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Visualmente, foram misturados elementos dos outros dois scooters da marca: o C 650 GT e o C 600 Sport. Do modelo “estradeiro”, o C Evolution herdou o escudo frontal mais largo, que oferece maior proteção para as pernas e pés do piloto, e os espelhos retrovisores com os piscas dianteiros em LED integrados. Já o design da carenagem, com o “nariz” despontando acima do paralama dianteiro, os faróis triangulares menores e o corpo esguio com a rabeta mais alta, veio do scooter mais esportivo. O assento em dois níveis com alças de apoio da garupa na parte de cima da traseira também são oriundos do C 600 Sport.
Nas cores, a BMW irá manter, ao menos por enquanto, o esquema favorito dos modelos elétricos: a mescla de branco, verde e cinza. De acordo com a marca, o verde e o branco especificamente ajudam a ressaltar as duas características mais importantes do C Evolution: seu alto desempenho aliado à proposta ecologicamente correta. O preço, entretanto, ainda não foi divulgado pela fabricante.
Elétrico com refrigeração líquida
O fator com o qual a BMW está contando para colocar o C Evolution como concorrente no mercado de maxi-scooters como um todo – não apenas entre os elétricos – é o motor. Posicionado na extremidade do monobraço traseiro, o propulsor, arrefecido a líquido, é capaz de gerar até 47 cv de potência máxima a 4.650 rpm, enquanto o torque máximo, transmitido à roda por meio de uma correia dentada, é de 7,34 kgf.m e está disponível próximo a essa faixa de giro, em torno das 4.500 rpm. Números próximos ao desempenho oferecido atualmente pelos maxi-scooters europeus.
As baterias, com os mesmos três módulos de íon de lítio que equipam o recém-lançado BMW i3, são refrigeradas a ar têm capacidade para armazenar 8 kwh e levam quatro horas para serem totalmente carregadas por meio de uma tomada comum de 220 V. Com velocidade limitada eletronicamente a 120 km/h, de acordo com a marca bávara, o C Evolution tem autonomia para rodar até 100 quilômetros com uma única carga total.
O veículo ainda utiliza freios regenerativos, que convertem em energia a carga cinética gerada pelas frenagens e o sistema ABS de dois canais feito pela Bosch foi especialmente modificado para atender a essas características. Os freios são a disco duplo na roda dianteira e único na traseira, sendo todos eles com 270 mm de diâmetro.
Para otimizar ainda mais a relação da entrega de potência com a autonomia, o modelo traz quatro modos de mapeamento do motor. No modo Road, o scooter disponibiliza máxima aceleração e até 50% de recuperação pelos freios regenerativos; Eco Pro, que restringe a aceleração e aumenta a energia captada pelos freios em prol do aumento da autonomia. Já no modo Sail, a frenagem degenerativa é desligada e assim que o piloto solta o acelerador não sente nenhum efeito de frenagem, como ocorre nos outros modos. Por fim, no modo Dynamic, o C Evolution oferece o máximo de aceleração com um grau ainda mais alto de regeneração de força.
No quesito ciclística, todo o refinamento da BMW está presente no garfo dianteiro invertido com curso de 120 mm e no monobraço traseiro, cujo curso é de 115 mm. Todo o scooter é montado sobre o que a marca de Munique chama de chassi híbrido, que mescla o invólucro da bateria, feito em alumínio fundido, no qual está aparafusado o suporte da direção, com um quadro traseiro de aço tubular.
Eletrônica a serviço do conforto
O novo maxi-scooter da BMW traz ainda diversos itens tecnológicos como é de praxe nos modelos da fabricante. Entre eles está o Controle Assistido de Torque (TCA), que nada mais é do que um controle de tração. O sistema limita a quantidade de torque despejado na roda levando em conta sua aderência ao chão. Muito útil ao se deslocar por pisos escorregadios, por exemplo.
Para tornar mais fácil a pilotagem em dias frios, o maxi-scooter também traz, como item de série, aquecedores de manopla e, para facilitar o piloto a manobrar os 265 kg em ordem de marcha distribuídos em 2.190 mm de comprimento por 947 mm de largura do scooter, o C Evolution ainda conta com marcha a ré, acionada por meio de um botão no manete esquerdo, que deve ser mantido pressionado durante a ação. Por enquanto, a BMW ainda não divulgou o preço do modelo elétrico, mas as vendas já devem acontecer em 2014, assim que a produção em série começar.
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