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“O motivo é sempre o mesmo. Com medo da violência urbana, que hoje atinge não só as grandes capitais, mas também o litoral e até mesmo cidades do interior antes consideradas pacatas, as pessoas procuram a blindagem de seus veículos”, explica Christian Conde, presidente da Abrablin. “O crescimento na venda de veículos novos e a possibilidade de financiamento no pagamento do serviço, concedido por diversas blindadoras, são outros fatores que explicam o crescimento”, afirma Conde. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2008 os licenciamentos alcançaram 2,82 milhões de unidades, 14,5% mais na comparação com 2007, ano que já havia sido recorde.
Para 2009, porém, o cenário deve ser diferente, segundo prevê a entidade. “Devemos sofrer uma retração na produção, isso por conta do efeito da crise financeira mundial e, possivelmente, por conseqüência da diminuição na venda de veículos novos”, diz o presidente da Abrablin.
A pesquisa da entidade também revela o perfil do usuário de blindagem em 2008. Grande parte (75%) é formada pelo sexo masculino. Desses, a maioria (33%) está na faixa etária que vai de 40 a 49 anos. Já com relação às mulheres usuárias da proteção balística, a maior parcela (32%) tem entre 30 e 39 anos.
Do universo total dos usuários, 80% são executivos/empresários. Artistas/cantores (6%), políticos (5%), juízes (3%) e outras ocupações (6%) completam o perfil. São Paulo continua sendo o primeiro no ranking dos estados com maior incidência de blindagem, com 65%. Rio de Janeiro vem em segundo, com 21%, seguido por Minas Gerais e Pernambuco, com 4% e 3%, respectivamente.
Entre os carros mais blindados, de acordo com a Abrablin, o Corolla, da Toyota, foi o campeão em 2008, seguido pela Freelander, modelo da Landrover.
A pesquisa foi feita com a participação de 23 blindadoras filiadas à entidade, que representam 78% da produção total de veículos blindados no Brasil.
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