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Philippe Varin, Presidente Mundial de PSA Peugeot Citroën, declarou: «Como fabricantes de automóveis responsáveis, queremos criar uma plataforma européia aberta e favorecer o desenvolvimento de padrões europeus para as tecnologias híbridas. Com essa joint-venture poderemos desenvolver um know-how tecnológico e industrial na Europa voltado para a cadeia de tração elétrica e conservar todo o seu potencial de criação de valor. »
Norbert Reithofer, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, acrescentou: « BMW e PSA Peugeot Citroën compartilham a mesma visão sobre a importância da hibridação no futuro. Com essa joint-venture nós poderemos adotar uma abordagem única e comum para agir de maneira mais estratégica. Nossa colaboração também vai se traduzir em importantes economias de escala, custos de desenvolvimento partilhados, utilização de componentes padronizados e aceleração do processo de desenvolvimento. »
A unidade de Munique abrigará todas as atividades de pesquisa e desenvolvimento, assim como as compras, e a de Mulhouse concentrará as atividades industriais. Os 400 funcionários previstos no final de 2011 ficarão em Munique. A previsão é que em Mulhouse serão criados empregos complementares no início das operações, em 2014. Quando a fábrica estiver funcionando em plena capacidade, ela empregará cerca de 250 pessoas.
A equipe de direção e o quadro de funcionários da BMW Peugeot Citroën Electrification serão essencialmente compostos por colaboradores vindos das duas empresas. Uma centena de contratações externas complementares serão efetuadas dentro de algumas meses, quando a joint-venture estiver operacional. Os perfis procurados são principalmente de engenheiros especializados em mobilidade elétrica e eletrônica.
A BMW e a PSA Peugeot Citroën mantêm há quase dez anos uma cooperação bem-sucedida. Em 2002, os dois parceiros assinaram um acordo de cooperação para desenvolver e fabricar motores de 4 cilindros. Entre 2006 e 2010, produziram em conjunto 1,8 milhão de motores que equipam os modelos da MINI bem como das marcas Peugeot e Citroën. Em fevereiro de 2010, ambos os parceiros se comprometeram a desenvolver a próxima geração de motores de 4 cilindros a gasolina, em conformidade com a norma Euro 6.
Em outubro de 2010, a BMW e a PSA Peugeot Citroën haviam assinado um protocolo de acordo visando ampliar sua cooperação para os sistemas híbridos. Em 2 de fevereiro de 2011, os dois grupos anunciaram uma nova etapa de sua cooperação, com a criação de uma joint-venture chamada BMW Peugeot Citroën Electrification, que vai concentrar-se no desenvolvimento e na fabricação de componentes híbridos para a eletrificação de seus veículos (packs de baterias, máquinas elétricas, geradores, eletrônica de potência, carregadores e softwares para o funcionamento dos sistemas híbridos). Essa joint-venture também se propõe a criar uma plataforma aberta para essas tecnologias, que deve contribuir para estruturar uma cadeia produtiva européia no campo da tecnologia híbrida.
Nessa área, a joint-venture poderá terceirizar alguns desenvolvimentos para fornecedores e vender componentes híbridos para outras empresas além das duas empresas acionistas.
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