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Com preço sugerido de R$ 146.000 (em Campo Grande-MS), a versão testada é a topo de linha, só não possuindo teto solar elétrico. Mas quem percebe isso quando se está à bordo de um “carrão” como esse. Ao todo rodamos com o carro 1.000 quilômetros, entre trechos urbanos e rodoviários. No vídeo, você vê o comportamento do carro pelas ruas de Campo Grande. Mas também fomos até a cidade de Ponta Porá, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, num percurso médio de 700 quilômetros.
Itens “básicos”
O novo Passat FSI Turbo é equipado com câmbio automático Tiptronic de 6 marchas e motor turboalimentado de 200 cv com injeção direta de combustível. A marca alemã afirma que o carro atende o segmento “B Premium”.
Em sua 6ª geração, o novo Passat expressa muitos níveis de tecnologia, conforto e segurança. Tanto a versão sedã quanto a Variant, ganhou novo design, porta-malas maiores e novas dimensões. O Passat ficou 62 mm mais comprido, 74 mm mais largo e 10 mm mais alto.
De acordo com a marca, o comprador do Passat é o homem de idade entre 30 e 55 anos, e que busca visibilidade social. É um consumidor classificado como “entusiasta por status” dentro da segmentação do mercado identificada pela Volkswagen por meio de estudos e pesquisas. “O Passat é um carro que atende plenamente aos objetivos deste público, que reconhece e exige a qualidade e busca no automóvel um meio de expressar seu sucesso pessoal e profissional”, explica Paulo Kakinoff, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
E nosso teste foi possível comprovar isso. Em qualquer lugar que se parasse o carro os olhares eram atraídos imediatamente.
Motor e transmissão
Um dos componentes mais atrativos do novo Passat Turbo é o novo motor FSI 2 litros 16 válvulas turbo, de 200 cv, com injeção direta de combustível, que proporciona um excepcional desempenho ao modelo. Em vez de os injetores borrifarem gasolina nos coletores de admissão, o sistema de injeção direta de combustível executa a operação diretamente nas câmaras de combustão. Associado ao turbo, esse recurso proporciona a melhor combinação possível entre alto desempenho, baixo consumo e reduzida emissão de poluentes.
Com este motor, o Passat Turbo acelera de 0 a 100 km em apenas 7,8 segundos e alcança uma velocidade máxima de 230 km/h. O torque máximo dos dois modelos (28,4 Kfgm) é atingido com apenas 1.800 rpm, o que permite excelente elasticidade de operação. Com isso, é possível perceber a força descomunal do motor desde a primeira pisada no acelerador. A frase “carro automático não dá emoção e muito menos canta pneu na arrancada” fica defasada quando se está à bordo do Passat. Qualquer pisada leve no acelerador é motivo para jogar adrenalina nas veias.
Outro ponto forte do conjunto motriz dos dois modelos é o câmbio Tiptronic de seis marchas (também usado no Jetta e nas outras versões do Passat), que confere às novas versões ainda mais agilidade e esportividade. O equipamento permite aos dois modelos muita rapidez e segurança nas ultrapassagens, através da opção das trocas manuais com um leve toque na alavanca – com o opcional, as versões Turbo possuem acionamento do Tiptronic através de pequenas hastes atrás do volante. Mas o nosso carro não tinha as “borboletas” para trocas.
Segurança e dirigibilidade
A carroceria do Passat possui 57% a mais de rigidez torcional que a versão anterior, o que demanda no maior valor de sua categoria. Esse benefício possibilita um comportamento dinâmico mais aprimorado, aliviando o trabalho das suspensões (MacPherson na frente e Four Link na traseira, ambas com braços de alumínio). Dispondo de deformação programável, a carroceria do Passat já foi amplamente aprovada. O instituto Euro NCAP, que efetua avaliações de segurança passiva no mercado europeu, concedeu cinco estrelas (maior pontuação possível) ao Passat.
Quantos aos equipamentos, o Passat Turbo testado vem de série com sistema de freios com ABS, controle de tração ASR, programa eletrônico de estabilidade ESP e 6 airbags (frontais, laterais e tipo cortina), além de freio eletrônico de estacionamento, sistema de alarme antifurto e imobilizador eletrônico. Outra vantagem tecnológica do Passat consiste na direção Servotronic, que tem assistência elétrica e regime de funcionamento progressivo, isto é, vai “endurecendo” conforme o aumento da velocidade do carro, o que melhora o controle direcional. Os faróis são de xenon e direcionais, com lavador e luz estática para curvas. O que me causou um certo “susto” no primeiro momento que liguei os faróis durante a noite. Na primeira curva que fiz com o carro achei que estivesse ficando doido, já que os fachos do farol acompanhavam as curvas. Eu cansei de ver isso durante os testes de lançamento de carros de luxo, mas é muito diferente durante um passeio comum à noite.
