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Bimota Tesi 3D

26/03/2008 - 11:15 - Infomoto
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O último lançamento da Bimota, a Tesi 3D, traduz bem a filosofia da marca italiana em fabricar motocicletas com altíssima qualidade, que tragam inovações tecnológicas e sejam exclusivas. Essa pequena, mas famosa empresa de Rimini traz no nome as iniciais de seus fundadores, Bianchi, Morri e Tamburini. Massimo Tamburini, projetista renomado de marcas como Ducati e MV Agusta, criou a empresa na década de 70 e, desde então, a Bimota surpreendeu a todos com suas motos. Com a Tesi 3D não é diferente.

Apresentada no Salão de Milão de 2006, a Tesi 3D traz um motor mais potente – o novo 1100 DS da Ducati – e soluções revolucionárias em sua ciclística. Sem falar no seu design futurístico, que a faz parecer mais uma moto conceito. Na verdade, a Tesi 3D tem o sobrenome de Concept (conceito), mas a diferença é que vai ser produzida em série. Isto é, se podemos chamar de produção em série as únicas 29 unidades que serão fabricadas artesanalmente na sede da empresa.

Sem garfo dianteiro

O motor é o 1100 DS da Ducati com duas velas por cilindro e 1079 cm³, com comando de válvulas desmodrômico e refrigeração a ar. Capaz de produzir 95 cv de potência máxima a 7.750 rpm e 10,5 kgm de torque máximo a 4.750 rpm, o propulsor é uma das novidades da Tesi 3D mas, sem dúvida, não é a principal.

Estão na ciclística as grandes inovações dessa exclusiva Bimota. O que chama mais atenção é sem dúvida a “falta” do garfo dianteiro. Em vez da tradicional suspensão com garfos telescópicos, a Tesi 3D utiliza um inédito sistema de braço oscilante em treliça, separando a caixa de direção da suspensão dianteira. Segundo a marca, isso proporciona uma maneabilidade mais precisa.

A suspensão dianteira traz um amortecedor pneumático a óleo, fixado à parte inferior do quadro. O sistema, batizado de pull-rod, e toda a filosofia de construção desta Bimota foram criados pelo jovem engenheiro Pierlugi Marconi, no início dos anos 90, que os apresentou em sua tese de conclusão de curso – daí o nome Tesi, que significa tese em italiano. A 3D é a última evolução desse projeto.

O quadro também é outra novidade. Forjado em alumínio, é separado em duas partes, que têm o formato da letra grega ômega – são dois arcos em cada lado da moto, sustentando motor, balança traseira e dianteira. Com isso, diminui-se o peso da moto – a Tesi 3D pesa apenas 168 kg (a seco).

Design e exclusividade

O design merece destaque, já que com “duas” balanças oscilantes – a dianteira e a traseira – fica difícil saber se a Tesi 3D está indo ou vindo. Brincadeiras à parte, a carenagem é dominada pelo farol vertical. Na traseira, chamam a atenção as duas saídas de escapamento com ponteiras triangulares.

A posição de pilotagem é bastante racing, com as pernas flexionadas e o peito sobre o tanque. Entretanto, pensando nos 29 felizardos, a Bimota dotou a Tesi 3D de pedaleiras ajustáveis assim como as motos de pista.

Além disso, para garantir ainda mais exclusividade, cada uma das 29 unidades da Tesi 3D vai trazer uma placa de ouro, onde estarão gravados o número de série da moto e o nome do comprador. Como se não bastasse ter os 30.000 euros (cerca de R$ 90.000) para comprar essa obra-de-arte da engenharia italiana, o proprietário vai ganhar uma capa para sua moto, cavalete de competição, jaquetas e luvas da Bimota.

FICHA TÉCNICA – Bimota Tesi 3D Concept

MOTOR Ducati 1100 DS, quatro tempos, dois cilindros em “L”, refrigeração mista (ar e óleo), 1079 cm³
POTÊNCIA 95 cv a 7.750 rpm
TORQUE 10,5 kgm a 4.750 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
CÂMBIO Seis velocidades
TRANSMISSÃO  Corrente
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira e traseira de alumínio forjado, em aro 17”
PNEUS Dianteiro 120/70-ZR17; traseiro 180/55-ZR17
CHASSI Quadro forjado em alumínio, separado em duas partes, que têm o formato da letra grega ômega – são dois arcos em cada lado da moto, sustentando motor, balança traseira e dianteira, com comprimento de 2.000 mm, largura de 720 mm, altura de 1.140 mm, entreeixos de 1.390 mm, altura do assento de 800 mm e peso a seco de 168 kg
SUSPENSÃO Dianteira Monoshock Pull-rod Extreme Tech (ajustável); traseira com disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça de dois pistões
FREIOS Dianteiro com discos duplos flutuantes de 320 mm de diâmetro, com pinças de quatro pistões fixadas radialmente; traseiro com disco de 220 mm de diâmetro, pistão simples

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