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Andamos no Novo VW SpaceFox 2011 I-Motion - vídeo

08/09/2010 - 11:13 - Mário Salgado
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O mercado das station wagon tem crescido muito no Brasil. Muito disso graças a Fiat Palio Weekend. E por isso, a Volkswagen resolveu já incorporar no meio deste ano a cara do Novo Fox a sua peruinha, SpaceFox. Fabricada em General Pacheco, na Argentina, ela carecia de atenção. À venda no Brasil desde abril de 2006, a SW compacta da Volkswagen – derivada do hatch Fox – há algum tempo não faz frente à arquirrival Palio Weekend, da Fiat. Entre janeiro e maio desse ano, a SpaceFox somou 6.059 emplacamentos, bem menos que as 14.183 unidades da líder Palio. Ou seja, era preciso mudar. E a montadora alemã agiu.

A SpaceFox ressurge redesenhada, após pouco mais de quatro anos de mercado brasileiro. A perua, agora chamada pelo sufixo ‘Novo’, exibe linhas dentro da mais recente linguagem visual dos carros da Volkswagen. Com a reformulação estética, a station também ganhou um interior mais refinado – principal ponto fraco do modelo, que era quase todo revestido em plástico rígido por dentro. A Volks ainda aproveitou a chance para adicionar alguns equipamentos. E pronto!

Visualmente, o Novo SpaceFox está mais atraente e moderno. Ao mesmo tempo, a perua ganhou uma cabine significativamente superior em conforto e habitabilidade – são 17 porta-objetos ao todo, espalhados na frente e atrás. O acabamento também está visivelmente melhor, com tecido nos painéis das portas, porta-luvas com tampa e detalhes que imitam metal no painel. E para ganhar ainda mais competitividade, a station passa ter opção de câmbio automatizado. Confira abaixo mais detalhes!

Próximo do resto da linha

Demorou uns meses, mas a atualização feita no hatch Fox, no fim de 2009, finalmente chega à SpaceFox. No geral, os traços adotados na perua são basicamente os mesmos aplicados no hatch – e alinhados com a nova identidade visual da marca na Europa. Na frente, o destaque são os faróis afilados e levemente inclinados em diagonal. Por dentro, as peças trazem uma moldura prateada que dá ao conjunto um visual moderno e incomum. Ao centro, a grande ganhou dois filetes cromados.

Ainda na dianteira, o para-choques também foi totalmente redesenhado e exibe agora uma tomada de ar central que se estica de ponta a ponta. Para dar um ar mais refinado à station, a Volkswagen ainda aplicou um singelo filete cromado entre os faróis de neblina, posicionados nas extremidades. Nas laterais, pouca mudança. Dependendo da versão há filetes cromados na parte inferior das portas. Já os espelhos retrovisores ganharam repetidores de luz e são de série desde a base.

Como era esperado que a frente fosse igual à do hatch Fox, a traseira do Novo SpaceFox era a grande incógnita. E o conjunto ficou harmonioso e elegante. As peças abandonaram as linhas arredondadas e exibem cortes mais retilíneos, com os cantos ligeiramente arredondados. Além da mudança de formato, as lanternas também passam a ter seções de luz no novo padrão da marca, formadas por contornos que lembram pontos e vírgulas – como no Fox e na nova geração do SUV Touareg.

Visualmente, as lanternas redesenhadas, posicionadas mais acima, também deixaram a traseira com aspecto mais ‘altinho’. Para acompanhar a mudança, o para-choques foi refeito e tem como destaque os filetes retrorrefletores na base – os chamados ‘olhos de gato’. Por dentro, mais do Fox. O Novo SpaceFox herda os revestimentos do hatch, com os novos painéis e o quadro de instrumentos de relógios duplos, bem mais de acordo com o posicionamento "premium" do modelo no mercado.

Agora automatizada

O Novo SpaceFox, com desenho bem mais anguloso que o anterior, certamente vai chamar a atenção nas ruas e vitrines da Volkswagen. Mas a principal novidade no redesenho da perua é a introdução do câmbio robotizado ASG – sigla de Automated Sequential Gearbox. Assim como nos outros compactos da marca (Gol, Voyage e Polos hatch e sedã), a caixa de cinco marchas equipa a versão I-Motion e dispensa o uso da embreagem. Uma unidade eletrônica faz as trocas de marcha.

A configuração I-Motion é oferecida tanto na versão básica quanto na superior Sportline – outro nome comum na linha Volkswagen. São quatro versões para a station, todas equipadas com o mesmo motor 1.6 litro flex. O bloco compacto de quatro cilindros em linha e oito válvulas gera 101 cv e 104 cv de potência, com gasolina e álcool, ambos aos 5.250 rpm. Os torques são de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, na mesma ordem, despejados logo cedo, aos 2.500 giros.

Valores e mais requinte

Para entrar forte na briga com o arquirrival Fiat Palio Weekend, o Novo SpaceFox também ganhou um pequeno desconto no preço inicial. A versão básica 1.6, chamada de Plus, começa agora em R$ 48.790  (aqui em Campo Grande) e vem equipada com trio elétrico, ar condicionado e direção hidraúllica. Mas a perua também passa a ter as versões I-Motion, com o câmbio automatizado, o que eleva os preços finais. Na configuração Sportline 1.6 I-Motion, com todos os opcionais, sai por quase R$ 60.000 aqui em MS.

Na versão que avaliamos, opcionalmente, o SpaceFox vem com airbags frontais, freios com ABS e distribuidor eletrônico EBD, sensores de luminosidade, de chuva e de obstáculos traseiro, volante multifuncional igual ao do cupê Passat CC, rádio/CD com conexões Bluetooth, USB e SD Card, além do I-System. O recurso informa em uma pequena tela de cristal líquido, ao centro do quadro de instrumentos, dados sobre aumento da temperatura do motor, a hora de trocar o óleo, entre outras funções.

Para saber como se comporta o Novo SpaceFox, confira no vídeo anexado em nossa reportagem

Ficha Técnica Novo SpaceFox
 
Motor Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples (SOHC), injeção eletrônica, gasolina e álcool
Cilindrada (Cm³) 1.598
Potência (Cv) 101 (G) e 104 (A), ambos a 5.250 rpm
Torque (Kgfm) 15,4 (G) e 15,6 (A), ambos a 2.500 rpm
Câmbio Automatizado ASG, de cinco marchas e paddle-shifts no volante
Comprimento (m) 4,18
Largura (m) 1,65
Altura (m) 1,54
Entre-Eixo (m) 2,46
Porta-Mala (l) 430/527 (com o banco traseiro corrediço posicionado à frente)
Suspensão Independente do tipo McPherson, com braços de controle, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira; interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na traseira
Freios Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás
Tanque (l) 50
Preço da versão testada (R$) 59.860
Taxa de Compressão 12,1:1
Velocidade Final (km/h) 181 (A)  - dados da montadora
Aceleração 0 a 100 Km/h (s) 11,6 (A) - dados da montadora

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