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Andamos na Dafra Laser 150

28/03/2008 - 02:07 - Aldo Tizzani /Agência INFOMOTO
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Com design arrojado e transmissão automática CVT, o scooter de 150 cilindradas é o produto mais caro da linha Dafra – R$ 5.990,00 – que pode ser adquirido em 42 parcelas de R$ 228,00. Está na mesma faixa de preço do Suzuki Burgman 125, seu principal concorrente. Por isso, o Laser 150 terá uma difícil missão de desbancar o líder de vendas do segmento.

Porém, o scooter da Dafra tem suas armas: porte avantajado – são quase dois metros de comprimentos – lanternas e piscas integradas à “carroceria”, além do conjunto óptico dianteiro formado por dois faróis, que lembra muito o das motos superesportivas. A Laser 150 traz ainda rodas de liga-leve de aro 13”, banco em dois níveis e ponteira do escape com ar esportivo.

Para maior comodidade do piloto há sob o assento um espaço para pequenos objetos.
Infelizmente, não cabe um capacete, mesmo aberto. Porém, o piloto vai confortavelmente sentado e não montado como na maioria das motos. Em virtude do escudo frontal e também do pára-brisa, o condutor estará protegido da chuva e da fuligem e com os pés apoiados na plataforma. Ou seja, o modelo oferece segurança ao piloto. Em função de sua altura mínima do solo (136 mm), o scooter oferece um bom ângulo de inclinação e, conseqüentemente, é fácil de pilotar.

Motor

Facilidade que é traduzida também pela adoção da transmissão automática – CVT. É ligar e acelerar, sem se preocupar com as constantes trocas de marchas no trânsito urbano. O motor deste recém-lançado produto da Dafra é um OHC (comando simples no cabeçote), quatro tempos, monocilíndrico e com refrigeração a ar. O propulsor de 149,6 cm³, que tem mecânica de origem chinesa da marca Loncin, é responsável por gerar potência máxima de 11,5 cv a 8.900 rpm e torque máximo de 0,96 kgf.m  a  6.000 rpm. Detalhe: o Suzuki Burgman 125 tem 12,3 cv de potência e 1,10 kgf.m de torque. Comparando os dois modelos, o Laser 150 da Dafra poderia ter mais cavalaria e também mais força nas arrancadas. Ou seja, ficar mais “esperto”, com respostas e retomadas mais rápidas.

Ciclística

Na parte ciclística nenhuma novidade. Na dianteira garfo telescópico e freio a disco. Já na traseira, quadro elástico com duplo amortecedor e freio a tambor. Apesar das rodas de liga-leve e pneus pequenos, o conjunto de suspensões está de acordo com sua proposta urbana e absorve relativamente bem às imperfeições do piso. O freio dianteiro não é lá um primor, “torce” um pouco quando exigido ao extremo. Apesar do Laser 150 ser projetado para baixas e médias velocidades, ou seja, trafegar na cidade, o sistema de frenagem poderia ser mais eficiente.

FICHA TÉCNICA Dafra Laser 150

Motor OHC, 4 tempos, monocilíndrico, refrigeração a ar
Cilindrada 149,6 cm³
Potência Máxima 11,5 cv  a  8.900 rpm
Torque Máximo 0,96 kgf.m  a  6.000 rpm
Diâmetro X Curso 57,4 x 57,8 mm
Sistema de Alimentação Carburador PZ27
Taxa de Compressão 9.0 :1
Sistema de Partida Elétrica e pedal
Transmissão Automática por polia variável (CVT)
Chassi Monobloco
Suspensão Dianteira Garfo telescópico
Suspensão Traseira Duplo amortecedor
Freio Dianteiro Disco simples, com acionamento hidráulico
Freio Traseiro  Tambor
Roda e Pneu Dianteiro 130/60 -13, com roda de liga-leve
Rodas e Pneu Traseiro  130/60 -13, com roda de liga-leve

DIMENSÕES

Comprimento 1980 mm
Largura 580 mm
Distância Entre-Eixos 1400 mm
Altura Mínima do Solo 136  mm
Altura do Assento 860  mm
Peso Seco 120 kg
Capacidade Máxima de Carga 150 kg
Tanque de Combustível 4 litros
Cores Amarelo, prata, preto e vermelho
Preço R$ 5.990,00

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