Citroën teve grande sucesso comercial: uma versão perua foi lançada em setembro de 1964 e, até a substituição pelo Ami 8, foram 1.039.384 exemplares vendidos. Além disso, o Ami 6 foi o veículo mais vendido no mercado francês em 1966.
Baseado na plataforma do Citroën 2 CV, o Ami 6 retomou o célebre motor bicilindro refrigerado a ar. A cilindrada era de 602 cm³, com a potência chegando a 22 cv. Esta última evoluirá regularmente para concluir sua carreira com 35 cv. Dotado de caixa de câmbio com 4 marchas, consumia cerca de 16 km/l de combustível e tinha velocidade máxima de 105 km/h. A imprensa da época elogiou unanimemente o comportamento dinâmico, o conforto e o interior aconchegante e habitável.
A versão Break propôs, quando de seu lançamento, capacidades de carregamento pouco usuais para um carro tão compacto (320 kg de carga útil com 3,96 m de extensão). No final de sua carreira, o Ami 6 recebeu em 1967 uma versão “Club” com quatro faróis redondos na frente.
O lançamento do CITROEN Ami 6 marcou também o início do centro de produção de Rennes-La-Janais, que viria a ser uma das maiores unidades fabris da Citroën. Este centro viu passar pelas suas linhas de montagem uma grande quantidade e variedade de modelos Citroën: Ami 6, Ami 8, GS/GSA, Visa, BX, XM, Xantia, Xsara, C5 e C6. Para celebrar o cinquentenário do Ami 6, o local será, no próximo dia 8 de julho, o ponto de partida de uma volta da França organizada pelo Ami Club da França. Proprietários de Ami 6, Ami 8, Ami Super e M35 farão uma jornada de 2.600 km em 14 etapas.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados