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Bebe tudo: Hyundai Tucson agora será flex

01/02/2012 - 15:15 - Redação, com Automotivebusiness
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O Grupo CAOA prepara para este mês o lançamento do Hyundai Tucson Flex, com motor bicombustível etanol-gasolina. A versão antiga do modelo é montada em CKD no Brasil desde 2008 sob licença da Hyundai pela CAOA Montadora de Veículos em Anápolis (GO). A versão flex, segundo fontes, ajuda na ampliação dos índices de nacionalização da fábrica goiana, agora uma exigência legal para que os veículos produzidos lá não sejam sobretaxados com 30 pontos porcentuais extras de IPI, conforme determinou o governo desde o ano passado, com os Decretos 7567 e 7604.

O Grupo CAOA, também o importador oficial da Hyundai no Brasil, conseguiu isentar da cobrança maior de IPI os produtos montados em Anápolis (além do Tucson, os caminhões HD 78 e HR). A empresa é uma das que receberam a certificação do Ministério do Desenvolvimento (MDIC) para não pagar os 30 pontos extras, conforme portaria publicada na quarta-feira, 31 (leia aqui). Foi um janeiro de bastante trabalho para os engenheiros da Hyundai/CAOA, que juntaram toda a documentação para demonstrar ao MDIC que a fábrica goiana opera com conteúdo local superior a 65%, conforme exige a regulamentação do governo.

Em outubro passado, durante a Fenatran, o diretor de engenharia da Hyundai/CAOA, José Rodrigues Seara, afirmou que Anápolis já operava com índices de nacionalização superiores aos exigidos pelo governo: “Temos mais de 70% para HR, HD e Tucson”, disse (leia aqui). Esse índice avançou rapidamente em Anápolis, considerando que a planta monta os veículos em sistema CKD, com a maioria das partes importadas da Coreia. Até agosto de 2010 o conteúdo local do Tucson montado no Brasil mal passava de 25%, segundo informou à época Annuar Ali, vice-presidente do Grupo CAOA/Hyundai.

Estava no planejamento da empresa produzir em Anápolis, a partir deste ano, também o ix35, o sucessor do Tucson, atualmente importado para o Brasil. Contudo, com o aperto da exigência de nacionalização, o projeto pode atrasar e ainda não há data definida para o início da montagem do modelo.

Duas Hyundai no Brasil

Com a construção de uma nova fábrica da Hyundai no Brasil, em Piracicaba (SP), que até o fim deste ano começa a produzir o compacto HB, derivado do i20, surgiram especulações na imprensa sobre o futuro do Grupo CAOA no negócio. No entanto, ao menos até terminar o contrato atual, a empresa continuará a ocupar o mesmo amplo espaço que já tem na operação brasileira da Hyundai.

Segundo fontes, o Grupo CAOA mantém contrato com a Hyundai que lhe reserva a exclusividade de fabricação no País de todos os modelos da marca coreana com motorização acima de 2 litros. Os carros com motores menores seriam produzidos em Piracicaba, onde o grupo brasileiro não tem participação. Assim, utilitários esportivos como Tucson e caminhões continuam a ser produzidos em Anápolis pela CAOA Montadora de Veículos, os demais sairão da planta paulista. E assim as duas empresas viverão juntas até que o contrato termine ou que as brigas as separem.

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