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Em mais daqueles casos de que o barato pode sair bem caro, um carro que anda sempre na reserva sofre e pode parar na oficina para reparos que poderiam ser evitados. Pensando nisso, a Oficina Brasil - maior rede de franquias de serviços automotivos - explica o que acontece com o seu carro quando se anda sempre com as ultimas gotas de combustível no tanque.
Conforme Antônio Cesar Lopes, consultor técnico da Oficina Brasil, um dos maiores problemas de se andar com pouco combustível é a sujeira que se acumula no fundo do tanque. Com menos líquido no recipiente, a sujeira do fundo fica mais aparente e concentrada e pode mais facilmente entupir os bicos injetores levando a falhas e aquelas "engasgadas" do carro.
Outro problema sério é a temperatura da bomba de combustível. Com menos líquido circulando no sistema, a peça funciona com temperatura mais alta, uma vez que o próprio combustível ajuda a resfriar e manter uma temperatura mais amena. Com isso o desgaste é maior e a vida útil da peça diminui.
"Sem contar que por uma distração, o motorista pode enfrentar uma pane seca, parar no meio da via e ser multado por isso", lembra Antonio Cesar.
O valor da manutenção de um veículo com problemas varia muito, mas pode-se ter uma base do prejuízo só pelo preço da bomba de combustível, um dos itens mais caros desse sistema. Uma bomba custa entre R$150 e R$300 reais só a peça, fora a mão de obra que o motorista teria que desembolsar em caso de dano.
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