Combinado com o motor potente e o câmbio extremamente ágil e preciso, todo este aparato de segurança confere ao modelo uma incrível sensação de segurança, confiabilidade mecânica e prazer ao dirigir. “Qualquer que seja o perfil do motorista, arrojado ou conservador, conduzir o Passat Turbo é uma das melhores experiências que alguém pode ter na direção de um automóvel”, afirma o gerente executivo de Engenharia da Volkswagen do Brasil, José Loureiro.
Requintes de conforto
Além de um conjunto mecânico incomparável, o Passat Turbo garante acabamento interno impecável, com materiais de alta qualidade, e um generoso pacote de equipamentos e itens de conforto de série. Dentro do carro, alguns destaques são o ar-condicionado Climatronic de duas zonas, os bancos revestidos em couro com a parte interna em veludo (o que ajuda a não ficar “dançando de um lado pro outro nas curvas), o CD Player com função MP3 e acumulador de seis discos e os bancos dianteiros com aquecimento, ajustes elétricos com memorizador e função massagem.
Para facilitar a vida do motorista, o modelo traz um sensor de chuva – um sensor de refração, instalado na base do espelho retrovisor interno, que analisa a intensidade de água no pára-brisa e programa o acionamento e a velocidade do limpador. Esse mesmo dispositivo, que atua em sistema de “intranet” com o computador que comanda o ESP, executa outra função curiosa: quando começa a chover, a possibilidade de acúmulo de água nos discos de freio é logo erradicada no Passat. Os sensores “conversam” entre si e o comando ordena que as pinças aproximem-se o máximo possível dos discos, sem tocá-los, para aumentar a velocidade do ar por ali e providenciar a secagem dos discos. O motorista nem percebe nada.
Já o ALS (Automatic Light Sensor) liga as luzes do carro ao entrar em um túnel ou quando a intensidade da luz cai bruscamente, desde que o motorista selecione previamente essa função no botão de controle dos faróis. Ao ultrapassar 140 km/h ou quando está chovendo, e o sensor de chuva está ativo, a operação de acendimento automático se repete.
Outro destaque importante desta sexta geração aparece no conjunto óptico. Como parte integrante dos faróis de xenon, o Passat apresenta outro recurso inédito, o AFS: atuando em “contato” com sensores ligados ao sistema de direção, os faróis “acompanham” a trajetória da carroceria em curvas, eliminando aqueles pontos cegos em manobras noturnas, por exemplo, e mesmo aumentando a segurança em altas velocidades.
Esses faróis também se regulam automaticamente em função da altura da carroceria, ou seja, quando o Passat está carregado – a traseira mais baixa –, a altura do facho recompõe-se imediatamente. Detalhe: na traseira, o Passat possui lanternas do tipo LED (Light Emitting Diode), ou diodo emissor de luz, que proporciona melhor efeito estético e maior durabilidade.
O pacote de equipamentos do carro testado inclui ainda Auto Hold (freio eletrônico para trânsito intenso), chave de ignição eletrônica, computador de bordo/piloto automático, retrovisor interno com antiofuscamento automático, retrovisores externos elétricos com memória, sistema auxiliar de estacionamento (dianteiro e traseiro), travamento elétrico das portas, vidros elétricos e volante de direção multifuncional (rádio e computador de bordo).
Mesmo tão completo, o carro ainda oferece: rodas de liga leve “Westwood” 17”, sistema de som Premium Dynaudio. O Passat Turbo tem 14 opções de cores externas, sendo três sólidas, seis metálicas e cinco perolizadas. O único opcional que o “nosso” carro não tinha era o teto solar elétrico, com células solares (sensores que “percebem” a alta temperatura interna quando o carro é deixado sob o sol intenso e acionam o sistema de ventilação),
Preço e concorrência
O posicionamento de mercado do Passat Turbo é bastante competitivo. Embora tenha um preço na mesma faixa dos concorrentes (em torno de R$ 150.000,00), o Passat Turbo é o único a oferecer motor turbo com injeção direta de combustível e câmbio Tiptronic de 6 marchas, além de outros mimos exclusivos como memória para regulagem do banco do motorista e do retrovisor externo.
Pé na estrada
Mas andar no Passat Turbo pelas ruas das cidades não é nada depois que se vê seu desempenho na estrada. Para isso, programamos um bate-volta até Ponta Porã, no sul do estado, para ver o seu comportamento. Para avaliar melhor, convidamos o empresário Lenimar Queiroz para nos acompanhar. O motivo é muito simples: além de ser dono de um VW Jetta 2007, ele é deficiente físico e utiliza carro adaptado. Lenimar é um verdadeiro termômetro para carros. Por não ter a firmeza nas pernas, ele sente todos os defeitos do carro. E também é um apaixonado por carros.
Logo de cara o nosso convidado soltou uma frase que ficou na minha cabeça: “aqui atrás esse carro parece uma sala VIP. Tem todo o conforto à nossa disposição e ainda alguns mimos absurdos”. O mimo do qual ele falou, foi a cortina do vidro traseiro que se fecha ou abre com um toque no console central.
Tudo que é dito no material de divulgação do carro se comprova na estrada. A confiança de ultrapassar é absurda. O carro é firme no asfalto e seu a gente não fica esperto passa fácil do limite de velocidade. Mas isso é facilmente solucionado com o uso do piloto automático prático.
