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BMW 550i é misto de conforto e esportividade - avaliação completa

18/05/2011 - 11:04 - Texto e fotos: Mário Salgado
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Para quem gosta de carros, nada melhor do que receber um convite irrecusável: ter à disposição uma BMW 550i novinha em folha. Foi esse o convite que recebemos da Baviera Motors, concessionária da marca aqui em Campo Grande-MS. Mas para quem acha que esse carrão de 4,89 metros de comprimento é um típico veículo de tiozão, está enganado.

Clique aqui e confira uma galeria de fotos exclusiva do BMW 550i que testamos

Com quase 2 toneladas de peso bruto, a imponência do carro e sua carroceria com design moderno chamam a atenção ao primeiro olhar.  Projetado pelo holandês Adrian von Hooydonk, o novo Série 5 traz uma silhueta próxima à do sedã grande Série 7, com a projeção frontal do focinho formado pela ponta do capô e grade frontal mais acentuada. O visual brinca todo o tempo com a alternância entre conservador e ousado, largo e estreito, tradicional e esportivo. Observada de dentro, do ângulo do motorista ou do carona, a frente do modelo é assustadoramente elevada (resultado do ressalto das laterais do capô) e a visão do que vem à frente do carro só é facilitada graças ao vincos (são quatro) que marcam a superfície da peça. Lateralmente, a linha de ombro do carro começa após a caixa de roda dianteira e convive com outro vinco que, de novo, suaviza as formas.

Por fora, o que ainda chama a atenção são as rodas de 19 polegadas, calçadas em pneus de perfil esportivo, com as seguintes medidas: dianteiros de 245/40 e traseiros de 275/35.

Conforto e tecnologia

Com 1,86 m de largura, 1,46 m de altura total e quase três metros de distância entre-eixos (2,96 m) o espaço interno chama a atenção. Em relação à geração anterior, o novo Série 5 cresceu 4 cm no comprimento e teve as extremidades reduzidas (em 2,5 cm na dianteira e pouco mais de um centímetro na traseira), proporcionando o ganho de 8 cm no entre-eixos e de uma ligeira folga para as pernas de quem viaja no banco de trás.

E como não poderia deixar de ser, o carro possuí muita tecnologia embarcada para auxiliar a dirigibilidade. Câmeras à frente e atrás que mandam imagens e abastecem gráficos coloridos na tela do console central, quatro sensores de estacionamento na dianteira e na traseira e uma série interminável de botões e letrinhas (que vão muito além da conhecida sequência ABS, aquela do sistema antiblocante dos freios, conforme você pode conferir na lista de equipamentos) ajudam o motorista a dirigir, acelerar, frear, manobrar e estacionar o carro.

Para os passageiros o entretenimento é garantido com controle remoto dedicado para o assento traseiro, até três saídas de áudio independentes e duas telas LCD, bem como pelo ar-condicionado de quatro zonas (lembre-se, o Série 5 é frequentemente comprado por quem não dispensa o motorista e sequer pensa em assumir o volante). O 550i ainda é dotado de série com 10 airbags.

O que também chama a atenção é o sistema de multimídia do carro. Com uma espécie de joystick no console central, o conhecido I-Drive, controla o som (que possuí entrada para iPode e USB, além de poder arquivar as músicas em um HD interno), as configurações do carro e GPS.

Dirigindo

Ao se preparar para dirigir o carro é possível ajustar o banco com controle elétrico total. A direção também é regulada em altura e profundidade eletricamente e com possibilidade de 3 memorizações, onde basta inserir a chave na ignição e o carro volta ao ajuste programado.

O 550i possui sistema de hands free para partida. Basta estar com a chave no bolso e o carro já está liberado para ignição pelo botão localizado no console central. Nesse momento é possível ouvir o ronco gostoso do V8, bi-turbo, com 4 válvulas por cilindro e  de 407 cavalos de potência.

Falando especificamente do que o BMW Série 5 pode fazer pelo motorista, a montadora promete aceleração de 0 a 100 km/hem 5 segundos e consumo de 6,5 km/l na cidade. Mas devo assumir um erro: em nenhum momento me preocupei com essa informação, afinal, como diz um amigo meu, quem compra um carro avaliado em R$ 395 mil não se preocupa com consumo. A direção tem assistência elétrica, o câmbio é um automático de oito marchas Steptronic (com possibilidade de mudanças por borboletas atrás do volante).

Ao andar pelas ruas de Campo Grande, esse motor se provou ótimo para o rodar tranqüilo, típico de empresários que andam no banco de trás. Mas ao volante, o motorista é que se diverte mais. O carro pula nas imperfeições do asfalto, quando exigido ao extremo. Se deixá-lo no modo Sport e sem o controle de tração, aí o local correto para o teste deveria ser o Autódromo Municipal de Campo Grande. Com essa configuração, os pneus teimam em patinar muito nas saídas mais bruscas. Mas como nosso teste foi feito nas ruas e em um curto espaço de tempo, é melhor deixar o carro configurado para o conforto.

O sedã de luxo ainda conta com o controle dinâmico de amortecedores, suspensão e chassis. Ele ainda possuí a recuperação de energia de frenagem (Efficient Dynamics). Este sistema de recuperação é similar ao Kers adotado na Fórmula 1. Ele é similar ao Kers adotado na Fórmula 1 e pode ser acompanhado através de um mostrador digital com escalas em vermelho e azul posicionado abaixo do conta-giros, no painel. Quando o motorista acelera, o marcador recua e se mantém na faixa vermelha; ao liberar o pedal da direita o freio-motor passa a atuar automaticamente (a sensação é de que o carro ficou mais pesado) e a barra avança em direção à porção azul; com o pé no freio, a barra azul aumenta de tamanho, indicando que parte da energia que seria perdida com a desaceleração está sendo utilizada para carregar a bateria do carro, que se mantém com carga plena durante praticamente todo o tempo e pode ser acompanhado através de um mostrador digital com escalas em vermelho e azul posicionado abaixo do conta-giros, no painel. Quando o motorista acelera, o marcador recua e se mantém na faixa vermelha; ao liberar o pedal da direita o freio-motor passa a atuar automaticamente (a sensação é de que o carro ficou mais pesado) e a barra avança em direção à porção azul; com o pé no freio, a barra azul aumenta de tamanho, indicando que parte da energia que seria perdida com a desaceleração está sendo utilizada para carregar a bateria do carro, que se mantém com carga plena durante praticamente todo o tempo.

Agora, se você quer ver todos os detalhes do nosso teste ao volante, acesso o link do Vídeo acima da foto de destaque.

Baliza nunca mais

Um dos momentos mais interessantes de nossa avaliação foi na hora de ver como funciona o Park Assistance. O sistema se encarrega de estacionar o carro sozinho. Para ver melhor, resolvi ficar do lado de fora e ver o consultor de vendas Juliano Liboni ativar o sistema.

Os sensores do Série 5 passaram a medir a vaga e mostrar o espaço disponível na tela do console central. Depois, o carro passou a ditar as instruções através da mesma tela para permitir a baliza mais fácil da vida, sem usar as mãos (assista ao vídeo). Tão fácil, que deu saudade dos tempos em que era possível dirigir o carro de verdade.

Realmente, o 550i vale os seus quase R$ 1.000 por cavalo de força. Agora, basta ao comprador resistir à vontade de acelerar o carro com um pouco mais de força. É bom lembrar que isso é arriscado e pode causar acidente. O bom é curtir o carro respeitando as leis.

Ficha técnica BMW 550i

Lista de acessório BMW 550i

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