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Nos dois casos, são modelos de nicho, para atender a alguns poucos consumidores. A Audi acredita que venderá em 12 meses algo entre 20 e 30 unidades da família S5 (este conversível, o Coupé e o Sportback). Do S7 Sportback serão cerca de 40 exemplares em igual período.
O S5 Cabriolet utiliza um motor 3.0 V6, com compressor mecânico Roots, que produz 333 cv de potência. Já o S7 tem um V8 4.0 biturbo com 420 cv. Ambos vêm equipados com câmbio S Tronic de sete marchas. Por ter dupla embreagem, essa transmissão permite trocas sempre muito rápidas tanto em modo manual como automático.
Com a capota fechada fica difícil lembrar que se está num conversível ao dirigir o S5 Cabriolet. Pouco se ouve o ruído do vento e o isolamento acústico sob o capô também é eficiente. Segundo a Audi, o mecanismo elétrico leva 15 segundos para abrir ou fechar completamente o teto retrátil. A operação pode ser feita com o carro em movimento até 50 km/h. A cor do tecido pode ser a tradicional preta e tem as opções cinza, marrom ou vermelha.
Anda muito este conversível de 4,64 metros. As respostas ao acelerador e ao câmbio em modo manual são sempre rápidas. Na maior parte das situações, basta pressionar o acelerador para ultrapassar com segurança. De acordo com a fábrica, o S5 Cabriolet acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, apesar de seus 1.880 quilos.
A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Também segundo a fabricante, o conversível faz 11,7 km/l em uso misto, cidade-estrada. O carro transmite muita segurança por causa das suspensões, que utilizam amortecedores controlados eletronicamente. A tração integral Quattro reforça a sensação de domínio total do carro. As versões S5 Sportback e S5 Coupé também já têm seus preços definidos: R$ 355,9 mil e R$ 360,9 mil, respectivamente.
S7: Pegada esportiva com muita tecnologia
Entre os destaques do grandalhão S7 Sportback, um modelo de quase cinco metros de comprimento (4,98 m), chama a atenção seu motor. Neste projeto atualizado, a Audi instalou as duas turbinas e o intercooler entre as duas bancadas de cilindro, o que resultou em diminuição da temperatura nos cabeçotes, com ganho em redução de emissões de NOx.
Esse motor pode funcionar sem ruído ou vibrações com metade dos cilindros em situações de baixa demanda de potência e velocidades constantes: “Ele pode ir até 170 km/h com apenas quatro cilindros”, afirma o consultor técnico da Audi, Lothar Werninghaus. “Com isso se consegue uma redução importante no consumo.” De acordo com a Audi, o S7 faz 10,4 km/l em uso misto, cidade-estrada, e até 13,3 km/l em rodovias. Durante o desligamento parcial dos cilindros, batizado Audi Cylinder on Demand, um dispositivo vai além do corte de injeção e ignição e promove também o fechamento das válvulas de admissão e escape. E um sistema regenerativo acumula a energia proveniente das frenagens. Essa energia extra serve como uma poupança e libera por algum tempo o alternador dessa função (de produzir eletricidade), o que diminuir seu arrasto e, consequentemente, o consumo de combustível pelo motor.
Quando exigido de verdade, o S7 vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Sua velocidade também é limitada em 250 km/h. A transmissão S Tronic reforça a esportividade do S7. Em modo automático não há trancos. Na opção de trocas manuais, o motorista afunda o pé no acelerador, vai cutucando a borboleta à direita do volante e vê o velocímetro avançar muito, muito rápido. O sistema de tração integral Quattro favorece a transferência de potência ao asfalto e dá ao motorista a sensação de estar sempre grudado ao asfalto.
O S7 tem bom espaço para todos os ocupantes e muito conforto. Bancos e volante têm ajustes elétricos e a função Easy Entry, que movimenta a coluna de direção e facilita a entrada e saída do motorista. O Head Up Display projeta as principais informações no para-brisa na forma símbolos e dígitos. Quem dirige tem a impressão de a imagem pairar sobre o capô.
E o Audi Night Vision auxilia o motorista a perceber a presença de pedestres e animais na pista à noite, a uma distância entre 15 e 90 metros à frente da faixa iluminada pelo farol. Uma câmera instalada na grade frontal funciona como um sistema infravermelho a distância, reagindo ao calor irradiado pelos objetos. Um computador converte as informações dessa câmera em imagens, que são mostradas na tela de sete polegadas ao centro do painel.
Apesar da cota com redução de alíquota de IPI inferior a 4 mil unidades, a Audi pretende vender 7 mil carros este ano e está confiante na volta à produção do A3 em São José dos Pinhais (PR), onde a primeira geração do carro foi montada entre 1999 e 2006.
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