O único inconveniente foi agüentar as reclamações dos outros motoristas quanto ao farol do carro. A todo momento, durante a noite, recebíamos sinais de luz alta dos carros que vinha no sentido contrario, achando que estávamos com a luz alta ligada. Isso se deve ao forte farol de xenon de última geração, que ilumina muito mesmo com a chave de milha desligada. Mas quem liga pra isso à bordo de uma máquina dessas.
O nosso companheiro de viagem Lenimar fez questão ficar no banco de trás para ver como o carro se comporta. “A suspensão é muito mais macia que a do Jetta. O meu carro pula demais. Aqui eu fico seguro e confortável. E também não sambo de um lado pro outro, graças ao veludo na parte interna do banco”, afirmou ele.
Na ida e na volta não tivemos nenhum problema com o carro. Somente o medo de ultrapassar os limites de velocidade.
Agora, fica difícil ser imparcial ao falar do Passat 2.0 Turbo FSI. Quem sabe, depois de andar nos seus concorrentes, como Chevrolet Omega V6, Honda Accord, Toyota Camry, entre outros, a gente possa ver algum defeito nessa máquina.
Principais itens de série
Motor / Transmissão
•2.0 16V Turbo / 200 cv FSI – Gasolina – Transversal
•Transmissão automática de 6 velocidade – Tiptronic
Exterior
•Rodas “Macau” de liga-leve 7J x 17” / pneus 235/45
•Faróis de xenon direcionais / lavador de faróis / luz estática para curvas
•Faróis e lanterna traseira de neblina
•Lanterna traseira tipo “LED”
•Frisos cromados na grade dianteira (contorno e aletas)
•Bagageiro de teto cromando (apenas VARIANT)
Interior
•Bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento (o do motorista com massagem e memória)
•Revestimento dos bancos em couro
•Apoio de braço entre os bancos dianteiros com porta-copos embutido
•Rádio / CD Player com acumulador de CD´s integrado, MP3 e oito alto-falantes
•Tapetes adicionais
•Luz de cortesia na região dos pés
•Pára-sol com espelho de cortesia iluminado
•Banco traseiro bipartido (apenas VARIANT)
•Cortina de proteção solar traseira com comando elétrico (apenas Sedan)
Segurança
•ABS / EBD / ASR / ESP
•Airbags frontais e laterais
•Airbags tipo cortina
•Freio de estacionamento eletrônico
•Sistema de alarme anti-furto e imobilizador eletrônico
•Freios a disco / dianteiros ventilados
•Direção com assistência elétrica Servotronic
Funcional
•Volante de direção multifunção (áudio / computador de bordo)
•ALS (Automatic Light Sensor)
•Auto Hold (freio eletrônico para tráfego intenso)
•Computador de bordo
•Piloto Automático
•Retrovisor interno com antiofuscamento automático
•Sensor de chuva
•Retrovisor externos elétricos com memória
•Sistema auxiliar de estacionamento dianteiro e traseiro
•Sistema de limitação de velocidade
•Ar condicionado Climatronic de 2 zonas
•Travamento elétrico das portas com sistema keyless
•Vidros elétricos
•Chave de ignição eletrônica
Opcionais
•Teto solar elétrico
•Teto solar elétrico com células solares
•Rodas “Westwood” de liga-leve 7 x 17” / pneus 235/45
•Sistema de som Premium Dynaudio
•Volante de direção multifuncional com controles do Tiptronic
•Pintura especial
•Pintura metálica
•Pintura perolizada
Ficha Técnica
MOTOR 2.0 16V FSI Turbo
Combustível Gasolina
Cilindrada (cm³) 1984
Nº de cilindros 4
Nº de válvulas por cilindro 4
Potência líquida máxima - cv / rpm 200 / 5100
Torque líquido máximo - Nm (kgfm) / rpm 280 (28,4) / 1800
Posição transversal na frente do eixo
Relação de compressão 10,3:1
TRANSMISSÃO Automático de 6 marchas
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada, amortecedor telescópico e barra estabilizadora
Traseira Independente, Four Link, com braço transversal e longitudinal, mola helicoidal, amortecedor telescópico e barra estabilizadora
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.765 (Variant – 4.774)
Largura 1.820
Altura 1.472 (Variant – 1.517)
Distância entre-eixos 2.709
FREIOS
Dianteiro Disco ventilado
Traseiro Disco
Assistência ABS / EBD
DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 7,8
Velocidade final (km/h) 230 (Variant – 227)
CONSUMO
Cidade (km/l) 8,1 km/l - de acordo com o computador de bordo
Estrada (km/l) 15,2 km/l - de acordo com o computador de bordo
Média PECO (km/l) ND
Capacidade do tanque (l) 70
RODAS / PNEUS
Rodas 7J x 17
Pneus 235/45
PORTA-MALAS
Capacidade (l) 485 (Variant – 603)
PESO (kg)
Em ordem de marcha (sem motorista) 1.463 (Variant – 1.518)
Carga útil 607 (Variant – 632)
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