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BMW F 800 GS Adventure: valentia em todo terreno

10/05/2013 - 10:56 - Carlos Bazela / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação / Agência INFOMOTO
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O bom desempenho da F 800 GS no asfalto e na terra já é fato conhecido por diversos motociclistas, o que se reflete nas 11.487 unidades do modelo vendidas em 2012 pela BMW ao redor do mundo. No ano passado, a moto recebeu um facelift, seguindo os traços da sua irmã de 1.200cc e passou a contar com controle de tração e freios ABS de série. Entretanto, a BMW achou que ainda podia fazer mais e acaba de apresentar a versão Adventure da bigtrail média.

Tanto na parte estética, quanto na proposta, a nova F 800 GS Adventure segue o mesmo caminho de sua irmã maior com motor boxer. As aletas laterais de corte delicado foram substituídas por peças mais robustas com as barras de proteção do motor, que reforçam o chassi, logo abaixo. O parabrisa foi substituído por outro de mesmo desenho, porém mais alto e a rabeta agora conta com bagageiro e o suporte para malas laterais – vendidas como opcionais – preso ao quadro.

A nova aventureira não ficou mais agressiva apenas na aparência. Para reforçar o conceito de uma moto para viajar a qualquer distância e terreno, a Adventure também recebeu um assento mais confortável e um tanque de gasolina com capacidade para 24 litros, oito a mais do que o da versão standard da F 800 GS, que, segundo a marca bávara, aumentaram sua autonomia para 120 km.

Além das melhorias voltadas para as viagens mais longas, as características off-road da moto também foram aprimoradas pela BMW. Protetores de manopla, pedaleiras de enduro mais amplas – incluindo regulagem de altura para o pedal do freio – são os principais itens que favorecem a pilotagem do novo modelo por terrenos acidentados.

Mesmo motor, nova eletrônica

Embora a F 800 GS Adventure tenha uma silhueta mais encorpada – e pesada, são 229 kg sem o combustível contra 214 kg da versão standard – o motor que move as duas versões é o mesmo. O propulsor com dois cilindros paralelos de 798 cm³ refrigerado a líquido e com duplo comando no cabeçote (DOHC) é capaz de gerar 85 cv de potência máxima a 7.500 rpm, enquanto o torque máximo chega a 8,4 kgf.m a 5.750 rpm.

Os freios a disco também conservam as mesmas medidas, sendo 300 mm de diâmetro na dianteira e 265 mm na traseira, que contam com o sistema ABS de dois canais que pode ser desligado. No quesito suspensão, a única mudança em relação à F 800 convencional fica por conta do conjunto traseiro. O curso do monoamortecedor da balança diminuiu para 215 mm, mantendo os 230 mm no garfo dianteiro invertido (upside-down).

Além dos freios ABS, o controle de tração (ASC) foi conservado como item de série. Entretanto, a moto traz como novidade opcional o modo Enduro que adiciona uma nova regulagem ao sistema. No cardápio de acessórios oferecidos ainda estão aquecedores de manoplas, faróis de apoio em LED, ajuste eletrônico de suspensão (ESA), alarme contra roubo, cavalete central e, claro, malas laterais rígidas e top case.

Edição de lançamento

A F 800 GS Adventure chega disponível nas cores areia e vermelha, ambas mescladas com o preto fosco dos painéis laterais. O modelo contará ainda com uma “Edição de Lançamento” limitada a 1.000 motos na cor areia com três opções de pacotes. O pacote Comfort, mais básico, inclui computador de bordo, aquecedores de manopla e cavalete central, enquanto o pacote Enduro adiciona a opção mais off-road do controle de tração aos itens mencionados. Já o pacote Special, reúne todos os equipamentos das versões anteriores e ainda traz malas laterais rígidas e top case em alumínio e o sistema de navegação BMW Motorrad Navigator Adventure com suporte e cabo.

Embora o preço da nova moto ainda não tenha sido confirmado pela marca bávara, a imprensa norte-americana está afirmando que o modelo será vendido por lá por algo entre 13.550 e 14.350 dólares, dependendo do pacote. Lá, o valor da versão mais básica custa 1.210 dólares a mais do que a F 800 GS standard, que sai por 12.340 dólares. Em uma conversão direta, isso corresponderia a uma adição de R$ 2.424 aos R$ 42.900 cobrados pela versão standard, caso a Adventure viesse para cá, o que, segundo a assessoria de imprensa da BMW, ainda não há planos de acontecer. Seguindo o mesmo raciocínio, a top de linha custaria algo em torno de R$ 47 mil.

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